Arquivos torrent são uma maneira bastante popular para comp...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q753908 Noções de Informática

Atenção! Para responder à questão de Informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considerar que os programas mencionados encontram-se na versão Português-BR e, em sua configuração padrão de instalação, possuem licença de uso, o mouse está configurado para destros, um clique ou duplo clique correspondem ao botão esquerdo do mouse e teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Dessa forma, as teclas de atalho, os menus, os submenus, as barras, os ícones e os demais itens que compõem os programas abordados nesta prova encontram-se na configuração padrão, conforme exposto anteriormente.

Arquivos torrent são uma maneira bastante popular para compartilhar arquivos na Internet, inclusive de conteúdo pirata. Considerando-se métodos de uso e características de Bittorrent, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: (  ) O Windows 7 pode abrir arquivos torrent nativamente. (  ) Um arquivo torrent não contém o conteúdo propriamente dito, mas sim dados para obtê-lo. (  ) Para obter um conteúdo através de Bittorrent, não é necessário que haja pessoas o compartilhando (seeds). (  ) Ao utilizar Bittorrent, um usuário também estará compartilhando os arquivos que já obteve.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a A - E - C - E - C.

Vamos analisar cada uma das afirmações apresentadas na questão:

( ) O Windows 7 pode abrir arquivos torrent nativamente.
Esta afirmação é Errada (E). O Windows 7 não tem a capacidade nativa de abrir arquivos .torrent. Para manipular esses arquivos, é necessário o uso de um programa cliente de BitTorrent, tal como o uTorrent, BitTorrent, entre outros.

( ) Um arquivo torrent não contém o conteúdo propriamente dito, mas sim dados para obtê-lo.
Esta afirmação é Certa (C). Um arquivo .torrent contém metadados como informações sobre os arquivos a serem baixados, incluindo seus tamanhos e a localização de várias partes do arquivo distribuído. No entanto, o conteúdo real que está sendo compartilhado não está no arquivo .torrent.

( ) Para obter um conteúdo através de BitTorrent, não é necessário que haja pessoas o compartilhando (seeds).
Esta afirmação é Errada (E). BitTorrent é um protocolo de compartilhamento de arquivos ponto-a-ponto (P2P), o que significa que os arquivos são distribuídos entre os usuários. Se não houver pessoas compartilhando o arquivo (seeders), não é possível baixar o conteúdo.

( ) Ao utilizar BitTorrent, um usuário também estará compartilhando os arquivos que já obteve.
Esta afirmação é Certa (C). Uma característica fundamental do BitTorrent é que, enquanto um usuário está baixando partes de um arquivo, essas partes já baixadas podem ser enviadas (upstream) para outros usuários que estão baixando o mesmo arquivo. Isso é parte do que faz o BitTorrent ser eficiente, pois o conteúdo é compartilhado entre todos os usuários que estão baixando ou já baixaram o arquivo.

Erros comuns incluem confundir o arquivo .torrent com o conteúdo real ou não entender o funcionamento do protocolo BitTorrent, como a necessidade de seeders para o download dos arquivos e o compartilhamento simultâneo de partes do arquivo enquanto ainda está sendo baixado.

Para evitar esses erros, é importante se familiarizar com os conceitos do P2P e do funcionamento específico do protocolo BitTorrent.

O gabarito é a Letra A.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Arquivos torrent

Torrent é a extensão de arquivos utilizados por um protocolo de transferência do tipo P2P (Peer to Peer). Essa transferência acontece da seguinte maneira: os arquivos transferidos são divididos em partes e cada pessoa que tem tal arquivo ajuda a fazer o upload a outros usuários. Isso reduz significantemente o consumo de banda do distribuidor original do arquivo, não sendo necessário que o mesmo fique armazenado em um servidor.

Para compartilhar esses arquivos, é necessário usar um programa específico, conhecido como cliente. Ele obtém as informações contidas nos arquivos e se encarrega de toda a comunicação entre os usuários.

Como funciona

Para baixar via torrent, você não pesquisa diretamente os arquivos que deseja. O primeiro passo é pesquisar o arquivo torrent que contenha essas informações. Ao abrir este arquivo com um programa compatível (ou seja, cliente), você vai visualizar todo seu conteúdo e pode baixar somente aquilo que desejar.

Diferentemente de transferências via HTTP, um cliente torrent faz diversos pedidos em diferentes sockets (pontos finais de uma rede, ou seja, a localização de um arquivo). Isso significa mais de uma fonte para você baixar. Outra diferença é que o protocolo torrent baixa de uma maneira não sequencial e vai “montando” o arquivo como se fosse um quebra-cabeça, juntando as diferentes partes dos arquivos baixados.

Basicamente, todas as pessoas que baixaram o torrent enviam pedaços dele para outras. No final do download, o cliente unifica os pedaços, criando o arquivo que você queria baixar.

Quais são os clientes de torrent?

Há diversos clientes torrent que você pode usar para transferir e compartilhar seus arquivos. Um dos mais utilizados hoje em dia é o µTorrent, por ser um dos mais leves e eficazes do mercado. Outras opções incluem o BitTorrent, o BitComet e o Azureus, só para citar alguns. Você pode verificar outros clientes (e baixá-los) clicando aqui. 

Procurando torrents para baixar

Há diversos sites onde os usuários disponibilizam seus arquivos torrent. Porém, como o número desses serviços é crescente, foi criado outro tipo de serviço: o de pesquisar arquivos nesses sites sem a necessidade de vasculhar um por um. Entre alguns dos mais populares estão o YouTorrent e o Torrents.to.

Torrents e a pirataria

Por causa da popularização de sites como o The Pirate Bay, muitas pessoas, erroneamente, associam torrents à pirataria. Torrent nada mais é do que uma forma de compartilhamento de arquivos utilizada por organizações sérias. Um bom exemplo do uso de torrent como forma de divulgação é o Ubuntu, que tem suas novas versões disponibilizadas para download em HTML e torrent.

Ligar torrent à pirataria é uma atitude equivocada e que apenas cria um estigma em cima de uma tecnologia que cresce a cada dia e tem potencial para mudar permanentemente a maneira como é realizada a troca de arquivos na internet.

Gabarito A

cadê o mestre Nishimra?

A DE AMOR

Nishimura cade vc meu filho?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo