Tanto a avaliação quanto a testagem psicológica são ativida...
Tanto a avaliação quanto a testagem psicológica são atividades complexas que demandam habilidades e competências específicas dos psicólogos. A prática da testagem psicológica requer uma série de cuidados técnicos e éticos que garantirão sua efetividade, especialmente quando se tem por objetivo avaliar crianças e adolescentes.
Entre estes cuidados, os principais são:
I. Realizar investigação in loco, visando conhecer as características dos comportamentos da criança ou do adolescente na escola, em casa e em outros contextos de interação.
II. Dar uma ênfase maior aos dados coletados com informantes adultos, como pais e outros cuidadores, do que aos dados coletados diretamente com a criança ou adolescente.
III. Considerar os resultados de forma contextualizada, a partir dos resultados das demais técnicas e procedimentos conduzidos ao longo do processo, incluindo dados de outros profissionais como neurologistas e fonoaudiólogos.
IV. Ater-se exclusivamente aos resultados dos testes em comparação com as amostras normativas, evitando relativizar o desempenho a partir de contextos externos ou de outras fontes de informação.
É correto o que se afirma em: