Considerando-se a faixa etária do paciente em questão, é co...
Um menino de cinco anos de idade foi levado à emergência pediátrica pela mãe, que relatou que o filho estava acordando com os olhos inchados e que, havia dois dias, esse inchaço havia piorado. A mãe informou, ainda, que o menino parecia estar com o abdome aumentado, além de mostrar-se irritadiço, sem apetite e com a urina espumosa. No exame físico, o pediatra constatou edema na face, nos MMII e no abdome, ascite e pressão arterial normal. Foram solicitados exames, que apresentaram os seguintes resultados: EAS (proteinúria /4+); albumina sérica (2,4 g/dL); creatinina sérica (0,6 mg/dL). Foram realizados, ainda, exames de colesterol total e frações e dosagem de complemento C3 e C4, cujos resultados estavam sendo aguardados.
Com referência ao caso clínico apresentado, julgue o item a seguir
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: C - certo
Vamos entender o tema central da questão. O caso clínico apresentado descreve um menino de cinco anos que apresenta um conjunto de sintomas e resultados de exames que são muito sugestivos de uma condição conhecida em pediatria: a Síndrome Nefrótica da Infância. Este é um tema importante em Pediatria e Neonatologia, especialmente por se tratar de uma condição comum em crianças.
Para resolver esta questão, é necessário reconhecer alguns sinais e sintomas típicos da síndrome nefrótica: edema (inchaço), especialmente no rosto e membros inferiores, ascite (acúmulo de líquido no abdome), urina espumosa e níveis de albumina sérica diminuídos (hipoalbuminemia). O exame de EAS (exame de análise de urina) mostra proteinúria 4+, indicando perda significativa de proteínas na urina.
Com base na faixa etária do paciente (cinco anos), a forma histológica mais comum de síndrome nefrótica é a Lesão Mínima. Esta condição é chamada assim porque, ao exame histológico do rim, as alterações são mínimas ou inexistentes, apesar dos sintomas clínicos evidentes. É a forma mais prevalente de síndrome nefrótica em crianças.
Justificando a alternativa correta:
A afirmação de que a forma histológica mais provável é a Lesão Mínima é correta. Essa é a forma mais comum de síndrome nefrótica em crianças na faixa etária do menino mencionado, o que justifica a alternativa C - certo.
Analisando a alternativa incorreta:
Se a alternativa fosse E - errado, isso indicaria que a forma histológica não seria a Lesão Mínima, o que não está correto para a idade e apresentação clínica do paciente.
A compreensão dos sinais e sintomas, junto com o conhecimento das condições comuns na faixa etária, é fundamental para resolver questões como esta com confiança.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo