Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre práticas e mediações educacionais em artes em educação artística
Foram encontradas 70 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I-O repertório erudito de tradição europeia deve ser prioritário na sala de aula em função de sua hegemonia e importância históricas.
II-É importante contemplar repertório de diferentes expressões culturais brasileiras nos planejamentos e práticas musicais escolares.
III-A diversidade cultural referida nos PCNs (1997) não contempla a história e cultura afrobrasileira e dos povos indígenas brasileiros.
IV-É importante considerar as expressões culturais dos diferentes povos que constituíram a cultura brasileira. Quais estão INCORRETAS?
Assertiva 1 – Saber improvisar e atuar nas situações de jogos, explorando as capacidades do corpo e da voz. ( )
Assertiva 2 – Estar capacitado para criar cenas escritas ou encenadas, reconhecendo e organizando os recursos para a sua estruturação. ( )
Assertiva 3 – Estar capacitado a emitir opiniões sobre a atividade teatral, com clareza e critérios fundamentados, sem discriminação estética, artística, étnica ou de gênero. ( )
Assertiva 4 – Identificar momentos importantes da história do teatro, da dramaturgia local, nacional ou internacional, refletindo e relacionando os aspectos estéticos e cênicos. ( )
Preenchem CORRETAMENTE os parênteses, respectivamente, para as assertivas 1, 2, 3 e 4:
Respondendo às críticas sobre o suposto status subalterno dos games em relação às demais artes visuais, o roteirista e escritor Nic Kelman, em “Yes, But is it a Game?” (2006), apresenta um manifesto que reivindica uma nova categoria estética que abarque o desenvolvimento e a apreciação de jogos eletrônicos, para além da mecânica consumista do entretenimento. Para os defensores da Game Art, seus projetos fundamentam-se em três grandes questões: a subversão crítica dos usos, sentidos e objetivos de games conhecidos; o ato de jogar (play) e a interatividade composta por várias etapas (fases).
Adaptado de https://enciclopedia.itaucultural.org.br/
Com base no texto, a respeito das características da Game Art, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) As imagens criadas a partir das novas tecnologias substituem linguagens como a pintura, a escultura e a gravura, por apresentarem maior expressividade e interatividade.
( ) As tecnologias utilizadas nessa linguagem artística não foram projetadas para fins artísticos e criativos, por isso sua finalidade não é a expressão estética, mas o entretenimento individual.
( ) A linguagem dos jogos eletrônicos permite ao artista desenvolver uma poética interativa e de compartilhamento de espaços virtuais, marcada pela reflexão onde o lúdico simula situações ou testa a ruptura e a desconstrução de modelos.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
As afirmativas a seguir descrevem corretamente reflexões pertinentes dos alunos sobre a relação entre arte, cultura e patrimônio, à exceção de uma. Assinale-a.
Julgue o item que se segue.
O artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases estabelece que os
currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e
do Ensino Médio devem ter base nacional comum, a ser
complementada, em cada sistema de ensino e em cada
estabelecimento escolar, por uma parte diversificada,
exigida pelas características regionais e locais da
sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
Sobre o ensino da arte, determina especialmente em suas
expressões regionais, que a disciplina constituirá
componente curricular obrigatório da Educação Básica
para o Ensino Médio e facultativo para o Ensino
Fundamental e Educação Infantil.