Considerando-se o profissionalismo do serviço público e o co...
Considerando-se o profissionalismo do serviço público e o comprometimento ético com o bem comum, uma atitude profissional requer que o servidor público tenha também como qualidades a imparcialidade, a objetividade e a excelência. Sobre as qualidades que um servidor público deve ter, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Imparcialidade.
(2) Objetividade.
(3) Excelência.
( ) É uma abordagem razoavelmente distanciada e serena do trabalho a fazer. Isso não significa indiferença ou frieza: trata-se apenas de evitar que sentimentos explosivos atrapalhem o nosso desempenho. Não é o caso de sufocar as emoções, mas sim de educá-las para seguir o fluxo racional que leva ao sucesso do trabalho.
( ) O trabalho profissional é a busca incessante da perfeição. Nunca alcançaremos a perfeição, mas, ao buscá-la, chegaremos ao melhor possível.
( ) O serviço público envolve relacionamentos humanos que podem se chocar com nossos gostos e preferências pessoais — políticas, ideológicas, religiosas ou o que for. Às vezes simpatizamos muito com certas pessoas e detestamos outras, apoiamos um partido ou corrente política e não outra, essa igreja e não aquela, etc. É claro que o exercício correto de qualquer ofício não pode deixar que esses gostos e preferências interfiram no que deve ser feito.