Considere o texto a seguir. Diante da crise financeira glob...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1089770 Conhecimentos Gerais

Considere o texto a seguir.


Diante da crise financeira global de 2007-2008, sucessivas intervenções dos bancos centrais (BC) de países desenvolvidos no mercado monetário conseguiram reduzir as taxas de juros de curto e longo prazos, contribuindo para comprimir os prêmios de risco em todo o mundo (...). Apesar da massiva expansão monetária dos BC, houve uma queda nas expectativas inflacionárias, e as ações de política monetária não geraram os impactos antecipados pelos modelos convencionais, mesmo no curto prazo. Dessa forma, bancos centrais se viram obrigados a reformular o desenho das intervenções no mercado de tal forma que a política monetária não convencional, inicialmente concebida como de natureza temporária, assumiu caráter permanente.

REZENDE, F. Qual o futuro dos juros? Valor Econômico, São Paulo, 3, 4, 5 mar 2018. Adaptado.


O texto alude à “política monetária não convencional”, adotada pelos bancos centrais dos países desenvolvidos, especialmente pelo Federal Reserve (FED, o Banco Central dos Estados Unidos, na sigla em inglês) e pelo Banco Central Europeu, após a crise global de 2007-2008.

As duas características marcantes dessa política foram a

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A – fixação das taxas de juros de curto prazo em níveis próximos de zero e a enorme emissão monetária por meio da compra de títulos de longo prazo.

A crise financeira global de 2007-2008 forçou os bancos centrais dos países desenvolvidos a adotarem medidas drásticas para estabilizar suas economias. Essas medidas são conhecidas como política monetária não convencional. Dois dos principais instrumentos utilizados foram:

1. Fixação das taxas de juros de curto prazo em níveis próximos de zero:

Para incentivar o empréstimo e o consumo, os bancos centrais, como o Federal Reserve (FED) e o Banco Central Europeu, reduziram drasticamente as taxas de juros de curto prazo. Com juros mais baixos, o custo de empréstimos diminui, estimulando empresas e consumidores a gastarem e investirem mais.

2. Enorme emissão monetária por meio da compra de títulos de longo prazo:

Essa estratégia, conhecida como afrouxamento quantitativo (Quantitative Easing - QE), envolveu a compra massiva de títulos de longo prazo pelo banco central. Essa ação aumentou a liquidez no sistema financeiro, empurrando os investidores a buscar ativos mais arriscados e com maior rendimento, ajudando assim a sustentar a economia.

Vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

B - Redução das taxas de juros de curto prazo e a enorme venda de títulos de longo prazo:

Isso não ocorreu. Ao contrário, os bancos centrais compraram títulos de longo prazo para aumentar a liquidez, não venderam.

C - Redução das taxas de juros de curto prazo e a forte apreciação do dólar em relação às moedas dos países emergentes nos mercados globais:

A apreciação do dólar não foi uma medida adotada pelos bancos centrais como parte da política monetária não convencional.

D - Redução das taxas de juros de curto prazo e estímulos para conter o aumento da inflação:

Na verdade, a preocupação principal era evitar a deflação e estimular a economia, e não conter a inflação, que estava em níveis baixos.

E - Redução das taxas de juros de curto prazo e a adoção de regimes de câmbio fixos nos principais países desenvolvidos:

Os países desenvolvidos não adotaram regimes de câmbio fixos como parte de suas políticas monetárias durante essa crise.

Portanto, a opção A é a correta, pois descreve de maneira fiel as ações tomadas pelos bancos centrais dos países desenvolvidos para combater a crise financeira global de 2007-2008.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Cobrado o conceito de QE, Quantitative Easing.

Redução/ aumento da tc de juros = Politica tradiconal.

Compra de títulos no cambio = Politica não convencional.

valeu, deu um branco , estudei isso para o concurso do bb 2023 Ti e deu esse assunto, acabei esquecendo.

Caros colegas falou em taxas de juros de curto prazo em níveis próximos de zero e compra de títulos de longo prazo no mercado aberto = Quantitative Easing.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo