“Se analisarmos as aulas de Educação Física onde o esporte e...
“Se analisarmos as aulas de Educação Física onde o esporte escolar é iniciado e desenvolvido, veremos que a idéia da aprendizagem do esporte enquanto aprendizagem das técnicas esportivas predomina. Isto porque, para a competição, na verdade, é isto que conta.” (BRACHT, 1992, p. 63) Sobre o tema, considere os argumentos a seguir:
1. O esporte oferece a oportunidade para a aprendizagem de diferentes papéis sociais.
2. O esporte competitivo reflete uma série de valores de muita importância para a sociedade. Dessa forma, o recrutamento para o esporte cumpre a função de integração social.
3. O esporte competitivo reflete a ideologia dominante e, pelas regras das competições, o esporte imprime no comportamento humano as normas desejadas pela sociabilidade atual: competição e concorrência.
4. O esporte funciona, nas sociedades industriais ocidentais. como um mecanismo de mobilidade social.
5. O ensino dos esportes, ao enfatizar as regras e técnicas esportivas, dissemina a idéia do respeito incondicional e irrefletido às regras (não só do esporte como as regras sociais), dando a estas um caráter estático e inquestionável, o que não leva à reflexão e ao questionamento, fazendo do aprender regras um reconhecer e aceitar regras prefixadas.
São argumentos que o campo crítico da Educação Física utiliza para contrapor-se à perspectiva acima: