Questões de Concurso
Para access
Foram encontradas 891 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Observe a figura:
Fonte: Fonte: www.celedoneto.blogspot.com apud VILAR, José Wellington Carvalho. Geografia da produção, circulação e consumo. São Cristóvão: EDUFS/CESAD, 2006.
A figura acima expressa uma crítica relacionada ao tema: produção, circulação e consumo. Identifique a alternativa que melhor define esse contexto.
Excerto I. Ocorreu um grande fluxo populacional para os centros urbanos, atraído pela possibilidade de empregos e melhores condições de vida.
Excerto II. A velocidade e o padrão dessa urbanização, reproduziu e exponenciou as mesmas carências de serviços básicos de infra-estrutura, característicos do processo histórico de formação das cidades brasileiras.
Fonte: Machado, M. H. F. (2000). Urbanização e sustentabilidade ambiental: questões de território. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, (3), 81.
Sobre os excertos, assinale a alternativa correta.
Fonte: Ricklefs, R.E. A Economia da Natureza. Quinta edição. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2003.
De acordo com o texto, identifique a alternativa que contenha possíveis explicações para ter uma alta diversidade em determinado ambiente.
Fonte: O Lixo Agora é Problema de Todos Guia sobre Responsabilidade Compatilhada. Disponível em: https://www.gov.br/compras/pt-br/agente-publico/logistica-publica-sustentavel/mat eriais-de-apoio/biblioteca-digital/ProjetoCidadoGuiasobreResponsabilidadeComp atilhada.pdf
O aterro sanitário tem em sua composição alguns procedimentos a serem adotados, dentre eles:
I.Cobertura anual dos resíduos com material inerte.
II.Tratamento do chorume e gases.
III.Drenos de coleta de gases.
IV.Drenos para a coleta de líquidos e águas superficiais.
É CORRETO o que se afirma em:
(__) O organismo, a população, a comunidade, o ecossistema e a biosfera representam níveis de organização de estrutura e funcionamento ecológicos.
(__) Um habitat é uma faixa de condição que um organismo pode tolerar e a forma de vida que pode assumir.
(__) Diferentes espécies de organismos representam diferentes papéis no funcionamento do ecossistema.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA de cima para baixo.
I.Metabolismo energético onde a célula obtém energia necessária para crescer, dividir-se e movimentar-se.
II.Que o material energético seja capaz de controlar os processos que ocorrem no interior da célula.
III.Metabolismo de construção onde o alimento é convertido em material não vivo.
É CORRETO o que se afirma em:
Excerto I. Uma maior quantidade de energia penetrando no ecossistema pode ser compartilhada por um maior número de espécies.
Excerto II. Uma entrada maior de energia poderia levar a tamanhos populacionais menores e ao aumento das taxas de extinção.
Fonte: Ricklefs, R.E. A Economia da Natureza. Quinta edição. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2003 (modificado).
Sobre os excertos, assinale a alternativa CORRETA.
Coluna I
1. Mutualismo trófico.
2. Mutualismo defensivo.
3. Mutualismo dispersivo.
Coluna II
a. Em um ecossistema marinho, um peixe limpa a guelra de outro tipo de peixe, o primeiro se alimenta dos parasitas e o segundo fica livre da carga de alguns de seus parasitas.
b. As bactérias Rhizobium assimilam nitrogênio molecular do solo (N2 ), em troca precisam de carboidratos para a energia que precisam que será suprido pela planta.
c. Uma espécie de ave que se alimenta dos frutos de uma árvore, o primeiro ganha alimento e o segundo que o seu pólen seja carregado para outra planta da mesma espécie.
Correlacione as colunas I e II, e assinale a alternativa CORRETA.
Fonte: Ricklefs, R.E. A Economia da Natureza. Quinta edição. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2003.
Com base nas relações ecológicas, assinale a alternativa correta que indica a conclusão desse experimento.
Fonte: Ricklefs, R.E. A Economia da Natureza. Quinta edição. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2003.
A esse processo denomina-se:
Coluna I
1.Bivalves. 2.Gastropodes. 3.Cefalopodes.
Coluna II
a. Caracóis e lesmas. b. Ostras. c. Polvos e lulas.
Correlacione as colunas I e II, e assinale a alternativa CORRETA
Considerando que essa ordem será seguida rigorosamente, qual será a penúltima funcionária a enviar o lanche ao final dos três meses?
Amamentação Aumenta o Risco de Recorrência do Câncer de Mama?
(Texto adaptado com fins didáticos)
Dois estudos internacionais apresentados no Congresso Europeu de Oncologia (ESMO 2024) confirmaram que a amamentação após o câncer de mama não eleva o risco de recorrência ou de novos casos da doença. Essas pesquisas fornecem a primeira evidência de que amamentar é uma prática segura e viável para mulheres jovens que já passaram pelo tratamento.
O primeiro trabalho, chamado Positive Trial, analisou 516 mulheres com câncer de mama com receptores hormonais positivos, que interromperam o tratamento com hormonioterapia para engravidar. Elas haviam feito terapia hormonal por um período que variou entre um ano e meio e três anos antes de pausá-lo para ter um bebê.
Os resultados demonstraram que a gravidez, mesmo com a suspensão temporária do tratamento, não afetou negativamente as chances de cura. Após 41 meses de acompanhamento, dois terços das mulheres que engravidaram conseguiram amamentar, muitas delas por mais de quatro meses, sem qualquer efeito adverso na saúde das crianças.
Isso reforça que a interrupção da hormonioterapia em mulheres com câncer de mama em estágio inicial e receptores hormonais positivos não prejudica a taxa de cura.
O segundo estudo analisou quase 5 mil mulheres jovens com mutações nos genes BRCA, que sobreviveram ao câncer de mama. Entre as 474 pacientes que tiveram filhos, cerca de 25% conseguiram amamentar.
Muitas das que não puderam amamentar haviam retirado ambos os seios para reduzir o risco de novos tumores. Após um acompanhamento médio de sete anos, não foram observadas diferenças significativas nas taxas de recorrência ou de novos casos de câncer entre aquelas que amamentaram e as que não amamentaram. Também não houve diferenças na sobrevida livre de doença ou na sobrevida global.
Os resultados reforçam que a amamentação não aumenta o risco de recorrência do tumor, comprovando que essa prática é segura, mesmo em mulheres com mutações nos genes BRCA, um fator de risco bastante relevante para neoplasias da mama.
https://forbes.com.br/forbessaude/2024/10/fernando-maluf-amamentacao-aument a-o-risco-de-recorrencia-do-cancer-de-mama/