Após a absorção, o fármaco distribui-se para os líquidos int...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A
O tema central desta questão é o processo de distribuição de fármacos no organismo após a absorção. Para resolver essa questão, é necessário compreender como o fármaco se movimenta e se distribui nos diferentes compartimentos do corpo, bem como o papel das proteínas plasmáticas nesse processo.
Justificativa da alternativa correta (A): A opção A está correta ao afirmar que a fração dos fármacos que não estão ligados a proteínas plasmáticas, conhecida como fração livre, é a que efetivamente possui atividade farmacológica. Isso ocorre porque apenas a fração livre é capaz de atravessar membranas celulares para atingir seu local de ação, ser metabolizada ou eliminada.
Análise das alternativas incorretas:
Alternativa B: A afirmação de que a ligação de um fármaco a proteínas plasmáticas é independente da sua afinidade pelos sítios de ligação e da concentração de proteínas é incorreta. Na verdade, essa ligação depende sim de fatores como afinidade e concentração de proteínas no plasma.
Alternativa C: Essa alternativa está errada porque, na verdade, os fármacos são primeiro distribuídos para órgãos com maior irrigação sanguínea, como o coração, fígado, rins e cérebro, e não para aqueles com menor irrigação.
Alternativa D: A distribuição de fármacos no organismo é fortemente influenciada por fatores fisiológicos e propriedades físico-químicas dos fármacos, como lipossolubilidade e tamanho molecular. Portanto, a afirmação de que a distribuição independe desses fatores é incorreta.
Alternativa E: A afirmação de que a placenta é uma barreira de proteção completa para o feto está incorreta. A placenta impede a passagem de alguns, mas não todos os fármacos. Muitos fármacos conseguem atravessar a barreira placentária e podem afetar o feto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Qual seria o erro da letra E?
A letra E também está correta. Mds
não é a letra E
porque os fármacos atravessam a placenta por difusão simples, sem gasto de energia, dependente do gradiente de concentração da droga livre. Eu entendi assim.
A placenta não constitui uma barreira absoluta para passagem de drogas, sendo que as velocidades de difusão através dela variam muito de acordo com a substância. Substancias químicas de baixo peso molecular e lipossolúveis atravessam por simples difusão essa barreira, causando efeito no feto, e como estes são mais sensíveis, uma dose que não causa dano a mãe pode ser fatal para eles.
Em nenhum momento a banca colocou que a placenta é um escudo de proteção absoluta.
Banca só colocou que placenta serve como uma proteção, e de fato ela serve.
Essa questão está com 2 respostas corretas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo