Observe as frases a seguir e assinale o item em que o prono...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3157163 Português
Observe as frases a seguir e assinale o item em que o pronome pessoal está empregado de acordo com a norma culta:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Pronomes pessoais do caso reto ---> exercem função de sujeito da oração

Por eu ser sempre esperado por Ezequiel é que o castigo ia sendo adiantado.

Como pronome pessoal do caso reto funciona sempre como sujeito, então pergunte ao verbo. Quem ou o que é que sempre esperado por Ezequiel ? justamente o EU

Na letra D e E não pode-se usar 'si' e 'consigo' sem ser no sentido reflexivo, como nas frases não há intenção do locutor de usar essa forma reflexiva, então podemos excluir essas opções.

Letra C: "Por eu ser sempre esperado por Ezequiel é que o castigo ia sendo adiantado."

O uso do pronome "eu" está adequado, pois ele funciona como sujeito da locução verbal "ser esperado".

Outras alternativas:

A - Amigos de seminário, não havia segredo entre eu e Carlos Alberto. Erro: O pronome "eu" está sendo usado indevidamente como complemento em vez de "mim", que é o correto. Quando o pronome pessoal é objeto de preposição, deve ser utilizado o pronome oblíquo (mim) e não o reto (eu). Correto: "não havia segredo entre mim e Carlos Alberto."

B - Aquela carta era para mim ler. Erro: O pronome "mim" está sendo usado erroneamente como sujeito do verbo "ler". Pronome oblíquo como "mim" não pode exercer a função de sujeito. Correto: "Aquela carta era para eu ler."

D - Ora, Capitu, não falei consigo. Erro: O pronome "consigo" é usado exclusivamente para indicar reflexividade, ou seja, quando se refere ao próprio sujeito da oração. Nesse caso, não há reflexividade, portanto, o pronome correto seria "você". Correto: "Ora, Capitu, não falei com você."

E - Trago esta carta para si. Erro: O pronome "si" também é usado para indicar reflexividade, sendo inadequado aqui. O uso correto seria "você". Correto: "Trago esta carta para você."

A reflexividade no uso dos pronomes "si" e "consigo" ocorre quando a ação do sujeito recai sobre ele mesmo, ou seja, quando o sujeito e o objeto da ação são a mesma pessoa.

Ele pensa apenas em si. (O sujeito "ele" reflete a ação sobre ele mesmo.)

Ela levou os documentos consigo. (Aqui, "consigo" indica que a pessoa realizou a ação levando algo com ela própria.)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo