Além da cirurgia, a radioterapia e a quimioterapia são a bas...
A radioterapia pode gerar efeitos colaterais sistêmicos temporários, como fadiga, indisposição e anorexia, e efeitos crônicos irreversíveis, como alterações fibróticas.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a letra C - certo.
Vamos entender o porquê dessa alternativa estar correta. No tratamento oncológico, a radioterapia é uma das modalidades mais utilizadas juntamente com a cirurgia e a quimioterapia. Ela atua utilizando radiações ionizantes para destruir células cancerígenas, mas, como qualquer tratamento, pode trazer efeitos colaterais.
Os efeitos colaterais sistêmicos temporários da radioterapia incluem fadiga, indisposição e anorexia. Esses efeitos são denominados sistêmicos porque afetam o organismo de maneira geral, e são considerados temporários, já que tendem a se resolver algum tempo após o término do tratamento.
Por outro lado, a radioterapia pode causar efeitos crônicos irreversíveis, como as alterações fibróticas. As alterações fibróticas ocorrem devido ao desenvolvimento de tecido cicatricial a partir dos danos às células saudáveis durante a radioterapia. Elas são consideradas irreversíveis porque essa fibrose, uma vez instalada, não regride.
Portanto, a afirmação da questão está correta ao descrever esses efeitos da radioterapia. É essencial que o enfermeiro esteja ciente desses possíveis efeitos ao realizar o acompanhamento e o cuidado dos pacientes oncológicos, para melhor orientar e gerenciar essas condições.
"Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!"
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
certo
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo