Questões de Concurso
Sobre era vargas – 1930-1954 em história nível fundamental
Foram encontradas 59 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
I. Centralização do poder e incentivo ao crescimento do setor industrial.
II. Fortalecimento do federalismo, delegando às polícias militares estaduais a tarefa de conter os extremismos de grupos de direita
III. Alinhamento com o socialismo e adoção da coletivização da produção agrícola.
IV. Promulgação da Constituição de 1934, que incorporou o voto feminino e direitos trabalhistas.
Sobre o contexto político que culminou na Revolução de 1930, é incorreto afirmar que:
I- A ditadura do Estado Novo dependia do esforço de seus órgãos parar associar a imagem de Cargas como representante da nação. Um dos principais alicerces dessa proposta foi representado pelo Ministério da Educação e Saúde (MES) ao indicar a importância que o Estado Novo atribuía à cultura como instrumento desse modelo. Sob a liderança do ministro Gustavo Capanema, foi desenvolvido um projeto cultural voltado para promover pesquisas sobre o Brasil e preservar suas raízes culturais.
II- O Estado Novo, ao buscar legitimidade popular e difundir seu ideário político, criou o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), cujas atribuições habilitavam a intervenções nos meios de comunicações. A título de exemplo, em 1939, o DIP iniciou a difusão da propaganda oficial por meio da transmissão radiofônica diária, em cadeia nacional, a “Hora do Brasil”.
III- Ao promover a criação de símbolos da identidade nacional, o Estado Novo promoveu a valorização de obras cujas temáticas evocassem a boemia carioca e "malandragem", as quais passaram a ser celebradas como expressões autênticas da brasilidade, que o regime buscava exaltar.
IV- O Queremismo, movimento que marcou o fim do Estado Novo, estava relacionado com o anseio de parcela da sociedade em depor Getúlio Vargas. No segundo semestre de 1945, o Queremismo dispunha de dezenas de comitês situados em várias cidades do país, e os militantes estavam engajados numa atividade política caracterizada por comícios, abaixo-assinados e panfletagem.
1.“Façamos a revolução antes que o povo a faça.” A frase, atribuída ao governador de Minas Gerais Antônio Carlos de Andrada, deixa entrever a ideologia política da Revolução de 1930, promovida pelos interesses da burguesia cafeicultora de São Paulo, com vistas à valorização do café.
2. Com o impacto da crise de 1929, o então presidente paulista Washington Luís resolveu apoiar a candidatura do mineiro Júlio Prestes, mantendo o antigo arranjo da “Política do Café com Leite”, em que os latifundiários mineiros e paulistas alternavam-se no mandato presidencial.
3. Insatisfeitos com a formação da chapa defendida pelo presidente Washington Luís, um grupo de oligarcas dissidentes criou uma chapa eleitoral contra a candidatura de Júlio Prestes. Conhecida como Aliança Liberal, a chapa encabeçada pelo fazendeiro gaúcho Getúlio Dorneles Vargas prometia um conjunto de medidas reformistas.
Em relação às afirmativas apresentadas, é correto apontar que:
I - O assassinato do político paraibano João Pessoa foi o evento decisivo que acelerou as articulações dos golpistas, com o objetivo de depor o presidente Washington Luís.
II - Havia na política nacional uma tradição de alternância na ocupação dos cargos do Executivo federal, garantindo a representação de todas as regiões do país, sem privilegiar os estados mais poderosos, como São Paulo ou Minas Gerais.
III - O governador Getúlio Vargas, no Rio Grande do Sul, manteve seu apoio ao governo federal, mesmo estando envolvido nas articulações políticas que resultaram na criação da Aliança Liberal.
Acerca dessas medidas, pode-se destacar o/a:
Sobre a Era Vargas, assinale a opção correta acerca das seguintes assertivas:
I – No início do século XX, o Brasil não enfrentou crises severas na economia e na política, não havendo motivos relevantes, portanto, para a deflagração da Revolução de 1930.
II – Quanto às novações introduzidas no constitucionalismo pátrio pela Constituição de 1937, podemos mencionar a definição de direitos políticos, com a admissão do voto feminino e do voto secreto.
III – A Constituição democrática de 1937 instituiu um constitucionalismo social, notadamente inspirado na Constituição de Weimar, de 1919, sendo o primeiro documento constitucional do Brasil a disciplinar os direitos sociais.
A arrancada industrial no primeiro governo Vargas foi favorecida por diversos fatores, entre eles:
I – Instituição de impostos interestaduais, além de empréstimos à indústria com juros elevados;
II –internamente, o Estado investiu pesado no desenvolvimento da pecuária, visando suprir as necessidades do mercado brasileiro.
III – A fixação do salário-mínimo em 1940 que, além de amortecer possíveis conflitos entre empregado e empregador, favorecia a acumulação de capital, reduzindo os gastos do empresariado com folha de pagamento.