Questões de Concurso
Para access
Foram encontradas 518 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Com base no que ensina o Currículo Referência de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir:
I. A Educação Escolar Quilombola destina-se ao atendimento das populações quilombolas rurais e urbanas, em suas mais variadas formas de produção cultural, social, política e econômica.
II. Ela é regida por algumas normativas específicas que contemplam os princípios de organização dessa modalidade, tais como: a memória coletiva dessas populações; as práticas culturais; os festejos, usos, tradições e demais elementos que conformam o patrimônio cultural das comunidades quilombolas de todo o país; a territorialidade e respeito aos processos históricos de luta pela regularização dos territórios tradicionais dos povos quilombolas; a superação do racismo institucional, ambiental, alimentar; a articulação entre os conhecimentos científicos, os conhecimentos tradicionais e as práticas socioculturais próprias das comunidades quilombolas, em processo educativo dialógico e emancipatório.
III. A Educação Infantil configura-se como espaço estratégico fundamental para a construção de práticas sociais antirracistas e, portanto, deve-se cumprir o que preconiza as diretrizes e considerar no trabalho pedagógico dessas instituições de ensino, atividades com foco na desconstrução dos estereótipos raciais, e no fortalecimento das identidades étnico-raciais por intermédio da introdução de elementos da cultura e da história dos africanos em diáspora e dos afro-brasileiros.
Assinale
Em relação à Educação Especial e à Educação Inclusiva, analise as afirmativas a seguir:
I. As legislações educacionais e os documentos curriculares no Brasil estabelecem diretrizes para a educação especial. Elas visam garantir a inclusão e a igualdade de oportunidades para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE).
II. O termo educação especial foi cunhado inicialmente pela Declaração de Salamanca na literatura educacional. Na declaração, o termo assume o conceito de “escola para todos”, relacionado ao conjunto de alunos marginalizados pela escola, considerados todos como “estudantes com necessidades especiais”.
III. O ensino inclusivo pode ser definido como a prática da inclusão de todos – independentemente de seu talento, deficiência, origem socioeconômica ou cultural – em escolas e salas de aula provedoras onde as necessidades desses alunos estejam satisfeitas.
Assinale
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, o direito à liberdade compreende os aspectos listados nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
Em relação ao que estipula a Lei 9.394/96, analise as afirmativas a seguir:
I. Será objetivo permanente das autoridades responsáveis alcançar relação adequada entre o número de alunos e o professor, a carga horária e as condições materiais do estabelecimento.
II. Os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.
III. Os currículos devem abranger, obrigatoriamente, o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil, subordinando-o a uma visão global de mundo.
Assinale
A respeito das relações envolvidas na concepção política da escola, analise as afirmativas a seguir:
I. A busca pela hegemonia não se concretiza na criação das ideias. O pensamento dominante se torna irresistível aos dominados quando diluído por meio de instituições legítimas à sobrevivência social e criadas para esse fim.
II. A busca pela hegemonia encontra resistência à medida que os dominados também possuem sua concepção de mundo, embora a história descreva que esta concepção se sustenta pela sua prática cotidiana e quando não encontra o apoio de um pensamento político mais elaborado (intelectuais orgânicos), apenas revela as contradições sociais nas quais vivem, mas não possui força para superá-las.
III. Para constituir-se como “pedagogia do oprimido” ou contrahegemônica, é necessário um movimento político que transforme esse conhecimento em ideia pedagógica, não de forma espontânea, que contribuiria para o mascaramento das diferenças, ao falar de uma totalidade sem contradições.
Assinale