“De fato, qualquer tipo de montagem, qualquer tipo de utiliz...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2014 Banca: NC-UFPR Órgão: UNILA
Q1209409 Comunicação Social
“De fato, qualquer tipo de montagem, qualquer tipo de utilização da montagem é ‘produtiva’: a montagem narrativa mais ‘transparente’, assim como a montagem expressiva mais abstrata, visam ambas a produzir, a partir do confronto, o choque entre elementos diferentes, este ou aquele tipo de efeito; qualquer que seja a importância, às vezes considerável em certos filmes, do que está em jogo no momento da montagem (isto é, do que a manipulação do material filmado pode trazer com relação à concepção preliminar do filme) – a montagem, como princípio é, por natureza, uma técnica de produção (de significações, de emoções). Em outras palavras: a montagem se define por suas funções” (AUMONT, 2007).
Numere a coluna de cima com sua correspondência da coluna de baixo relacionando os elementos de montagem pertencentes a cada função disposta na coluna da esquerda.
( ) Podem resultar da organização das superfícies no quadro ou da distribuição das intensidades luminosas, das cores etc., gerando um ritmo plástico à montagem; ou podem se instaurar na trilha sonora – embora não se deva excluir a possibilidade de jogar com durações de formas visuais.
( ) Efeitos de ligação ou disjunção, raccord e rapport: a produção de uma ligação formal entre dois planos sucessivos.
( ) Produção de sentido denotado – essencialmente espaço-temporal – que compreende, no fundo, o que denomina-se montagem narrativa.
( ) Efeitos de alternância, ou ao contrário, de linearidade, como a montagem paralela ou a montagem alternada.   ( ) Produção de sentidos conotados, eles próprios bem diversos em sua natureza, como em todos os casos em que a montagem relaciona elementos diferentes para produzir um efeito de casualidade, de paralelismo, de comparação, etc.
1. Funções sintáticas
2. Funções semânticas

3. Funções rítmicas

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta na coluna de cima, de cima para baixo.
Alternativas