Acerca de acontecimentos atuais mundiais que envolvem políti...
Acerca de acontecimentos atuais mundiais que envolvem política, sociedade, relações internacionais, economia e energia, julgue o item.
A guerra na Ucrânia tem causado uma crise energética
na Europa e aumentado a inflação no continente, o que
fez países como a Alemanha buscarem estratégias, como
importar gás de países ricos em reservas desse
combustível, a exemplo do Catar.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Certo.
Referências
CNN Brasil. Europa tem energia para sobreviver ao inverno, mas com incertezas para 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/europa-tem-energia-para-sobreviver-ao-inverno-mas-com-incertezas-para-2023/
BBC News Brasil. Os negócios milionários por trás da relação do Catar com a Europa. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-63951940
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Atualizada em 29/11/2022
O Catar anunciou nesta terça-feira (29) um acordo que permitirá fornecer gás natural liquefeito (GNL) para a Alemanha durante 15 anos, em plena crise mundial energética causada pela guerra na Ucrânia.
Veja mais em:
https://economia.uol.com.br/noticias/afp/2022/11/29/catar-anuncia-contrato-para-fornecer-gas-a-alemanha.htm
GABARITO: CERTO
Sim, a crise na Ucrânia tem afetado a fornecimento de gás na Europa, uma vez que a Rússia fornece cerca de 40% do gás consumido pelo continente. A Alemanha e outros países europeus têm procurado alternativas, incluindo importar gás do Catar, que é um dos maiores produtores de gás natural do mundo. Esta mudança na procura de fontes de gás tem aumentado a inflação na Europa.
[GABARITO: CERTO]
Sim, é verdade que a crise na Ucrânia tem tido um impacto significativo na economia europeia, incluindo a crise energética e o aumento da inflação. A Alemanha e outros países europeus, de fato, estão procurando fontes alternativas de gás, incluindo o Catar, que é um dos maiores produtores de gás natural do mundo. No entanto, é importante destacar que a busca por fontes alternativas de energia é uma tendência global, e não apenas uma resposta à crise na Ucrânia.
C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo