Questões de Concurso Sobre questões sociais em atualidades

Foram encontradas 1.746 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3110347 Atualidades
Em setembro de 2024, o Brasil registrou a menor taxa de desemprego de uma série histórica produzida pelo IBGE desde 2012. Apesar deste número positivo, podemos considerar que: 
Alternativas
Q3108865 Atualidades

Analise a manchete de jornal a seguir:


“Baixa taxa de vacinação abre caminho para doenças

esquecidas



Em 10 anos, vacinas como BCG, Poliomielite e Tríplice Viral tiveram redução na cobertura vacinal o que pode prejudicar a saúde na infância e colocar o país em uma crise sanitária” 


Disponível em https://www.correiobraziliense.com.br/ciencia-e-saude/2024/06/6885940- baixa-taxa-de-vacinacao-abre-caminho-para-doencas-esquecidas.html.


A manchete acima alerta para a necessidade de 

Alternativas
Q3108861 Atualidades
Analise a notícia a seguir:


Em 2024, tivemos uma situação histórica nas Olimpíadas de Paris: pela primeira vez, o número de mulheres foi maior do que o de homens na delegação brasileira. Dos 276 atletas, 153 foram mulheres, o que corresponde a 55% do total.

Isto se refletiu também nas conquistas pelas medalhas de ouro, que vieram todas das mãos de mulheres: Beatriz Souza, no judô; Rebeca Andrade, no solo da ginástica artística; e a dupla Ana Patrícia e Duda, no vôlei de praia.

Mayumi Maciel, para o Instituto Aurora. Publicado em 14/08/2024. Disponível em https://midianinja.org/o-que-a-agenda-olimpica-significou-em-termos-praticos-para-paris2024/.


A Agenda Olímpica 2020 trata-se de um conjunto de 40 recomendações detalhadas, cujo objetivo global era proteger e perpetuar os valores olímpicos, assim como fortalecer o papel do esporte na sociedade. Essas propostas influenciaram a organização da Olimpíada de Paris 2024. A notícia acima apresentada se relaciona a um objetivo da Agenda Olímpica de 2020, que é o 
Alternativas
Q3108856 Atualidades
Analise a notícia a seguir:

Um péssimo cheiro do altar: a vida antes dos cemitérios

A vida sem cemitério não era, digamos, muito salubre. Nós, por exemplo, rezávamos em cima dos cadáveres.

Até meados do século 19, no Brasil, o costume era enterrar os mortos dentro das igrejas. E esse era o enterro mais honrado, reservado a nobres e bispos - os pobres e escravos eram enterrados ao lado, numa vala comum. Na maior parte das vezes, nem caixão era usado. Os corpos eram sepultados na terra suja e repleta de ossos de defuntos antigos.[...]

Disponível em https://aventurasnahistoria.com.br/noticias/almanaque/um-certocheiro-do-altar-a-vida-antes-dos-cemiterios.phtml.


O abandono das práticas descritas no texto acima foi provocado pelo 
Alternativas
Q3108853 Atualidades
"A pandemia de covid-19 foi assim classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no mês de março de 2020, três meses após a identificação.” 

Disponível em https://brasilescola.uol.com.br/geografia/pandemia-de-covid-19.htm.

Sobre a pandemia de Covid-19, o primeiro caso da doença foi identificado 
Alternativas
Q3108852 Atualidades

Analise a notícia a seguir:


“Nova lei denomina o 19 de abril como o Dia dos Povos

Indígenas, em substituição ao Dia do Índio.



O tradicional Dia do Índio, comemorado todo 19 de abril, passa a ser chamado oficialmente de Dia dos Povos Indígenas. É o que define a Lei nº 14.402/2022. A mudança do nome da celebração tem o objetivo de explicitar a diversidade das culturas dos povos originários. A nova lei é oriunda de projeto de lei da deputada, aprovado pela Câmara dos Deputados no fim do ano passado e pelo Senado em maio deste ano.”


Disponível em https://www2.camara.leg.br/acamara/estruturaadm/secretarias/secretaria-da-mulher/noticias/nova-lei-denomina19-de-abril-como-dia-dos-povos-indigenas-em-substituicao-ao-dia-do-indio. Com

adaptações.


Ao renomear a data, a Lei busca 

Alternativas
Q3106282 Atualidades
Apesar da melhora no cenário pandêmico em 2023 e 2024, qual medida de saúde pública o Brasil manteve para prevenir novas crises sanitárias? 
Alternativas
Q3098984 Atualidades
Um cantor sertanejo brasileiro, famoso nos anos 1990 por sucessos como “não aprendi dizer adeus” e “talismã” teve seu nome incluído na “lista suja” do trabalho escravo do Ministério do Trabalho e Emprego. Na fazenda Lakanka, seis trabalhadores dormiam em camas de tábua de madeira, em local insalubre, à revelia de direitos trabalhistas, além de outras características como água potável de qualidade duvidosa. A defesa comunicou que a fazenda estava arrendada e a responsabilidade pelas instalações não seria do cantor, que mesmo assim se dispôs a pagar as multas e indenizações aplicadas. Qual das alternativas abaixo se refere a este cantor?
Alternativas
Q3090776 Atualidades
A Organização Mundial de Saúde (OMS), declarou em março de 2020 que o mundo vivia uma pandemia de Covid-19, tendo um quadro sanitário sem precedentes nos últimos 100 anos. A pandemia da doença pelo coronavírus, pode ser considerada como um dos grandes desastres de proporções imensuráveis para a saúde pública de um país. Assim, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q3082904 Atualidades
A Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) na população indígena Yanomami atingiu 114,3 a cada mil nascimentos em 2020. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o número é 10 vezes maior que a Taxa de Mortalidade Infantil no Brasil e supera a dos países africanos Serra Leoa e República Centro-Africana, que estão entre os mais pobres do mundo e têm os maiores índices de mortalidade de crianças. Serra Leoa tinha, em 2020, Taxa de Mortalidade Infantil de 80,5 e a República Centro-Africana, de 77.Segundo relatório da Missão Yanomami, divulgado pelo Ministério da Saúde, a desnutrição apresentou-se como uma das principais causas de óbito entre as crianças.

Fonte: Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional, Publicado em 09/02/2023. Link: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2023-02/mortalidade-infantil-yanomami-e-10-vezes-maior-que-do-pais.

Sobre a utilização da Taxa de Mortalidade Infantil enquanto Indicador de Situação de Saúde, assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q3065413 Atualidades
 O trânsito é um dos principais desafios das grandes cidades brasileiras. Uma das ações mais promissoras para melhorar a mobilidade urbana no Brasil e reduzir os impactos ambientais é:
Alternativas
Q3060860 Atualidades
A pandemia de Covid-19 impactou o Brasil e o mundo em diversos aspectos. O avanço da vacinação, no entanto, trouxe esperança para a recuperação em 2021. Qual vacina contra a Covid-19 foi a primeira a ser aplicada no Brasil?
Alternativas
Q3056220 Atualidades
Extremamente complexo e, não raro, contraditório, o mundo contemporâneo em muito se distingue dos séculos que o precederam. Na economia, na política, na cultura e nas relações sociais, a atual realidade mundial apresenta notáveis avanços, mas graves problemas insistem em continuar existindo. A partir dessas considerações, julgue o item.
A erradicação completa do analfabetismo em escala mundial foi, muito provavelmente, a maior conquista civilizatória da sociedade contemporânea. 
Alternativas
Q3056218 Atualidades
Extremamente complexo e, não raro, contraditório, o mundo contemporâneo em muito se distingue dos séculos que o precederam. Na economia, na política, na cultura e nas relações sociais, a atual realidade mundial apresenta notáveis avanços, mas graves problemas insistem em continuar existindo. A partir dessas considerações, julgue o item.
Um acontecimento significativo da sociedade contemporânea é a ascensão feminina: embora ainda longe da superação da desigualdade de gênero e experimentando graus variados de intensidade pelo mundo afora, as mulheres vão vencendo barreiras históricas e ocupando cargos e funções até então fora de seu alcance. 
Alternativas
Q3056217 Atualidades
Extremamente complexo e, não raro, contraditório, o mundo contemporâneo em muito se distingue dos séculos que o precederam. Na economia, na política, na cultura e nas relações sociais, a atual realidade mundial apresenta notáveis avanços, mas graves problemas insistem em continuar existindo. A partir dessas considerações, julgue o item.
Há uma crença generalizada de que, nos dias atuais, para se inserir competitivamente na economia crescentemente globalizada, um país precisa contar com um sistema educacional de qualidade e não excludente. 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: Instituto Consulplan Órgão: FUNASG - RJ Provas: Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Nutricionista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Cirurgião Dentista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Enfermeiro | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Fisioterapeuta | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Fonoáudiólogo | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Psicólogo | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Assistente Social | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Pediatra | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Angiologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Cardiologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Clínico Geral | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Dermatologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Endocrinologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Gastroenterologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Ginecologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Mastologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - MÉDICO NEUROLOGISTA | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Ortopedista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Otorrinolaringologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Pneumologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Proctologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Reumatologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Urologista |
Q3056130 Atualidades
O Analfabetismo na comunidade quilombola é três vezes maior que no restante da população. Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), realizado em 2022, aponta que pessoas quilombolas, a partir dos 15 anos, eram 2,7 vezes mais analfabetas do que a população residente no Brasil. Esse grupo etário também é o que apresenta maior deficiência educacional. O nível de alfabetização entre as mulheres foi maior do que nos homens e as regiões Sul, Norte e Centro-Oeste apresentaram o maior nível de alfabetismo, apesar de, quando comparado ao restante da população, o nível educacional ser muito inferior.
(Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/analfabetismo. Acesso em: julho de 2024.)

Entre os fatores que podem ser apontados para essa discrepância, é possível destacar:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: Instituto Consulplan Órgão: FUNASG - RJ Provas: Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Nutricionista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Cirurgião Dentista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Enfermeiro | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Fisioterapeuta | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Fonoáudiólogo | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Psicólogo | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Assistente Social | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Pediatra | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Angiologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Cardiologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Clínico Geral | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Dermatologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Endocrinologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Gastroenterologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Ginecologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Mastologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - MÉDICO NEUROLOGISTA | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Ortopedista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Otorrinolaringologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Pneumologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Proctologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Reumatologista | Instituto Consulplan - 2024 - FUNASG - RJ - Médico Urologista |
Q3056128 Atualidades
Mudanças climáticas contribuem para a proliferação do animal mais letal para o ser humano: o mosquito

Aumento da população do inseto está intimamente ligado a uma maior incidência de arboviroses. Embora eles sejam milimétricos e vulneráveis a um simples tapa, os mosquitos são considerados os animais mais letais de todo o planeta para os seres humanos. Isso porque, por meio de sua picada, muitos deles podem transmitir vírus perigosos. De acordo com o The World Mosquito Program (WMP), organização não governamental ligada à Universidade Monash, da Austrália, esses vetores são responsáveis por infectar mais de 700 milhões de pessoas no mundo e causam cerca de 1 milhão de mortes todos os anos.

(Disponível em: https://butantan.gov.br/butantan-educa/Acesso em: agosto de 2024.)

Apesar de serem, na maioria das vezes tão pequenos e erroneamente considerados insignificantes, os mosquitos estão diretamente relacionados a sérias doenças, tais como:
Alternativas
Q3055077 Atualidades
Em agosto de 2023, a BBC News Brasil publicou a matéria intitulada “Como funciona implante para tratar depressão resistente aplicado pela 1ª vez no Brasil”. Reporta-se tal matéria ao uso de determinado estimulador que “baseia-se na influência positiva nos aspectos cerebrais do humor e regulação emocional”. A implantação do aparelho estimulador nos pacientes “pode modular redes neurais desequilibradas na depressão, contribuindo para a melhoria dos sintomas. A forma como o aparelho estimulador é implantado se assemelha muito à do popular marca-passo. Na cirurgia, uma incisão é feita para colocá-lo sob a pele abaixo da clavícula esquerda ou próximo da axila esquerda. Na sequência, uma segunda incisão é realizada no pescoço para fixar três pequenos eletrodos [...] e esses eletrodos são ligados ao gerador por um condutor sob a pele”
[Trecho (adaptado) disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c4n0k4enl7lo#:~:text=A%20teoria%20do%20uso%20do,par a%20a%20melhoria%20dos%20sintomas. Acesso em 22/9/2024]

Este tratamento é conhecido como:
Alternativas
Q3028479 Atualidades
O programa educacional coordenado pelo Ministério da Educação para realizar a gestão das vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, que através do sistema executa a seleção dos estudantes com base na média da nota do Exame Nacional do Ensino Médio até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos e perfil socioeconômico para Lei de Cotas.
A afirmação refere-se ao programa
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: D
5: A
6: B
7: A
8: B
9: C
10: A
11: E
12: B
13: E
14: C
15: C
16: B
17: C
18: C
19: B
20: A