A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, causada pelo My...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1101863 Enfermagem
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, causada pelo Mycobacterium leprae, bacilo que tem alta infectividade e baixa patogenicidade. O tratamento recomendado é a poliquimioterapia baseado no número de lesões cutâneas, e o infectado recebe a classificação operacional em paucibacilar ou multibacilar quando apresenta, respectivamente:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

A alternativa correta é a B: Até 5 e mais de 5 lesões de pele.

Vamos entender melhor o contexto da questão. A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobacterium leprae. Essa doença é caracterizada por sua alta infectividade e baixa patogenicidade, o que significa que, embora a bactéria se espalhe facilmente, nem todas as pessoas infectadas desenvolvem a doença de forma grave.

O tratamento da hanseníase é feito por meio de poliquimioterapia, que é baseada no número de lesões cutâneas apresentadas pelo paciente. É importante que os profissionais de saúde classifiquem corretamente os pacientes para que o tratamento adequado seja administrado.

A classificação operacional da hanseníase se divide em dois grupos:

  • Paucibacilar: Pacientes que apresentam até 5 lesões de pele.
  • Multibacilar: Pacientes que apresentam mais de 5 lesões de pele.

Alternativa B está correta pois reflete essa classificação: "Até 5 e mais de 5 lesões de pele".

Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:

  • Alternativa A - "Até 3 e mais de 3 lesões de pele": Incorreta. Não é a classificação utilizada para determinar paucibacilar e multibacilar.
  • Alternativa C - "Até 10 e mais de 10 lesões de pele": Incorreta. Esse número não corresponde à prática clínica atual de classificação da hanseníase.
  • Alternativa D - "Até 15 e mais de 15 lesões de pele": Incorreta. Não corresponde aos critérios estabelecidos para a classificação operacional da hanseníase.

Esses conhecimentos são essenciais para garantir que os pacientes recebam o tratamento adequado e para compreender a epidemiologia da doença.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Paucibacilar:

Hanseníase indeterminada: estágio inicial da doença, com um número de até cinco manchas de contornos mal definidos e sem comprometimento neural.  Hanseníase tuberculoide: manchas ou placas de até cinco lesões, bem definidas, com um nervo comprometido. Podendo ocorrer neurite (inflamação do nervo).

Multibacilar

. Hanseníase borderline ou dimorfa: manchas e placas, acima de cinco lesões, com bordos às vezes bem ou pouco definidos, com comprometimento de dois ou mais nervos, e ocorrência de quadros reacionais com maior frequência. Hanseníase virchowiana: forma mais disseminada da doença. Há dificuldade para separar a pele normal da danificada, podendo comprometer nariz, rins e órgãos reprodutivos masculinos. Pode haver a ocorrência de neurite e eritema nodoso (nódulos dolorosos) na pele.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo