Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre história do jornalismo em jornalismo

Foram encontradas 611 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3971073 Jornalismo

No que se refere a história, estrutura e funcionamento dos veículos de comunicação de massa no Brasil, julgue o item subsequente.


A primeira transmissão oficial de televisão no Brasil ocorreu em 1950, com a inauguração da TV Tupi em Recife, marcando o início da televisão como veículo de comunicação de massa no país. 

Alternativas
Q3919542 Jornalismo
Em 1928, surgiu aquela que seria uma das maiores revistas ilustradas do Brasil por mais de quatro décadas. Qual é essa revista?
Alternativas
Q3919528 Jornalismo
Sobre marcos da história do rádio, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A primeira transmissão oficial no Brasil aconteceu em 1932, na Era Vargas.
( ) O primeiro momento do rádio no país é caracterizado como experimental ou radioclubismo.
( ) No segundo momento, a ampliação e a regulamentação consolidaram o modo comercial das rádios.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3919527 Jornalismo
Um marco na história dos meios de comunicação de massa foi a edição e a circulação do primeiro jornal publicado no Brasil. Qual era o nome desse jornal? 
Alternativas
Q3834833 Jornalismo
O jornal Última Hora, criado por Samuel Wainer em 1951, ficou conhecido na história do jornalismo brasileiro por
Alternativas
Q3814332 Jornalismo
A reforma gráfica da década de 1950 introduziu o copydesk (mesa ou espaço dos redatores). As matérias do jornal passaram a ter parágrafo especial de abertura (lide), a exemplo da imprensa norte-americana, seus redatores criaram o sublide e as informações foram organizadas no texto em forma de pirâmide invertida. Qual jornal brasileiro foi pioneiro na implementação desse processo?
Alternativas
Q3980020 Jornalismo
Qual das seguintes opções destaca corretamente um desafio significativo enfrentado pelos primeiros jornais impressos ao tentar expandir sua influência para além dos centros urbanos, no contexto pré-industrial? 
Alternativas
Q3784881 Jornalismo
O jornal impresso no Brasil começou a se desenvolver no início do século XIX. Até 1808, durante o período colonial, a impressão de jornais era proibida pela Coroa Portuguesa. Com a chegada da família real ao Rio de Janeiro, foi criada a Imprensa Régia e publicado o primeiro jornal brasileiro, o qual foi o primeiro jornal impresso no Brasil, denominado
Alternativas
Q3783480 Jornalismo
O pesquisador Luiz Nogueira divide a história do rádio no Amazonas em três fases: Germinação (1927-1942), Floração (1943-1965) e Frutificação (1966-1990).
Em cada uma das fases entraram em operação respectivamente as emissoras
Alternativas
Q3783479 Jornalismo
Observe a imagem abaixo. Ela mostra a primeira página do Jornal do Brasil, em 14 de dezembro de 1968.


Imagem associada para resolução da questão


O texto em destaque é o seguinte: “Tempo Negro. Temperatura sufocante. O ar está irrespirável. O país está sendo varrido por fortes ventos. Máx.:38º, em Brasília Mín.: 5º, nas Laranjeiras”. Essa edição se tornou histórica pois ilustra um (a)
Alternativas
Q3783478 Jornalismo
Em 1808, D. João VI oficializou a instalação da Impressão Régia, destinada a publicar papéis oficiais do governo. Rapidamente, ela passou a publicar outros tipos de impressos, como livros e o primeiro jornal a ser publicado em território nacional, que foi o (a)
Alternativas
Q3783470 Jornalismo
Leia o texto abaixo sobre as mudanças no Jornalismo nos anos 1950.

“A década de 1950 é normalmente apontada pela historiografia da imprensa como um momento de profundas transformações do jornalismo nacional, sobretudo carioca. (...) Foi nesse período que o modelo _______________ se implantou definitivamente no jornalismo nacional, provocando não só a __________ das empresas e dos textos, mas também a profissionalização dos jornalistas e a constituição de todo um ideário sobre o que era o jornalismo e qual era a sua função social. As reformas dos anos 1950 assinalaram a passagem do jornalismo _______________ para o _____________. A imprensa ____________ definitivamente a tradição de polêmica, de crítica e de doutrina e ______________um jornalismo que privilegiava a informação (transmitida ‘objetiva’ e ‘imparcialmente’ na forma de notícia) e que a separava (editorial e graficamente) do comentário pessoal e da opinião.” (RIBEIRO, 2007)

Assinale a alternativa que completa corretamente o texto
Alternativas
Q3758248 Jornalismo
No início de setembro, William Bonner, o âncora com mais tempo à frente do Jornal Nacional, da Rede Globo, anunciou sua despedida do telejornal.
Em 1996, quando assumiu a bancada do JN, a dupla de apresentadores William Bonner e Lillian Witte Fibe substituiu 
Alternativas
Q3746982 Jornalismo

O período da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985) impôs desafios severos à imprensa, alterando profundamente o sentido do texto jornalístico. A censura,inicialmente velada, tornou-se explícita e institucionalizada, especialmente após o Ato Institucional nº 5 (AI-5) em 1968, forçando os veículos a desenvolverem estratégias de resistência − como o uso de metáforas, receitas ou poemas para preencher espaços censurados − e, em outros casos, de acomodação e colaboração. A legislação desse período foi um instrumento chave para o controle da informação. Acerca das características da censura e da produção jornalística nesse período, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.




(__) O Decreto-Lei nº 1.077, de 1970, embora nominalmente voltado para a proteção da 'moral e dos bons costumes', foi amplamente utilizado como ferramenta de censura política, permitindo a apreensão de publicações e a censura prévia de conteúdos considerados 'subversivos'.



(__) A censura durante o regime militar era exclusivamente prévia, ou seja, todos os textos, sem exceção, deveriam ser submetidos aos censores federais antes da publicação, não existindo a prática da censura 'a posteriori' (pós-publicação).



(__) Jornais da chamada 'imprensa alternativa', como 'O Pasquim', 'Opinião' e 'Movimento', destacaram-se por não sofrerem qualquer tipo de censura, devido ao uso inteligente do humor e da linguagem metafórica, que passavam despercebidos pelos censores.



(__) A prática da autocensura tornou-se uma ferramenta de sobrevivência comum nas redações, onde jornalistas e editores antecipavam as possíveis reações do regime para evitar punições, o que resultou em um jornalismo frequentemente omisso e eufemístico.



Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:

Alternativas
Q3704070 Jornalismo
Em 2024, aos 97 anos de idade, faleceu o responsável por uma das vozes mais conhecidas do telejornalismo brasileiro. Após ser o âncora do Jornal Nacional por quase 30 anos, marcou sua voz em locuções da bíblia em plataformas digitais. Qual das alternativas abaixo se refere a essa pessoa?
Alternativas
Q3660543 Jornalismo
Leia as informações abaixo, disponíveis na BN Digital da Biblioteca Nacional.

• Revista semanal de grande circulação, lançada no Rio de Janeiro (RJ), em 1952, tendo circulado regularmente até 2000.
• Publicação que se estabeleceu como principal concorrente da então extremamente bem-sucedida revista O Cruzeiro, dos Diários Associados, de Assis Chateaubriand, a qual viria a superar.
• Semanário de jornalismo fortemente calcado na imagem que teve colaboradores como Carlos Drummond de Andrade, Sérgio Porto, Rubem Braga, Joel Silveira e Manuel Bandeira.

Neste ano, 25 anos depois de deixar de circular regularmente, a publicação descrita acima voltou ao mercado com “características modernas na forma de apresentar o conteúdo. Somos um produto multiplataforma. Você pode ler a revista impressa ou assistir ao conteúdo pelo YouTube, site, redes sociais e TV”, conforme seu site oficial.

A publicação a que o texto se refere é a revista
Alternativas
Q3660542 Jornalismo
Dois tradicionais jornais impressos brasileiros celebram marcas históricas neste ano. O primeiro completou 150 anos em janeiro, e o segundo atingiu um século em julho. Eles são, respectivamente,
Alternativas
Ano: 2025 Banca: Quadrix Órgão: CRM-ES Prova: Quadrix - 2025 - CRM-ES - Jornalista |
Q3622272 Jornalismo
O desenvolvimento da comunicação institucional na área médica brasileira acompanhou a evolução do jornalismo especializado em saúde. Considerando essa informação, assinale o marco histórico significativo para essa especialização.
Alternativas
Q3594642 Jornalismo
No dia 25 de outubro deste ano (2025), o jornalismo brasileiro vai recordar os 50 anos da morte de um profissional que a história contemporânea nacional reconhece como um dos pilares que deu início à queda da ditadura militar (1964/1985). No dia 31 de outubro de 1975, a missa de sétimo dia realizada pela sua memória, na Catedral da Sé, reuniu cerca de 10 mil pessoas, e se constituiu no primeiro ato público a confrontar o regime.

O nome do profissional que ensejou esse protesto é
Alternativas
Q3594640 Jornalismo
Marília tem um componente histórico sui generis. Como afirma o jornalista Nelson Gonçalves, em matéria divulgada em 31.01.2024, existiu um jornal “que se orgulhava de ter nascido antes da cidade. E trazia isso estampado em seu cabeçalho. Ele publicou a criação do município”. O fato ocorreu sete meses depois da primeira edição do jornal, em 24 de dezembro de 1928, quando foi sancionada a Lei no 2.320, desmembrando o distrito de Marília da cidade de Cafelândia.

O título do periódico pioneiro da cidade é: 
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: E
4: A
5: C
6: D
7: B
8: A
9: A
10: D
11: C
12: E
13: A
14: B
15: E
16: C
17: E
18: A
19: C
20: A