Um paciente deu entrada em uma unidade de pronto-socorro com...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q275361 Enfermagem
Um paciente deu entrada em uma unidade de pronto-socorro com quadro de prurido intenso, confuso, hipertenso, taquipneico e com odor de amônia no hálito. Os exames laboratoriais apresentaram uremia, hipercalemia e anemia. Depois de confirmado quadro de insuficiência renal, o paciente foi encaminhado para hemodiálise. A respeito desse caso clínico, assinale a opção correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Efeitos colaterais durante a hemodiálise ocorrem e podem ser causados por rápidas mudanças do volume de líquido e no equilíbrio químico de seu organismo. Cãibras musculares e hipotensão e não hipertensão. Uma das formas de tratamento da IRA é a diálise, existem dois tipos: a diálise peritoneal e a hemodiálise. A hemodiálise é um tratamento que substitui a função renal através da passagem de sangue por um filtro (dialisador capilar), impulsionado por uma máquina. A hemodiálise é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração de aproximadamente 3 a 4 horas, ou seja, é um processo intermitente. Por muito tempo a diálise peritoneal era destinada apenas para pacientes crônicos (insuficiência Renal Crônica) hoje ela está sendo empregada também na aguda, porém a hemodiálise é bem mais frequente tanto na aguda, pacientes em estado grave e doença renal em estágio terminal (DRET). Quando os rins deixam de funcionar, a hemodiálise surge como uma opção de tratamento que permite remover as toxinas e o excesso de água do seu organismo. Não se pode dizer que a hemodiálise por si só impeça a morte isso deriva de uma série de fatores, além disso, ela não repõe perdas endócrinas. A ultrafiltração (UF) é um processo intermitente que consiste na remoção de fluidos, é feita por meio da aplicação de um gradiente de pressão hidrostática ou osmótica através da membrana; dessa forma, o fluido atravessa a membrana do local de maior pressão para o de menor. Ou seja, tanto a água quanto as toxinas passam pelo mesmo processo. Resposta B. Bibliografia http://www.sbn.org.br/ Costa JAC, Neto MM, Neto OMV. Insuficiênica Renal Aguda na Terapia Intensiva. Medicina Intensiva, Ribeirão Preto.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

E ta errada pq o processo é difusao e osmose e nao ultrafiltracao.

Brunner 12ed. pág 1338:

produtos de degradação - difusão, águas - osmose e ultrafiltração (a pressão negativa da ultrafiltração retira o excesso).

"A hemodiálise evita a morte, porém não cura a doença renal nem compensa a perda das atividades endócrinas ou metabólicas dos rins."

pág: 1341:

complicações:

hipertrigliceridemia + anemia + úlceras gástricas + dor e fraturas ósseas + calcificação dos vasos+ depósito de fosfáto (= prurido)+ IC + AVC + angina ...

falta de ar;

hipotensão (náuseas, vômitos, sudorese, taquicardia e tonturas );

cãibras musculares dolorosas;

exsanguinação;

arritmias;

embolia gasosa;

dor torácica;

se desequilíbrio da diálise = deslocamento do líquido cerebral

LETRA B:  hemodiálise é o método de diálise mais comum utilizado em pacientes em estado grave, que necessitam utilizá-lo por um curto prazo, ou em pacientes com doença renal em estágio terminal (DRET), que precisam de terapia de longo prazo ou permanente.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo