Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre história geral em história

Foram encontradas 6.147 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3122114 História
O Renascimento foi um dos movimentos mais influentes na história da arte e marcou a transição da Idade Média para a Idade Moderna. Qual característica artística do Renascimento destacou-se por seu rompimento com a arte medieval?
Alternativas
Q3122105 História
A Reforma Religiosa iniciada por Martinho Lutero no século XVI desafiou a autoridade da Igreja Católica e gerou transformações significativas na Europa. Qual das seguintes críticas de Lutero à Igreja Católica foi central para o movimento reformista?
Alternativas
Q3111952 História

Um dos grandes conflitos do Oriente Médio tem sido o confronto entre árabes e israelenses, sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo:


I. A criação do Estado de Israel em 1948, acabou aumentado a tensão na região, fazendo com que os países da Liga Árabe, invadissem a região desencadeando a Primeira Guerra Árabe-Israelense (1948-1949), que reduziu o domínio territorial israelense sobre a palestina;


II. Em 1956, os atritos de fronteira entre Egito e Israel e o reconhecimento do canal de Suez como egípcio desencadearam a Segunda Guerra Árabe-Israelense, também conhecida como Guerra de Suez. O Egito contou com ajuda militar soviética e saiu vitorioso;


III. Em 1967, a tensão na região culminou com a Guerra dos Seis Dias (Terceira Guerra ÁrabeIsraelense). A vitória israelense levou à ocupação de Gaza, Península do Sinai, Colinas de Golan, Cisjordânia e Egito. Todas as regiões conquistadas por Israel neste conflito, foram posteriormente devolvidas aos seus respectivos países de origem.


Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar:

Alternativas
Q3111951 História

O século XVI foi marcado pela Reforma Religiosa, o que acabou com a hegemonia política e espiritual da Igreja Católica e abalou a autoridade do papa. Na Inglaterra, o líder da revolução protestante foi o próprio rei Henrique VIII, que rompeu com o papado usando problemas pessoais. Sobre a Reforma Protestante na Inglaterra, analise as afirmativas abaixo:


I. Henrique VIII pretendia desfazer seu casamento com Ana Bolena para casar-se com Catarina de Aragão, alegando querer um herdeiro para o trono Inglês. Tal ato não foi aceito pelo papa;


II. Em 1534, Henrique VIII rompeu oficialmente com a Igreja de Roma, publicando o Ato de Supremacia, documento por meio do qual tornava-se chefe da Igreja na Inglaterra; 

Alternativas
Q3111947 História
Segundo estudos do historiador Eric Hobsbawm, a Primeira Guerra Mundial envolveu todas as grandes potências, e na verdade quase todos os Estados europeus, com exceção de:
Alternativas
Q3111946 História

“As concepções europeias sobre os africanos começaram a mudar no século XVIII, à medida que eram vistos em termos mais humanitários. Essas levaram à exigência da abolição do tráfico de escravos”.

(In: Silvério, Valter Roberto. Síntese da coleção História Geral da África: Século XVI ao século XX / coordenação de Valter Roberto Silvério e autoria de Maria Corina Rocha, Mariana Blanco Rincón, Muryatan Santana Barbosa. – Brasília: UNESCO, MEC, UFSCar, 2013, p. 197)


Sobre o referido contexto, analise as afirmativas abaixo:


I. Em 25 de março de 1807, a Inglaterra aboliu o tráfico, essa foi a segunda abolição oficial, depois da Dinamarca em 1802.


II. O tráfico brasileiro durou até 1888, já em cuba durou até 1866.


III. Na França, a veiculação de ideias como a do filósofo Diderot, encorajaram a aversão à escravatura.


Em relação as afirmativas acima, é correto afirmar:

Alternativas
Q3108094 História
“A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encarar, razoavelmente, como uma Terceira Guerra Mundial, embora uma guerra muito peculiar. (...) A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial. Mais que isso: apesar da retórica apocalíptica de ambos os lados, mas sobretudo do lado americano, os governos das duas superpotências aceitaram a distribuição global de forças no fim da Segunda Guerra Mundial (...). A URSS controlava uma parte do globo, ou sobre ela exercia predominante influência — a zona ocupada pelo Exército Vermelho e/ou outras Forças Armadas comunistas no término da guerra — e não tentava ampliá-la com o uso da força militar. Os EUA exerciam controle e predominância sobre o resto do mundo capitalista, além do hemisfério norte e oceanos (...). Em troca, não intervinha na zona aceita de hegemonia soviética.” HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 224.
O texto do historiador inglês procurou abordar as principais características das relações internacionais no período conhecido como Guerra Fria.
Do ponto de vista estratégico, os Estados Unidos procuraram manter sua influência no mundo a fim de combater o expansionismo do comunismo soviético.
Qual das alternativas abaixo NÃO representou uma intervenção estratégica dos Estados Unidos para manter a sua influência mundial no período histórico mencionado no texto?
Alternativas
Q3108093 História
“O Holocausto foi um período da história na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando milhões de judeus foram assassinados por serem quem eram.
Os assassinatos foram organizados pelo partido nazista alemão, liderado por Adolf Hitler.
Os judeus foram o principal alvo dos nazistas.
Quase sete em cada 10 judeus na Europa na época foram assassinados por causa de sua identidade”.
Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cd189gdr7l5o. Acesso em: 24 nov. 2024.

A partir dessas informações assinale a alternativa abaixo que contém, respectivamente, um argumento usado na época para justificar esse ato e; um evento de mesma natureza, registrado pela História após 1945. 
Alternativas
Q3108091 História
“A crise econômica mundial causada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York, em 1929, a insatisfação militar com os sucessivos governos civis e a morte de João Pessoa serviram como estopim para a formação de uma junta governamental que desconsiderou as eleições e formou um novo governo. Esse movimento se efetivou em novembro de 1930, quando Júlio Prestes foi deposto e o poder foi passado a Getúlio, o que pôs fim à chamada República Velha e iniciou a Era Vargas.
A Era Vargas compreende três períodos: o Governo Provisório (1930-1934), o Governo Constitucional (1934-1937) e o Estado Novo (1937-1945).
Com a Revolução de 1930, Vargas implementou transformações significativas por meio de políticas públicas que visavam atender a nova configuração do país e do ser social brasileiro”.
Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/39/eravargas-e-a-educacao-um-estudo-do-contexto-historico-epolitico-dos-avancos-educacionais-da-epoca. Acesso em: 23 nov. 2024 (Com adaptação).

Dentre as principais políticas adotadas por Getúlio Vargas nesse contexto histórico, merecem destaque, EXCETO
Alternativas
Q3108087 História
“O auge do totalitarismo aconteceu nas décadas de 1920 e 1930, na Europa, e o surgimento desse sistema político está diretamente relacionado com as consequências do pós-guerra. A Primeira Guerra Mundial foi um acontecimento marcante na história mundial e, ao fim desse conflito, o saldo deixado foi de destruição, morte e muita crise – tanto política quanto econômica. O ápice do totalitarismo na Europa aconteceu quando os nazistas ascenderam ao poder na Alemanha em 1933”.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/regimetotalitario.htm. Acesso em: 23 nov. 2024 (Adaptado).
Qual das ações abaixo NÃO foi utilizada por Adolf Hitler para consolidar seu regime na Alemanha nazista? 
Alternativas
Q3108084 História

Imagem associada para resolução da questão


“Tinha cinco metros o mapa que dominou o encontro em Berlim, que teve lugar na Chancelaria do Reich. Mostrava o continente africano, com rios, lagos, nomes de alguns locais e muitas manchas brancas.

Quando a Conferência de Berlim chegou ao fim, a 26 de fevereiro de 1885, depois de mais de três meses de discussões, ainda havia grandes extensões de África onde nenhum europeu tinha posto os pés”.


Disponível em:

https://www.dw.com/pt-002/confer%C3%AAncia-de-berlimpartilha-de-%C3%A1frica-decidiu-se-h%C3%A1-130- anos/a-18283420. Acesso em: 24 nov. 2024.


Um dos principais objetivos dessa Conferência era:


Alternativas
Q3108082 História
“Antiguidade Clássica é o período da história europeia, na região do Mediterrâneo, entre o século VIII a. C. e o século V d.C. Abrange a história da Grécia antiga, do Helenismo e do Império Romano, conhecidas como mundo greco-romano. A Antiguidade Clássica, portanto, diz respeito à produção cultural grecoromana”.
Disponível em: https://studhistoria.com.br/qq-isso/antiguidade-classica/. Acesso em: 24 nov. 2024.
Sobre as relações de produção desenvolvidas no interior do modo de produção escravista dominante na Antiguidade Clássica, pode-se afirmar que:
Alternativas
Q3108081 História
“A Antiguidade é um período da história humana que se iniciou em torno de 4000 a.C. e findou em 476 d.C. É dividida em Oriental (compreendendo as civilizações egípcia, mesopotâmica, fenícia e hebraica) e Ocidental (formada pelas civilizações romana e grega).
A definição de Antiguidade é baseada na episteme europeia. Dessa forma, foram consideradas na formação desse período apenas as civilizações que tiveram contato com os europeus, excluindo tantas outras, como as asiáticas e africanas”.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-quee/historia/o-que-e-antiguidade.htm. Acesso em: 22 nov. 2024 (adaptado).
Um dos principais eventos que marcaram a Antiguidade Clássica foi a expansão territorial do Império Romano. Uma consequência decorrente dessa expansão foi a(o):
Alternativas
Q3106403 História
O Brasil participou da Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados, enviando tropas para a Europa. Qual das afirmativas está correta sobre a participação brasileira?
Alternativas
Q3106401 História
Leia o documento abaixo:

"Nós, por conseguinte, representantes dos ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, reunidos em CONGRESSO GERAL, apelando para o Juiz Supremo do mundo pela rectidão das nossas intenções, em nome e por autoridade do bom povo destas colónias, publicamos e declaramos solenemente: que estas colónias unidas são e de direito têm de ser ESTADOS LIVRES E INDEPENDENTES; que estão desobrigados de qualquer vassalagem para com a Coroa Britânica, e que todo vínculo político entre elas e a Grã-Bretanha está e deve ficar totalmente dissolvido; e que, como ESTADOS LIVRES E INDEPENDENTES, têm inteiro poder para declarar a guerra, concluir a paz, contrair alianças, estabelecer comércio e praticar todos os actos e acções a que têm direito os estados independentes. E em apoio desta declaração, plenos de firme confiança na protecção da Divina Providência, empenhamos mutuamente nossas vidas, nossas fortunas e nossa sagrada honra."
Trecho da A DECLARAÇÃO DE INDEPENDÊNCIA D OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. Fonte: escola. britannica.com.br.

Complete a lacuna:
"As independências na América espanhola foram fortemente influenciadas pelo exemplo da Independência dos Estados Unidos e pela ____________."
Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3106400 História

Considere a imagem abaixo:


Q27.png (256×347)


Fonte: https://oridesmjr.blogspot.com/2011/04/vida-dos-servos -na-idade-media.html



A relação entre senhores feudais e servos no feudalismo europeu era baseada em obrigações mútuas e desigualdades. Sobre esse assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Q3106396 História

Considere o mapa abaixo:


Q23.png (337×407)


Fonte: https://www.worldhistory.org/image/169/map -of-the-fertile-crescent/



Na Mesopotâmia, conhecida como "terra entre rios", surgiram algumas das primeiras civilizações. Sobre essa região, quais das afirmações a seguir estão corretas?

Alternativas
Q3106395 História

Considere a imagem abaixo:



Q22.png (446×252)

Congresso de Viena. Fonte: https://politikaakademisi.org/2015/06/15/the-congress-of-vienn a-an-attempt-for-the-balance-of-power-or-composition-of-a-new-heg emony/



A Era Napoleônica e o Congresso de Viena deixaram marcas profundas na Europa. Marque a alternativa incorreta sobre esses eventos:

Alternativas
Q3106392 História
Durante a expansão romana, a construção de uma rede de estradas foi crucial para a consolidação do império. Indique a afirmativa correta sobre essa infraestrutura:
Alternativas
Q3106391 História
Na Grécia Antiga, a cidadania era um privilégio restrito a certos grupos. No caso de Atenas, tinham direito à cidadania, com a possibilidade de participação ativa na democracia direta ___________.

Complete a frase acima e assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: C
4: A
5: C
6: C
7: B
8: A
9: D
10: A
11: E
12: B
13: D
14: A
15: D
16: C
17: B
18: D
19: D
20: D