A Cia. Phillipe-Cruz, fabricante de cigarros, costuma compra...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2913305 Contabilidade de Custos

A Cia. Phillipe-Cruz, fabricante de cigarros, costuma comprar todas as folhas de tabaco fornecidas por seus produtores rurais na época da safra (março de cada ano), mesmo que tal quantidade seja superior à estimativa de consumo no processo produtivo de um ano (até a safra do próximo ano), porque, dessa forma, a empresa aproveita o baixo preço e armazena a matéria-prima em silos de última geração que lhe permitem manter as folhas de tabaco por 10 anos, preservando as características originais.

Considere que, no início de março de 2006 (antes da safra), a Cia. Phillipe-Cruz tinha em estoque de matéria-prima 100kg de folhas de tabaco, avaliados pelo valor total de $ 10.000,00.

No mês de março de 2006, a safra foi excelente, e a Cia. Phillipe-Cruz comprou de seus produtores rurais 1 000kg de folhas de tabaco ao valor total de $ 111.000,00.

Quando chega em 31/12/2006, o gerente do almoxarifado da Cia. Phillipe-Cruz identifica que foram consumidos efetivamente 450kg de folhas de tabaco no processo produtivo. Nessa mesma data, o diretor de produção verifica no orçamento que a estimativa de consumo de folhas de tabaco para o próximo ano (2007) é de 530kg.

Ignore qualquer tributo e considere, somente, as informações apresentadas neste enunciado.

Considerando que a Cia. Phillipe-Cruz avalia seu estoque de matéria-prima pelo critério PEPS, determine o valor do estoque de matéria-prima (folhas de tabaco) classificado no Realizável a Longo Prazo.

Alternativas