Questões de Concurso
Comentadas por alunos sobre saúde mental em enfermagem
Foram encontradas 973 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I - A reabilitação psicossocial é tida como um conjunto de ações que buscam o fortalecimento, a inclusão e o exercício de direitos de cidadania de pacientes e familiares, mediante a criação e o desenvolvimento de iniciativas articuladas com os recursos do território nos campos do trabalho, habitação, educação, cultura, segurança e direitos humanos.
II - O Hospital Dia é o local onde ocorre a assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial, para que sejam realizados procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, que requeiram a permanência do paciente, que não possui aporte familiar, na unidade por um período máximo de 36 horas.
III - O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atende voluntária e gratuitamente as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (188 – linha telefônica fixa ou celular), e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias.
IV - Os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) são moradias ou casas destinadas a cuidar de pacientes com transtornos mentais, egressos de internações psiquiátricas de longa permanência e que não possuem suporte social e laços familiares; além disso, o serviço pode acolher pacientes com transtornos mentais que estejam em situação de vulnerabilidade pessoal e social, como, por exemplo, os moradores de rua.
Estão CORRETAS as assertivas
A clínica da depressão na infância apresenta distinções em relação à depressão em adultos, o que contribui para o sub diagnóstico dessa condição nesta faixa etária. As crianças têm dificuldade de compreender e comunicar adequadamente seus sentimentos, enquanto os adultos frequentemente interpretam os sintomas clínicos como parte normal das fases de crescimento. Podemos citar como sintomas principais persistentes por mais de 2 semanas:
I- Sentimento de culpa ou baixa autoestima; desinteresse pelas atividades habituais e por brincadeiras; pensamentos suicidas.
II- Distúrbios do sono, como sonolência excessiva, insônia, despertar precoce.
III- Humor deprimido, apatia; dificuldade de tomar decisões; dificuldade de concentração.
IV- Alterações do apetite, desde hiperfagia à anorexia, e alterações do peso; não há redução da energia ou irritabilidade/agitação.
É CORRETO o que se afirma em:
I. Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade.
II. A prevalência é maior no sexo masculino.
III. O diagnóstico de TEA é essencialmente clínico, feito a partir das observações da criança, entrevistas com os pais e aplicação de instrumentos específicos.
IV. Vacinas podem ser consideradas fatores de risco para o desenvolvimento do TEA.