O Ministério da Saúde do Brasil, a partir da Política Nacio...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2019 Banca: NUCEPE Órgão: FMS Prova: NUCEPE - 2019 - FMS - Nutricionista |
Q1050486 Nutrição
O Ministério da Saúde do Brasil, a partir da Política Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno, preconiza a amamentação por dois anos ou mais, sendo o uso do leite materno de forma exclusiva nos primeiros seis meses, considerando que a introdução precoce de alimentos complementares (líquidos e sólidos) antes desse período é capaz de provocar danos à saúde da criança. Dentre essas ocorrências, ressalta-se, EXCETO:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: E - absorção adequada de nutrientes essenciais do leite humano, como ferro e zinco.

A questão aborda um ponto central das recomendações do Ministério da Saúde do Brasil sobre o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê. Durante este período, o leite materno é suficiente para suprir todas as necessidades nutricionais da criança, além de oferecer proteção contra diversas doenças.

Alternativa E está correta porque é a exceção mencionada no enunciado. O leite materno fornece nutrientes de forma altamente absorvível, incluindo ferro e zinco, essenciais para o crescimento e desenvolvimento infantil. O enunciado pede a exceção às consequências prejudiciais da introdução precoce de outros alimentos, e a absorção adequada de nutrientes do leite humano é, na verdade, um benefício da amamentação exclusiva, e não um dano.

Vamos analisar as alternativas incorretas:

Alternativa A: A introdução precoce de alimentos pode aumentar o risco de infecções respiratórias e hospitalizações. O sistema imunológico da criança ainda está em desenvolvimento, e o leite materno possui anticorpos que ajudam a protegê-la.

Alternativa B: A introdução de alimentos sólidos ou líquidos antes dos seis meses pode levar a episódios de diarreia ou constipação. O sistema digestivo do bebê ainda não está totalmente preparado para processar alimentos que não sejam o leite materno.

Alternativa C: Introduzir alimentos complementares antes do tempo adequado pode resultar em baixo peso devido à inadequação nutricional. O leite materno é a fonte mais completa de nutrientes para o lactente nos primeiros meses.

Alternativa D: A introdução precoce de outros alimentos pode reduzir o período de amamentação, pois o bebê pode perder o interesse pelo leite materno. Isso diminui a ingestão dos benefícios imunológicos e nutricionais do leite materno.

Em suma, a questão ressalta a importância de manter o aleitamento materno exclusivo por seis meses, conforme recomendado, para garantir o melhor início de vida para a criança.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo