Cabe ao médico, no caso clínico em apreço, prescrever cefal...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1374153 Medicina

        Uma mãe levou seu filho de um mês de vida para consulta de puericultura. Ela disse ter algumas dúvidas sobre o aleitamento materno e informou que seu filho, todos os dias, havia uma semana, chorava muito à noite (entre as 19 h e as 23 h) e que achava que o seu leite estava fraco. Ao ser indagada, a mãe relatou que o menino encharcava cerca de seis fraldas de urina por dia e que ele evacuava depois da maioria da mamadas. O médico verificou, no cartão de vacinas, que o paciente nasceu com 3 kg e 50 cm; e, ao pesá-lo e medi-lo, constatou peso de 3.800 kg e comprimento de 53 cm. No exame físico, o bebê apresentou-se ativo, com choro forte e boa sucção. A mãe falou, ainda, que realizará uma cintilografia da tireoide e que a sua vizinha lhe disse que, por este motivo, ela não poderia mais amamentar. Relatou, por fim, que, havia um dia, ela apresentava febre alta e sentia muita dor na mama direita. No exame das mamas, observaram-se sinais de mastite na mama direita.


Com referência a esse caso clínico, julgue o item a seguir.

Cabe ao médico, no caso clínico em apreço, prescrever cefalosporina de primeira geração para a mãe e orientá-la a realizar compressa úmida nas mamas antes das mamadas e a suspender a amamentação pela mama doente.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A assertiva está errada. De fato, a indicação de um antibiótico para a mastite, como a cefalosporina de primeira geração, junto com a orientação para realizar compressas úmidas nas mamas antes das mamadas, são intervenções corretas. No entanto, é incorreto orientar a suspensão da amamentação pela mama afetada pela mastite. Na verdade, é recomendado que a mãe continue a amamentar ou a esvaziar a mama com a mastite para ajudar no processo de cura. A infecção não é prejudicial para o bebê e o leite materno pode até conter anticorpos que ajudam a proteger o bebê contra infecções. Portanto, a parte da resposta que indica a suspensão da amamentação pela mama doente está incorreta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo