Com relação aos fatores motivacionais (intrínsecos ao cargo)...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q110781 Administração Geral
Com relação aos fatores motivacionais (intrínsecos ao cargo), a partir da teoria dos dois fatores proposta por Frederick Herzberg, pode-se afirmar como sendo seus componentes:

I. condições gerais do ambiente laboral como iluminação, limpeza, ruído, remuneração e relações com superiores e colegas.

II. nível de responsabilidade, conteúdo e atribuições do cargo.

III. nível de responsabilidade do cargo, nível de reconhecimento do trabalho executado.

Assinale:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: D - se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

A teoria dos dois fatores, também conhecida como Teoria de Herzberg, distingue-se entre fatores motivacionais (ou satisfacientes) e fatores higiênicos (ou insatisfacientes). Para responder corretamente a esta questão, é crucial compreender esses dois grupos de fatores.

Os fatores motivacionais, intrínsecos ao cargo, estão relacionados com o que o indivíduo faz e como ele percebe as suas tarefas e responsabilidades. São eles que causam a verdadeira motivação e levam à satisfação no trabalho. Portanto, as afirmativas II e III estão corretas e são componentes dos fatores motivacionais conforme Herzberg:

  • Nível de responsabilidade: Quanto maior a responsabilidade atribuída ao profissional, maior o seu sentimento de importância e, consequentemente, maior a sua motivação.
  • Conteúdo e atribuições do cargo: Trabalhos que envolvem desafios, variedade e significado tendem a motivar os profissionais, pois eles encontram neles uma fonte de realização pessoal.
  • Nível de reconhecimento do trabalho executado: O reconhecimento das contribuições dos profissionais por seus superiores e colegas de trabalho é um poderoso motivador intrínseco.

Por outro lado, os fatores higiênicos estão associados com as condições externas ao trabalho, como a qualidade do ambiente laboral, políticas da empresa, salário, benefícios, segurança no trabalho, entre outros. São fatores que não motivam quando presentes, mas podem causar insatisfação se ausentes ou em condições inadequadas. Logo, a afirmativa I está incorreta ao associar as condições gerais do ambiente laboral e remuneração aos fatores motivacionais, quando na realidade esses são considerados fatores higiênicos.

Compreender a distinção entre esses dois tipos de fatores é fundamental para a análise de práticas de gestão de pessoas, bem como para a resolução de questões relacionadas à motivação no ambiente de trabalho em concursos públicos.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Fatores Motivacionais, ou fatores intrínsecos, estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa. Estão sob controle do indivíduo, pois estão relacionados com o que ele faz. Envolve sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto-realização, e dependem das tarefas que o indivíduo realiza no seu trabalho.
Matéria vastamente cobrada nos concursos atuais, segue um mapa mental para resolver essa e outras questões correlacionadas. Clique para ampliar.


Letra D

O item I refere-se aos fatores higiênicos, segundo o modelo de Herzberg.
RESPOSTA: LETRA D

I - Fatores Higiênicos (ERRADO)
II - Fatores Motivacionais (CERTO)
III - Fatores Motivacionais (CERTO)

Explicando resumidamente a Teoria de Herzberg (Teoria Bifatorial):


1. Fatores Higiênicos: são aquelas necessidades que se encontram no ambiente exterior as pessoas e que, quando são os únicos a promover motivação, podem causar insatisfação (quando são precárias), não sendo suficientes para causar a satisfação nos funcionários em longo prazo. Exemplos: salário, benefícios sociais, tipos de chefia, supervisão, condições físicas de trabalho, diretrizes etc. 

2. Fatores Motivacionais: são fatores intrínsecos, estão relacionados com o conteúdo das tarefas e seus efeitos são profundos e em longo prazo, podendo provocar a satisfação nos participantes, quando são fatores ótimos. Exemplos: reconhecimento profissional e individual, e auto-realização.
Somente os itens II e III referem-se a fatores motivacionais.
Os fatores citados no Item I são Higiênicos
Conforme tabela abaixo:


Imagem de http://dc242.4shared.com/doc/jCTif854/preview.html

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo