A pré-eclâmpsia em gestantes previamente normotensas é carac...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (6)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - Pressão arterial > 140/90 mmHg e proteinúria > 300 mg/24h após a 20ª semana de gestação.
A pré-eclâmpsia é uma condição obstétrica que ocorre geralmente após a 20ª semana de gestação e é caracterizada por hipertensão arterial e presença de proteína na urina (proteinúria). É essencial que os profissionais de enfermagem conheçam os critérios diagnósticos para identificar precocemente essa condição e prestar um atendimento adequado.
Justificação da alternativa correta:
A alternativa correta é a B. De acordo com os critérios diagnósticos mais aceitos, a pré-eclâmpsia em gestantes previamente normotensas é definida pela presença de:
- Pressão arterial > 140/90 mmHg em duas ocasiões separadas por pelo menos 4 horas;
- Proteinúria > 300 mg em 24 horas ou uma relação proteína/creatinina urinária ≥ 0,3.
Esses sinais devem aparecer após a 20ª semana de gestação. Esses critérios são importantes porque ajudam a distinguir a pré-eclâmpsia de outras condições hipertensivas na gravidez.
Análise das alternativas incorretas:
A - Pressão arterial > 140/90 mmHg e proteinúria > 100 mg/24h após a 20ª semana de gestação. – Apesar de a pressão arterial estar correta, o valor da proteinúria não está de acordo com os critérios diagnósticos, que exigem proteinúria superior a 300 mg/24h.
C - Pressão arterial > 120/80 mmHg e proteinúria > 300 mg/24h após a 12ª semana de gestação. – A pressão arterial de 120/80 mmHg não é indicativo de hipertensão. Além disso, a pré-eclâmpsia geralmente ocorre após a 20ª semana de gestação, não a 12ª semana.
D - Pressão arterial > 120/80 mmHg e proteinúria > 200 mg/24h após a 12ª semana de gestação. – Novamente, a pressão arterial de 120/80 mmHg não é indicativa de hipertensão e os valores de proteinúria e o tempo de gestação mencionados não estão corretos conforme os critérios diagnósticos.
Compreender a definição e os critérios diagnósticos da pré-eclâmpsia é fundamental para detectar e tratar essa condição de forma adequada, prevenindo complicações para a mãe e o bebê.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Pressão arterial > 140/90 mmHg e proteinúra > 300 mg/24h após a 20ª semana de gestação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo