Questões de Concurso
Comentadas sobre biologia
Foram encontradas 14.272 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A baixa fecundidade é o principal fator determinante para a extinção de todos os táxons.
Os órgãos vestigiais, que surgem de um processo natural sem interferência nos genes e se caracterizam como estruturas funcionais, são evidências de cooptação evolutiva.
A perda de hábitat, a exploração humana, a introdução de espécies invasoras e o tamanho corporal das espécies são fatores que podem estar relacionados à extinção das espécies.
A cooptação evolutiva pode ocorrer em nível molecular, como no caso das proteínas que são originárias de outras proteínas preexistentes e estão presentes no cristalino dos olhos de vertebrados.
Convergência é definida como um tipo de homoplasia na qual duas espécies não relacionadas filogeneticamente (sem parentesco próximo) desenvolvem características devido a pressões seletivas idênticas.
Divergência consiste em um padrão evolutivo no qual duas espécies variam morfologicamente, mas mantêm a mesma distância morfológica, com base em uma genética herdada de parentesco não muito distante.
A redução da força das marés, com consequente diminuição da velocidade de erosão marítima, é um relevante serviço ecossistêmico prestado pelos manguezais.
Conflitos de interesses políticos e econômicos impediram que a prevenção e o controle da erosão marítima de municípios da zona costeira brasileira integrassem as ações do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro.
A vegetação sobre a restinga, típica em terrenos de marinha, é formada por fisionomias diversas, como gramíneas, arbustos ou até mesmo áreas de florestas paludosas e altas, complexidade que aumenta à medida que a área se distancia do oceano.
Fragmentos de hábitat diminutos podem assumir função ecológica relevante como pontos de ligação, trampolins ecológicos (stepping stones), o que contribui para o aumento da troca genética entre populações.
Quanto maior for o grau de percolação, maior será a conectividade ecológica e a permeabilidade da matriz.
Em espécies pouco abundantes distribuídas em várias populações de tamanho diminuto, a estocasticidade genética tende a ser reduzida.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
I. O aumento da temperatura dos oceanos tem impactos diretos no metabolismo, crescimento e reprodução das espécies marinhas. Espécies como salmão, camarão e ostras, por exemplo, são sensíveis às mudanças térmicas. O crescimento e a sobrevivência dessas espécies são comprometidos quando a temperatura excede os limites ideais.
II. A acidificação das águas oceânicas, que ocorre devido à maior absorção de CO₂ pelos mares, prejudica organismos calcários, como moluscos e corais, comprometendo sua capacidade de formar estruturas calcárias essenciais para sua sobrevivência. As alterações nos recifes de corais impactam não apenas as espécies que deles dependem para abrigo e alimentação, mas também a biodiversidade marinha como um todo.
III. As alterações na salinidade e nos padrões de precipitação também têm um impacto direto na aquicultura marinha, principalmente nas zonas costeiras, onde a salinidade pode variar devido a mudanças na quantidade de precipitação e no aumento do nível do mar. Espécies marinhas, como mexilhões e ostras, que dependem de uma salinidade constante para sua sobrevivência e reprodução, podem enfrentar dificuldades à medida que os padrões de salinidade se alteram.
IV. A temperatura elevada das águas diminui a solubilidade do oxigênio, prejudicando a respiração das espécies de água doce e marinha. Esse fenômeno é particularmente crítico para espécies de água doce, como a tilápia, que são muito sensíveis a variações térmicas.
Quais estão corretas?
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna o trecho acima.