As organizações, na atualidade, encaram a complexidade e a ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q313781 Psicologia
A respeito das formas de organização do trabalho e seus impactos na educação dos trabalhadores, julgue os itens que se seguem.
As organizações, na atualidade, encaram a complexidade e a incerteza. Para enfrentar as mudanças, é preciso investir na qualificação e potencializar o poder da gestão, atribuindo-lhe funções mais complexas.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: Errado (E)

A questão aborda um tema relevante nas organizações modernas: a necessidade de lidar com a complexidade e incerteza do ambiente de trabalho atual. Esse contexto exige que as organizações se adaptem continuamente para sobreviver e prosperar.

Uma das maneiras de enfrentar essas mudanças é através do investimento na qualificação dos trabalhadores e na potencialização do poder da gestão. A questão sugere que atribuir funções mais complexas à gestão seria uma forma eficaz de lidar com as incertezas, mas afirma que essa proposição está errada.

Justificativa da alternativa correta:

A alternativa foi considerada errada porque, no contexto atual, a solução para enfrentar complexidade e incerteza não está apenas em atribuir funções mais complexas à gestão. Embora a gestão deva ser adaptável e eficiente, o foco principal da capacidade de resposta organizacional recai sobre a qualificação contínua dos trabalhadores em todos os níveis, incluindo o desenvolvimento de habilidades para lidar com mudanças e imprevistos.

Além disso, as organizações modernas tendem a adotar estruturas mais flexíveis e menos hierárquicas, promovendo a colaboração e a inovação em todos os níveis, em vez de sobrecarregar a gestão com responsabilidades complexas que poderiam ser compartilhadas.

Considerações sobre a alternativa incorreta:

Portanto, enquanto a gestão deve, de fato, desempenhar um papel crucial, a questão correta deveria enfatizar a importância de um esforço coletivo em toda a organização. Isso inclui a capacitação dos trabalhadores e a promoção de um ambiente onde a inovação e a adaptação possam ocorrer naturalmente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O erro seria em funções mais complexas? 
Questão errada!!

As organizações, na atualidade, encaram a complexidade e a incerteza. Para enfrentar as mudanças, é preciso investir na qualificação e potencializar o poder da gestão, atribuindo-lhe funções mais complexas. 

Bom pessoal vamos analizar a questão por partes...

As organizações atualmente são complexas... ok!! 
Incertezas devido a mudanças constantes... ok!!

* Potencializar o poder de gestão --> centralização??? Acredito que o correto seja descentralizar, ao invés de potencializar o poder... O que vcs acham?



Corrijam-me se estiver errada... 


Bons estudos!!
Pedi e vós serás acrescentado...
 
ERRADO

"As organizações, na atualidade, encaram a complexidade e a incerteza. Para enfrentar as mudanças, é preciso investir na qualificação e potencializar o poder da gestão, atribuindo-lhe funções mais complexas." 

Acredito que a questão está baseada na teoria da complexidade.

Já a Complexidade nos diz que os sistemas complexos são evolutivos, isto é, por apresentar algum padrão de ordem interna e estar expostos à ocorrência de desordens externas, eles são capazes de fazer uso de tais desordens enquanto aprendizado para aperfeiçoar sua ordem interna, ou seja, para evoluir. A este processo chama-se auto-organização, porque ele é dirigido de dentro do sistema, autonomamente, mesmo tendo sido desencadeado de fora, pelas desordens externas. E o que temos nas empresas e nos mercados? Ordens internas já bastante complexas (as coisas tais como estão) e desordens externas de toda porte (mudanças, inovações, descontinuidades, rupturas). O ditado oriental de que crise representa tanto risco como oportunidade já é muito batido, mas expressa bem a idéia de que há um potencial positivo em toda mudança. No entanto, nós preferimos sempre lutar contra a desordem, ao invés de nos propor a dialogar com dela, de tomar partido dela para tentar evoluir. O processo a que chamamos adaptação à mudança é sempre a busca de alguma situação de
estabilidade, de equilíbrio, de absorção (neutralização) de uma dada desordem para o resgate da estabilidade – até que surja a próxima mudança. O que a Complexidade nos diz é que a estabilidade simplesmente não existe, pois tudo está o tempo todo mudando; no entanto, nós preferimos reagir às surpresas, buscando primeiro compreendê-las para tentar então controlá-las, ao invés de nospermitir simplesmente fluir na correnteza da eterna mudança...

http://www.teoriadacomplexidade.com.br/textos/teoriadocaos/GestaoPelaTeoriaDoCaos.pdf
Continuo perdido... matéria maldita! 

As organizações, na atualidade, encaram a complexidade e a incerteza. Para enfrentar as mudanças, é preciso investir na qualificação e potencializar o poder da gestão, atribuindo-lhe funções mais complexas.


Não entendi o pânico. Erro claro no final da frase. Desde quando aumentar a complexidade das funções favorece o enfrentamento das mudanças, pessoal???

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo