Com relação à excelência nos serviços públicos, julgue o ite...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2012 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: ANAC
Q1195823 Direito Administrativo
Com relação à excelência nos serviços públicos, julgue o item.
A cultura de rotatividade no setor governamental é um dos obstáculos para a implementação de programas de gestão de qualidade no setor público.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A assertiva está correta porque a cultura de rotatividade no setor governamental, muitas vezes caracterizada pela alta frequência de mudanças de pessoal em posições estratégicas, impacta negativamente a implementação de programas de gestão de qualidade no setor público. Aqui estão algumas razões que sustentam essa afirmação:

1. **Descontinuidade de Projetos**: A rotatividade frequente leva à interrupção de projetos e programas, uma vez que novos gestores podem ter diferentes prioridades, visões ou falta de conhecimento sobre o histórico das iniciativas em andamento. Isso dificulta a continuidade necessária para a implementação de programas de gestão de qualidade.

2. **Perda de Conhecimento Institucional**: Quando servidores ou gestores deixam seus cargos, há uma perda significativa de conhecimento acumulado, tanto técnico quanto sobre os processos internos. Esse "know-how" é fundamental para a continuidade e o sucesso de iniciativas de qualidade e inovação.

3. **Dificuldade na Criação de Cultura Organizacional**: A implementação de programas de gestão da qualidade exige um comprometimento organizacional que se constrói ao longo do tempo. A alta rotatividade prejudica a formação de uma cultura organizacional sólida, pois constantemente há novos funcionários que precisam ser treinados e integrados aos valores e processos da qualidade.

4. **Resistência à Mudança**: A rotatividade gera um ambiente de incerteza, que pode aumentar a resistência dos servidores à mudança. Isso acontece porque os funcionários tendem a aguardar novas diretrizes a cada mudança de liderança, o que gera um ciclo de espera e inação.

5. **Desperdício de Recursos**: Frequentemente, recursos são desperdiçados na reorientação de iniciativas ou na repetição de etapas já realizadas anteriormente por diferentes gestões, dificultando a implementação eficiente de práticas de gestão de qualidade.

Esses fatores mostram que a rotatividade é um obstáculo real e significativo para a consolidação de práticas de gestão de qualidade no setor público, dificultando o alcance de excelência nos serviços oferecidos à população.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo