Sobre os componentes básicos de um computador, assinale a o...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (11)
- Comentários (14)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Na análise dos componentes básicos de um computador, um ponto essencial é compreender as diferenças entre os tipos de memória e as características dos dispositivos de armazenamento. A seguir, vamos detalhar os conceitos-chave para esclarecer as opções apresentadas.
A memória não volátil é projetada para manter os dados mesmo quando não há fornecimento de energia. Portanto, a informação de que essa memória perde os dados quando o computador é desligado está incorreta. Exemplos de memória não volátil incluem as memórias flash como as encontradas em pendrives e nos SSDs.
Quando falamos em memória volátil, referimo-nos ao tipo de memória que necessita de energia para manter as informações armazenadas. A RAM, que é a memória principal do computador, é um exemplo clássico de memória volátil, pois seus dados são perdidos quando o sistema é desligado.
Dispositivos como HDs (Hard Disk Drives) e pendrives não são classificados como memória volátil; eles são, na verdade, formas de memória não volátil, capazes de preservar informações sem energia.
Há também uma confusão comum entre a memória principal, ou RAM, e a ROM (Read Only Memory). A RAM é a memória de trabalho utilizada para o armazenamento temporário e rápido dos dados processados pelo computador, enquanto a ROM é utilizada principalmente para o armazenamento de firmware ou software embutido e não é considerada a memória principal.
Quanto à alternativa correta, a letra B destaca que os dispositivos de armazenamento eletrônico SSDs (Solid State Drives) são reconhecidos pela ausência de partes móveis. Os SSDs utilizam memória flash para o armazenamento dos dados, diferentemente dos HDs mecânicos, que possuem discos rotativos e cabeças de leitura/gravação. A ausência de partes móveis confere aos SSDs vantagens como resistência a impactos, economia de energia e acesso rápido aos dados.
É fundamental compreender as características de volatilidade e não volatilidade das memórias, bem como reconhecer os diferentes tipos de dispositivos de armazenamento para responder corretamente a questões relacionadas a hardware de computador.
Gabarito: Letra B.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
a) Se perde informação é volátil.
b) Correta - SSD - É um tipo de dispositivo sem partes móveis para armazenamento não volátil de dados digitais.
c) Se retém a informação é não - volátil
d) são não-voláteis
e) Armazenamento primário ou memória principal, existem 4 tipos: Registrador, RAM, Cache, ROM (somente-leitura)
Quero aversão antiga do qc.
A característica dos dispositivos SSD pode apresentar algumas desvantagens, no entanto as vantagens são muito mais preponderantes, em relação aos demais dispositivos de armazenamento. As principais vantagens são: o menor peso (muito mais leve que qualquer disco rígido), o baixo consumo de energia, com a eliminação das partes móveis.
fonte: http://www.infoescola.com/informatica/ssd/
O SSD (solid-state drive) é uma nova tecnologia de armazenamento considerada a evolução do disco rígido (HD). Ele não possui partes móveis e é construído em torno de um circuito integrado semicondutor, o qual é responsável pelo armazenamento, diferentemente dos sistemas magnéticos (como os HDs).
Outra vantagem é o tempo de acesso reduzido à memória flash presente nos SSDs em relação aos meios magnéticos e ópticos. O SSD também é mais resistente que os HDs comuns devido à ausência de partes mecânicas – um fator muito importante quando se trata de computadores portáteis.
O SSD ainda tem o peso menor em relação aos discos rígidos, mesmo os mais portáteis; possui um consumo reduzido de energia; consegue trabalhar em ambientes mais quentes do que os HDs (cerca de 70°C); e, por fim, realiza leituras e gravações de forma mais rápida, com dispositivos apresentando 250 MB/s na gravação e 700 MB/s na leitura;
Fonte: Tecmundo
Memória flash é do tipo não-volátil, o que significa que não precisa de energia para manter as informações armazenadas no chip. Além disso, a memória flash oferece um tempo de acesso rápido, embora não tão rápido como a memória volátil (DRAM utilizadas para a memória principal em PCs), e melhor resistência do que discos rígidos. Estas características explicam a popularidade da memória flash em dispositivos portáteis. Outra característica da memória flash é que, quando embaladas em "cartões de memória", são extremamente duráveis, sendo capazes de resistir a pressão intensa, variações extremas de temperatura, e até mesmo imersão em água.[3]
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo