Segundo a Portaria 2.914/2011, quando a média geométrica anu...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 31. Os sistemas de abastecimento e soluções alternativas coletivas de abastecimento de água que utilizam mananciais superficiais devem realizar monitoramento mensal de Escherichia coli no(s) ponto(s) de captação de água.
§ 1º Quando for identificada média geométrica anual maior ou igual a 1.000 Escherichia coli/100mL deve-se realizar monitoramento de cistos de Giardia spp. e oocistos de Cryptosporidium spp. no(s) ponto(s) de captação de água.
Vírus entéricos são incluídos no monitoramento para subsidiar estudos de avaliação de risco microbiológico.
Para amostras com E. Coli, são incluídos os cistos de Giardia spp. e oocistos de Cryptosporidium spp., ou seja, protozoários patogênicos.
Gab: E
Quando for identificada média geométrica anual maior ou igual a 1.000 Escherichia coli/100mL deve-se realizar monitoramento de cistos de Giardia spp. e oocistos de Cryptosporidium spp. no(s) ponto(s) de captação de água.
Recomenda-se a inclusão de monitoramento de vírus entéricos no(s) ponto(s) de captação de água proveniente(s) de manancial(is) superficial(is) de abastecimento, com o objetivo de subsidiar estudos de avaliação de risco microbiológico.
Gabarito: E
A resposta correta é: ✅ "1.000 UFC/100 mL, deve ser efetuado o monitoramento de protozoários patogênicos."
Isso está de acordo com a regulamentação da portaria, que exige a análise de protozoários patogênicos quando a contagem de E. coli ultrapassa esse limite, pois indica possível contaminação da água por fezes humanas ou animais, aumentando o risco de doenças parasitárias.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo