Questões de Concurso
Comentadas por alunos sobre instrumentos técnicos-operativos do serviço social em serviço social
Foram encontradas 1.842 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Acerca do aparato teórico sobre o instrumental técnico-operativo do serviço social, julgue o item que se segue.
O estudo social — uma das competências do assistente social — em casos que envolvem crianças vítimas de violência é apontado, pela categoria profissional, como relevante no enfrentamento e na compreensão dessa expressão da questão social.
Em relação aos instrumentos técnico-operativos que auxiliam o pleno exercício do serviço social, julgue o item subsequente.
O parecer social possui caráter conclusivo acerca da análise da situação social observada, devendo ser emitido como parte final de um estudo social.
Em relação aos instrumentos técnico-operativos que auxiliam o pleno exercício do serviço social, julgue o item subsequente.
O assistente social que participe de equipes multidisciplinares poderá elaborar, em conjunto com os demais profissionais, laudos e pareceres psicossociais referentes às demandas sociais apresentadas, desde que os documentos sejam subscritos com o nome dos profissionais e o respectivo número de registro de classe.
Em relação aos instrumentos técnico-operativos que auxiliam o pleno exercício do serviço social, julgue o item subsequente.
O laudo social, atribuição privativa do assistente social, deve expressar com riqueza de detalhes os conteúdos do estudo social realizado sobre o caso demandado.
Os instrumentos de avaliação e coleta de dados são ferramentas utilizadas pelo assistente social, para compreender as realidades sociais e das necessidades dos indivíduos ou grupos com os quais trabalham. Entre essas ferramentas, destaca-se a entrevista. Sobre a entrevista, registre V, para verdadeiro, e F, para falso, nas afirmativas abaixo:
(__) A entrevista pode ser usada como instrumento mediador do conhecimento, permitindo ao profissional, a partir de uma leitura crítica da realidade, ultrapassar a aparência dos fenômenos em direção ao real, com vistas a intervenções mais efetivas.
(__) A entrevista visa à informação, mobilização e terapêutica ou clínica.
(__) A entrevista funciona como um meio de comunicação e interação entre o profissional e os usuários dos serviços.
Fonte: https://www.mpba.mp.br/sites/default/files/biblioteca/direitoshumanos/direitos-das-mulheres/obras-digitalizadas/questoes_de_ genero/e-book_cetros_uece_instrumentos_e_tecnicas_do_ servico_social.pdf
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
Conforme preconizado pelos princípios éticos que direcionam a profissão de serviço social, a perícia social realizada por um assistente social deve ter a finalidade de avaliar e julgar a situação de um indivíduo ou grupo a fim de fornecer provas para uma decisão judicial.
Na realização do estudo social, ao interpretar as necessidades apresentadas pelos sujeitos, o assistente social deve compreendê-las como problemas individuais cuja satisfação está vinculada à competência individual dos sujeitos.
Na elaboração de um laudo, cabe ao assistente social realizar um estudo aprofundado sobre a problemática em questão, fundamentando a análise com o uso de linguagem técnica.
O estudo social é o processo de conhecimento mais amplo da realidade social de um indivíduo ou grupo, e seu registro, realizado por meio de relatório social, deve conter, conforme a peculiaridade e o estilo de cada profissional, as técnicas utilizadas e a manifestação final, com emissão de parecer.
Embora seja considerado uma técnica de entrevista, o acolhimento também é um processo, que possibilita a criação de vínculos entre o usuário e o profissional de serviço social por meio de uma sequência de atos que buscam a intervenção resolutiva, a fim de atender à demanda integral do usuário.
No âmbito dos processos socioassistenciais, as ações socioeducativas se estruturam a partir de dois pilares: a socialização das informações e o processo reflexivo desenvolvido na trajetória da relação estabelecida entre os profissionais e os usuários.
As visitas domiciliares (entrevistas no domicílio/território) devem ser realizadas por assistentes sociais para confirmar as informações fornecidas pelo usuário sobre suas rotinas e condições de habitabilidade.
A valorização unilateral da dimensão teórico-política da intervenção profissional de um assistente social é suficiente para habilitá-lo à utilização eficaz dos instrumentos e técnicas necessários para tal intervenção.
A competência técnica e profissional, responsável pela eficiência e pela eficácia da ação profissional do assistente social, deve-se unicamente aos instrumentos e às técnicas utilizados.
Em uma intervenção profissional de um assistente social os instrumentais são a base para subsidiar os procedimentos metodológicos, bem como as estratégias e abordagens.