O Linux é um Sistema Operacional de código fonte aberto que ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - Estudar como o programa funciona, porém não é permitido qualquer adaptação.
A questão aborda as quatro liberdades fundamentais defendidas pela Free Software Foundation (FSF) no contexto de software livre, em particular os princípios da General Public License (GPL), sob a qual o Linux é distribuído. Para resolver essa questão com sucesso, é necessário entender o que cada uma dessas liberdades significa:
- Liberdade 0: A liberdade de executar o programa para qualquer propósito.
- Liberdade 1: A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo para as suas necessidades. O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
- Liberdade 2: A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar o seu próximo.
- Liberdade 3: A liberdade de melhorar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie.
A alternativa correta, a letra C, destoa das outras opções por afirmar que, apesar de ser possível estudar como o programa funciona, não é permitido fazer adaptações. Isso contradiz a Liberdade 1 da GPL, que expressamente permite a adaptação do software. Portanto, a alternativa C está correta porque representa uma afirmação que não está em acordo com as liberdades defendidas pela GPL e pela FSF.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Em termos gerais, a GPL baseia-se em 4 liberdades:
(A) - (1) A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0)
(oposto da letra C) - (2) A liberdade de estudar como o programa funciona e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade nº 1). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
(B) - (3) A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo (liberdade nº 2).
(D) - (4)A liberdade de aperfeiçoar o programa e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade beneficie deles (liberdade nº 3). O acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo