Questões de Concurso
Sobre segurança e saúde no trabalho para cespe / cebraspe
Foram encontradas 5.355 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Julgue o item subsequente, com relação à segurança e higiene do trabalho.
A etapa de identificação de perigos deve incluir a descrição dos perigos e possíveis lesões ou agravos à saúde, a identificação das fontes ou circunstâncias e a indicação do grupo de trabalhadores sujeitos aos riscos.
Julgue o item subsequente, com relação à segurança e higiene do trabalho.
O treinamento eventual deve ocorrer quando houver mudança nos procedimentos, condições ou operações de trabalho, que impliquem em alteração dos riscos ocupacionais, ou na ocorrência de acidente grave ou fatal, que indique a necessidade de novo treinamento.
Julgue o próximo item, relativo à contenção física e química de animais silvestres e à biossegurança aplicada ao manejo da fauna silvestre.
Os agentes zoonóticos, a exemplo da Leptospira spp., representam um risco biológico ocupacional, associado à exposição aos agentes do reino animal, vegetal e microrganismos ou a seus subprodutos.
Os trabalhos da comissão interna de prevenção de acidentes e de assédio do trabalho rural (CIPATR) serão coordenados por um dos seus membros, sempre escolhido entre os representantes dos trabalhadores.
Com base nos preceitos estabelecidos pela NR-31 para segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura, julgue o item seguinte.
O trabalhador pode interromper suas atividades quando constatar uma situação de trabalho que, a seu ver, envolva um risco grave e iminente para a sua vida ou saúde, devendo informar tal fato imediatamente ao superior hierárquico.
Nas propriedades rurais onde há manipulação de agrotóxicos, é obrigatório o banho a todos os trabalhadores envolvidos no preparo, na manipulação e na aplicação desses produtos.
Uma equipe de trabalhadores pode realizar trabalhos no interior de um silo em operação, desde que um deles permaneça na porta de emergência, para atender a situações de emergência.
Nos veículos utilizados para transporte coletivo de trabalhadores rurais, eventuais ferramentas e materiais que acarretem riscos à saúde e à segurança do trabalhador devem ser transportados em compartimento separado dos passageiros.
Em um estabelecimento rural com quarenta empregados, o empregador rural deve estruturar programa de gerenciamento de riscos no trabalho rural (PGRTR), podendo, para tanto, fazer a avaliação de riscos e elaborar um plano de ação adequado por meio de ferramentas de avaliação disponibilizadas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT), sendo obrigado a comunicar aos trabalhadores os riscos e as medidas de prevenção do plano de ação.
Uma empresa do setor agrícola proprietária de vários estabelecimentos rurais distantes até 200 km entre si pode optar pela constituição de serviço especializado em segurança e saúde no trabalho rural (SESTR) coletivo.
Tanques metálicos para armazenamento de água instalados em estabelecimentos rurais devem atender às normas de segurança determinadas pela NR-31.
Trabalhadores com até 65 anos de idade são autorizados a manipular qualquer tipo de agrotóxico, desde que utilizem os equipamentos de proteção individual (EPI) apropriados.
Nas propriedades rurais onde os trabalhadores não ficam alojados, as áreas disponibilizadas pelo empregador rural para a vivência dos trabalhadores podem ser desprovidas de cozinha e lavanderia.
Em dispositivos de acionamento bimanual, a ativação dos dois acionadores pode ser feita com um retardo de tempo máximo de 0,5 segundo, para que o operador mantenha as mãos fora da zona de perigo.
Máquinas e equipamentos operados remotamente por radiofrequência devem ter dispositivos de proteção contra interferências eletromagnéticas acidentais.
Exceto nas máquinas autopropelidas, caso ocorra uma parada de emergência em razão de mau funcionamento de algum sistema ou componente, é permitido ao operador acionar novamente a máquina ou o equipamento imediatamente ao perceber que o evento que motivou a parada não gera riscos à continuação da operação.
Os quadros ou painéis de comando e potência de máquinas e equipamentos devem dispor de sinalizações que alertem quanto ao perigo de choque elétrico e indiquem restrição de acesso por pessoas não autorizadas.
Para resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores no trabalho em máquinas e equipamentos, o empregador deve adotar medidas de proteção, na seguinte ordem de prioridade: medidas de proteção coletiva; medidas administrativas ou de organização do trabalho; e medidas de proteção individual.
Os componentes de partida, parada, acionamento e controles que compõem a interface de operação de máquinas e equipamentos fabricados atualmente podem operar em tensão acima de 25 V, quando funcionarem sob corrente alternada, ou acima de 60 V, se operarem em corrente contínua, desde que instalados com proteção adequada contra choques elétricos.
É permitida a instalação de postos de trabalho regulares sob o percurso de sistemas de movimentação de cargas por teleféricos, desde que tais postos disponham de proteção contra eventual queda de objetos transportados.