A cromatografia compreende um grupo diversificado e importan...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: E
A questão centraliza-se no tema de cromatografia, um método analítico que é essencial para separar e identificar componentes em misturas complexas. Para respondê-la, é fundamental compreender os diferentes tipos de cromatografia e suas características específicas.
No contexto da questão, a alternativa E está incorreta. Em cromatografia de fase reversa, normalmente, o componente mais polar é eluído primeiro, não o menos polar. Isso ocorre porque, na fase reversa, a fase móvel é mais polar que a fase estacionária, então os compostos polares tendem a sair da coluna com maior rapidez. Além disso, o aumento da polaridade da fase móvel geralmente resulta em um aumento no tempo de eluição para compostos menos polares, o que contraria o que está afirmado na alternativa E.
Vamos analisar as outras alternativas:
A - Cromatografia Gasosa: A descrição está correta. Na cromatografia gasosa, a amostra é vaporizada e transportada por um gás inerte (fase móvel) através de uma coluna. Esta técnica é amplamente utilizada para separar e analisar compostos que podem ser vaporizados sem decomposição.
B - Cromatografia Gás-Sólido: Também correta, esta técnica utiliza um sólido como fase estacionária, onde a separação baseia-se na adsorção física das moléculas no sólido.
C - Cromatografia Gás-Líquido: A descrição está correta. Nesta técnica, a fase estacionária é um líquido não-volátil suportado em um sólido, e a separação ocorre devido à partição dos compostos entre a fase líquida e gasosa.
D - Cromatografia de Troca Iônica: Esta alternativa está correta. Refere-se a um método eficiente de separação de íons, usando resinas que trocam íons para separar substâncias baseadas em sua carga.
Essas explicações devem ajudar a compreender por que a alternativa E é a única incorreta.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Quando a fase estacionária é mais polar que a fase móvel, a cromatografia líquida é denominada de cromatografia de fase normal. Na situação inversa, ou seja, quando a fase estacionária apresenta menor polaridade que o solvente, a cromatografia recebe a denominação de cromatografia de fase reversa.
Na cromatografia de fase reversa, o componente menos polar é eluido por último, por ter mais afinidade com fase ESTACIONÁRIA.
Em cromatografia de fase reversa, o componente POLAR é eluido primeiro
Na cromatografia gás-líquido, a fase estacionária é um líquido não-volátil, imobilizado em um suporte sólido e a separação baseia-se em mecanismos de partição das substâncias entre a fase líquida e a fase gasosa.
a fase estacionaria não era para ser volátil?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo