Os Grupos Operativos foram introduzidos na década de 40, na...
Os Grupos Operativos foram introduzidos na década de 40, na Argentina, por Enrique Pichon Rivière. A respeito desse instrumento e método de investigação para o trabalho com grupos, analise as afirmativas seguintes:
I. É equivocado afirmar que o grupo operativo possui função terapêutica. Diferente disso, trata-se de uma modalidade de intervenção em grupo com foco em uma tarefa explícita, prática e objetiva.
II. Trata-se de um grupo cujos membros estarão articulados por suas mútuas representações internas, e ligados entre si por constantes de tempo e espaço.
III. A experiência em um grupo operativo ocorre em três fases. Especificamente na fase da tarefa é quando a resistência à mudança se instala, fruto das ansiedades depressivas e paranoides.
IV. A estrutura de funcionamento do grupo será dada pela inter-relação de complexos mecanismos de concessão e assunção de papéis. Os papéis de porta-voz, bode expiatório e líder são alguns descritos por Pichon Rivière.
V. Esquema Conceitual Referencial e Operativo (ECRO) é um instrumento criado por Pichon Rivière que, quando utilizado na situação grupal, possibilita o reconhecimento e confronto das referências próprias de cada componente do grupo.
Assinale a alternativa correta.