Nos procedimentos de controle e de vigilância da qualidade d...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Ms 2914/2011
Art. 15. Compete ao responsável pelo fornecimento de água para consumo humano por meio de veículo transportador:
IV - assegurar que a água fornecida contenha um teor mínimo de cloro residual livre de 0,5 mg/L;
Art. 34. É obrigatória a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre ou 2 mg/L de cloro residual combinado ou de 0,2 mg/L de dióxido de cloro em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede).
Art. 39. A água potável deve estar em conformidade com o padrão organoléptico de potabilidade expresso no Anexo X a esta Portaria.
§ 2º Recomenda-se que o teor máximo de cloro residual livre em qualquer ponto do sistema de abastecimento seja de 2 mg/L.
Cloro residual livre: O cloro presente na água na forma de ácido hipocloroso e de íon hipoclorito. {HOCL (ácido hipocloroso)+ OCL- ( íon hipoclorito)} = cloro residual livre
Cloro residual combinado: O teor de cloro na forma de cloraminas.
Fonte: http://www.funasa.gov.br/site/wp-content/files_mf/manualdecloracaodeaguaempequenascomunidades.pdf
Lembrando que o Cloro na forma de Ácido Hipocloroso está presente em pH abaixo de 7, acima de 7 ele se apresenta na forma de ion Hipoclorito.
Art. 38. Os níveis de triagem que conferem potabilidade da água do ponto de vista radiológico são valores de concentração de atividade que não excedem 0,5 Bq/L para atividade alfa total e 1Bq/L para beta total.
o cloro residual livre é aquele presente na forma elementar dissolvida ou, como ácido hipocloroso, ou mesmo como íon hipoclorito.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo