A linguagem desempenha determinada função, de acordo com a ê...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1769771 Português

Leia o texto abaixo, de modo a responder à questão.


A invenção do horizonte


Deu-me uma angústia danada a notícia de que, num futuro próximo, muito próximo, teremos toda a literatura do mundo na tela do computador. Angústia duplicada. Primeiro, pela minha intolerância figadal a esta maquinazinha dos infernos. Segundo, pela suspeita de desaparecimento dos livros, esses calhamaços impressos, cheirando a novo ou a mofo, roído pelo uso ou pelas traças, mas que são uma gostosura viajá-los pelas trilhas das letras como quem explora um mundo mágico, tanto mais novo quanto mais andado.

Sem o gozo de um livro nas mãos, fico cego, surdo e mudo, fico aleijado, penso, torto, despovoado. Espiá-los enfileirados nas estantes, gordos e magros, novos e velhos, empaletozados e esfarrapados, cobertos de pó e de teias de aranha, essa visão me transporta para todos os mundos e para todas as idades [...]. 

As minhas mãos ficariam nuas e inúteis quando não pudessem mais sustentar um livro, que não fosse pela velhice dos dedos. Mesmo assim, eles estariam por ali, nas prateleiras, amontoados na mesa, espalhados pelo chão, sempre comungando com o meu tempo, meu espaço, minha vida. Eles são a expressão digital da minha alma [...].

Um livro não é um simples objeto, um amontoado de folhas impressas. Vai mais longe, intangivelmente longe. É corrimão, é degrau, é escada, é caminho, é horizonte. Por mais que sonhe a tecnologia, jamais será capaz de inventar um horizonte.

(MARACAJÁ, Robério. Cerca de Varas. Campina Grande: Latus, 2014, p. 57. 

A linguagem desempenha determinada função, de acordo com a ênfase que se queira dar a cada um dos componentes do ato de comunicação. Nesse sentido, a função predominante do texto é:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Me confundi um pouco com a alternativa E, alguém mais?

a emotiva quer tocar o receptor

Só n marquei a E) porque ligo muito a função poética com a estrutura do poema em si...

gab; A

FUNÇÃO REFERENCIAL/DENOTATIVA/EXPLICATIVA: TRANSMITE UMA INFORMAÇÃO OBJETIVA SOBRE A REALIDADE. NOTÍCIAS DE JORNAL, DISCURSO CIENTÍFICO E DE QUALQUER EXPOSIÇÃO DE CONCEITOS. COLOCA EM EVIDÊNCIA O REFERENTE, A MENSAGEM QUE REFERE. 

FUNÇÃO EXPRESSIVA/EMOTIVA: REFLETE O ESTADO DE ÂNIMO DO EMISSOR, OS SEUS SENTIMENTOS E EMOÇÕES. LIGADO AO EMISSOR, INDICADORES SÃO PONTOS DE INTERJEIÇÕES, COMO RETICÊNCIAS E O PONTO DE EXCLAMAÇÃO.

FUNÇÃO APELATIVA/CONATIVA: SEU OBJETIVO É INFLUENCIAR O RECEPTOR OU DESTINATÁRIO, COM A INTENÇÃO DE CONVENCÊ-LO DE ALGO OU DAR-LHE ORDENS. USADA EM DISCURSOS, SERMÕES, PROPAGANDAS QUE SE DIRIGEM DIRETAMENTE AO CONSUMIDOR.

FUNÇÃO FÁTICA: TEM POR FINALIDADE ESTABELECER, PROLONGAR OU INTERROMPER A COMUNICAÇÃO. LIGADO AO CONTATO ENTRE EMISSOR E O RECEPTOR. TELEFÔNICAS, SAUDAÇÕES E SIMILARES.

FUNÇÃO METALINGUÍSTICA: QUANDO O EMISSOR EXPLICA UM CÓDIGO USANDO O PRÓPRIO CÓDIGO. É A POESIA QUE FAÇA DA POESIA, UM TEXTO QUE COMENTA OUTRO TEXTO. GRAMÁTICAS E DICIONÁRIOS SÃO EXEMPLOS.

FUNÇÃO POÉTICA: EVIDÊNCIA A FORMA DA MENSAGEM, OU SEJA, QUE SE PREOCUPA MAIS COMO DIZER DO QUE COM O QUE DIZER.

Fonte; colegas do QC

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo