“Ela é, ainda, interpretada como um texto conservador, cuja...
Assinale a alternativa que reescreve CORRETAMENTE o trecho acima, respeitando a norma culta da língua portuguesa.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (18)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) CORRETA. A expressão “tanto… quanto" representa a coordenação de duas ideias com valor de adição, substituindo corretamente o “e" do trecho original. Além disso, “num" e “em um" apresentam o mesmo sentido, e “em que" pode ser substituído por “no qual" na frase.
B) INCORRETA. “Onde" é utilizado apenas para se referir a lugares físicos, não podendo realizar a substituição do “cuja" ou se referir a um momento temporal.
C) INCORRETA. A regência nominal de “momento" exige a preposição “em", de modo que a construção deve ser “momento em que" ou “momento no qual". Sintaticamente, a retirada das vírgulas isolando a oração subordinada adjetiva explicativa iniciada por “cuja" implica na transformação dela em uma oração subordinada adjetiva restritiva, alterando, assim o sentido original.
D) INCORRETA. “Que" não pode ser utilizado para substituir “cuja". Apesar do pronome relativo “cuja" não ter correspondente de substituição direta, semanticamente no trecho, a substituição de “cuja" por “em que a" poderia ser realizada, mantendo a ideia a ser transmitida, entretanto, somente o “que" sozinho não cumpre essa função. Além disso, a regência nominal de “momento" exige a preposição “em", e não “a", de modo que a construção deve ser “momento em que" ou “momento no qual". Somado a isso, o uso do “onde" é incorreto, uma vez que “onde" é utilizado apenas para se referir a lugares físicos, não podendo fazer referência a momentos temporais.
E) INCORRETA. Apesar do pronome relativo “cuja" não ter correspondente de substituição direta, semanticamente no trecho, a substituição de “cuja" por “em que a" poderia ser realizada, mantendo a ideia a ser transmitida. Apesar disso, a regência nominal de “momento" exige a preposição “em", de modo que a construção deve ser “momento em que" ou “momento no qual".
Gabarito: Letra A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
aguardando a resolução de um professor.
O pronome relativo "cujo" não pode ser alterado por outro relativo, pois somente ele atribui a ideia de posse. Assim, as alternativas 'b', 'd' e 'e' já estão incorretas.
Gabarito, por favor.
Não entendi essa!
Consegui marcar corretamente por observação da pontuação e por eliminação...
GABARITO A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo