Os níveis de anticorpos para TPO e antitireoglobulina em ad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1374180 Medicina

        Uma adolescente de quinze anos de idade procurou atendimento em serviço médico por sentir-se muito desanimada e sonolenta, bem como apresentar sensibilidade aumentada ao frio, constipação intestinal e ganho de peso, além de cefaleia e câimbras frequentes. A menina informou que sua menarca ocorreu aos onze anos de idade. O médico solicitou diversos exames: hemograma, perfil lipídico, TSH, T4 total, T4 livre, e anticorpos antiperoxidase tireoidiano (TPO) e antitireoglobulina.


Acerca desse caso clínico, julgue o item que se segue.

Os níveis de anticorpos para TPO e antitireoglobulina em adolescentes como a do caso em tela são mais baixos que nos adultos com tireoidite linfocítica, podendo, contudo, aumentar com o curso da doença.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema Central da Questão:

A questão aborda a suspeita de um distúrbio da tireoide em uma adolescente, o que é sugerido pela combinação de sintomas e os exames solicitados. Os sintomas relatados, como desânimo, sonolência, sensibilidade ao frio, constipação intestinal e ganho de peso, são típicos de hipotireoidismo. Os exames solicitados, como TSH, T4 livre e anticorpos antiperoxidase tireoidiano (TPO) e antitireoglobulina, são essenciais para confirmar essa condição. Um dos diagnósticos possíveis é a tireoidite de Hashimoto, uma condição autoimune que pode ser identificada por níveis elevados de anticorpos TPO e antitireoglobulina.

Justificativa da Alternativa Correta:

A alternativa correta é C - certo. Em adolescentes com tireoidite linfocítica, como a do caso descrito, os níveis de anticorpos TPO e antitireoglobulina podem ser mais baixos inicialmente quando comparados aos adultos com a mesma condição. No entanto, esses níveis podem aumentar com o tempo conforme a doença progride. Essa é uma característica da resposta imune ao longo do desenvolvimento da tireoidite autoimune.

Análise da Alternativa Incorreta:

A alternativa E - errado estaria incorreta se afirmasse que os níveis de anticorpos não mudam ou são sempre altos desde o início da doença. Isso não é verdade, especialmente em adolescentes, já que o curso da doença pode levar ao aumento progressivo desses anticorpos.

Estratégias de Interpretação:

Para resolver questões como esta, é importante:

  • Identificar os sintomas-chave: relacioná-los com condições clínicas específicas, como o hipotireoidismo.
  • Compreender o propósito dos exames solicitados: saber como eles ajudam a diagnosticar a condição suspeita.
  • Conhecer variações de apresentação em diferentes faixas etárias: como adolescentes podem diferir dos adultos na apresentação de doenças autoimunes.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questão está correta. A tireoidite linfocítica, também conhecida como tireoidite de Hashimoto, é uma doença autoimune onde o próprio sistema imunológico do corpo ataca a glândula tireoide, levando a uma produção insuficiente de hormônios tireoidianos, uma condição conhecida como hipotireoidismo. Os sintomas descritos pela adolescente são consistentes com hipotireoidismo. Um dos principais marcadores desta doença são os anticorpos antitireoidianos, como o TPO e antitireoglobulina, que podem estar elevados. Nas crianças e adolescentes, os níveis desses anticorpos podem ser mais baixos do que em adultos com a mesma condição, mas podem aumentar à medida que a doença progride. Portanto, é fundamental monitorar esses níveis de anticorpos para acompanhar o curso da doença.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo