Com a atual terapia farmacológica, o número de pacientes qu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2273911 Medicina
Com a atual terapia farmacológica, o número de pacientes que necessitam de cirurgia para tratamento da úlcera péptica diminuiu drasticamente. São ainda indicações cirúrgicas os casos de perfuração, obstrução, sangramento não controlado ou de repetição e, embora raros, sintomas não responsivos ao tratamento farmacológico. Sobre o tratamento cirúrgico para a úlcera péptica, analise os itens abaixo:

 I- A cirurgia consiste em um procedimento para reduzir a produção ácida, geralmente combinado com procedimento que garanta o esvaziamento gástrico.
II- A cirurgia recomendada para úlcera duodenal é superseletiva (limitada aos nervos do corpo gástrico e com preservação da inervação antral, prevenindo a necessidade de drenagem). Esse procedimento acarreta mortalidade muito baixa e diminui a morbidade associada à ressecção e vagotomia tradicional.
III- Outros procedimentos que diminuem a produção de ácido pelo estômago são: antrectomia, hemigastrectomia, gastrectomia parcial e gastrectomia subtotal.
IV- Esses procedimentos são tipicamente combinados à vagotomia troncular. Pacientes submetidos a procedimentos com ressecção ou tenham obstrução necessitam de drenagem gástrica via gastroduodenostomia (Billroth I) ou gastrojejunostomia (Billroth II).

Estão CORRETOS os itens:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão aborda o tratamento cirúrgico para a úlcera péptica. Todas as afirmativas estão corretas, logo, a resposta é a alternativa E - I, II, III e IV. I: A cirurgia para úlcera péptica geralmente visa reduzir a produção de ácido estomacal, muitas vezes combinada com procedimentos para assegurar o esvaziamento gástrico adequado. II: A cirurgia superseletiva é frequentemente recomendada para úlcera duodenal, pois preserva a inervação antral, prevenindo a necessidade de drenagem. Este procedimento tem baixa mortalidade e diminui a morbidade associada à ressecção e vagotomia tradicional. III: Outros procedimentos que diminuem a produção de ácido estomacal incluem antrectomia, hemigastrectomia, gastrectomia parcial e gastrectomia subtotal. IV: Esses procedimentos geralmente são combinados com a vagotomia troncular. Pacientes que passam por procedimentos com ressecção ou que têm obstrução geralmente necessitam de drenagem gástrica via gastroduodenostomia (Billroth I) ou gastrojejunostomia (Billroth II). Portanto, todas as afirmativas estão corretas, fazendo com que a alternativa E seja a resposta correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo