O Carbonato de Cálcio (CaCO3) é muito utilizado nas indústri...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1717452 Farmácia
O Carbonato de Cálcio (CaCO3) é muito utilizado nas indústrias alimentícias, farmacêuticas e cosméticas. Existem, basicamente, dois tipos de carbonato de cálcio, o natural, aquele que é retirado da natureza, e o precipitado, aquele em que um processo químico é utilizado para a fabricação do produto. A tecnologia de produção do CaCO3 precipitado, contribui muito para o aumento de sua aplicabilidade em diversos segmentos da indústria, pois seu processo permite um total controle de todas as propriedades físicas, possibilitando seu uso em determinadas formulações, como creme dental ou de sabonetes.
Considere o seguinte sistema em equilíbrio:
CaO (s) + CO2 (g) ҙ CaCO3 (s) Δ'H = - 178,0 kJ mol-1

Com base nos dados apresentados acima, é correto afirmar que:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Por cima, entende-se estado de equilíbrio químico quando as velocidades de reações (direta e inversa) tornam-se iguais (em reações químicas reversíveis obviamente).

Existem alguns fatores que possuem o poder de deslocar esse equilíbrio, seja para direita (maior formação de produtos), seja para a esquerda (maior reversão para reagentes). Dentre os fatores:

  • CONCENTRAÇÃO: Quando aumenta-se a concentração de um ou mais reagentes, o equilíbrio se desloca no sentido da reação direta, isto é, de formação dos produtos e consumo dos reagentes. Porém, se aumentar a concentração de um ou mais produtos, ocorrerá o contrário, a reação se deslocará no sentido inverso, para a esquerda, ou seja, no sentido de formação dos reagentes.
  • TEMPERATURA: No equilíbrio, uma das reações é endotérmica (absorve calor) e a outra é exotérmica (libera calor). Assim, quando a temperatura do sistema é aumentada, isso favorece o sentido da reação que absorve calor, a endotérmica, enquanto uma diminuição da temperatura favorece o sentido da reação que libera calor, a exotérmica.
  • PRESSÃO: A variação da pressão só deslocará os equilíbrios que envolvem apenas substâncias gasosas. O aumento da Pressão irá favorecer a reação que irá ocupar menor volume. A redução da Pressão irá favorecer a reação que promoverá expansão do volume. Exemplo hipotético: se o produto ocupar menor volume que os reagentes, ele terá sua formação favorecida pelo aumento da pressão. E o reagente pela redução da pressão.

Voltando para a questão:

A - Um aumento na temperatura do sistema provocará um deslocamento do equilíbrio para a direita.

(ERRADO: Perceba que a reação apresenta variação de entalpia negativa, isso significa que é uma reação exotérmica, libera calor. E conforme descrito acima, o aumento de temperatura favorece reações endotérmicas, que é o caso da reação inversa. Logo deslocaria o equilíbrio para esquerda).

B - Um aumento na concentração de CaCO3 provocará um deslocamento do equilíbrio para a esquerda. (CORRETA - visto que o aumento de concentração do produto irá favorecer o deslocamento do equilíbrio para a esquerda, ou seja, para a formação dos reagentes. Conforme descrito acima).

C - A expressão da constante de equilíbrio para esta reação é K = [CaO].[CO2]/[CaCO3]. (ERRADO - A constante de equilíbrio é escrita da seguinte forma: K = [Produtos]/[Reagentes] e não o contrário).

D - Um aumento na pressão do sistema provocará um deslocamento do equilíbrio para a esquerda. (ERRADO - A Pressão somente irá influencias no equilíbrio químico de reações gasosas).

E - A formação de CaCO3 é um processo endotérmico. (ERRADO - A variação de Entalpia (H) é negativa, logo exotérmica, liberou calor).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo