Questões de Concurso
Comentadas para if-pe
Foram encontradas 1.212 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Leia o TEXTO 12 para responder à questão .
TEXTO 12
A CADA 10 LOCAIS ATINGIDOS, 3 VOLTARAM A APRESENTAR MANCHAS DE ÓLEO APÓS LIMPEZA NO NORDESTE
Levantamento feito pelo G1 usou dados de todos os relatórios do Ibama desde o dia 29 de setembro e mostra que 83 pontos da costa apresentaram o retorno da poluição
Carolina Dantas, Fabio Manzano e Patrícia Figueiredo, G1 01/11/2019 05h01
Um terço das mais de 280 localidades atingidas pelo óleo no Nordeste chegaram a ser limpas, mas viram a poluição retornar ao menos uma vez. Ao todo, 83 praias e outras localidades tiveram a reincidência da contaminação.
A análise mostra que, em alguns locais, houve até três "idas e vindas" do óleo. Além disso, aponta que todos os nove estados apresentaram, em algum momento, o retorno da contaminação entre os dias 29 de setembro e 30 de outubro.
Disponível em: <https://g1.globo.com/natureza/desastre-ambiental-petroleo-praias/noticia/2019/11/01/a-cada-10-locais-atingidos-3-voltaram-a-apresentar-manchas-de-oleo-apos-limpeza-no-nordeste.ghtml>
Com a análise do TEXTO 12 e o acompanhamento das notícias sobre o desastre ambiental mencionado, veiculadas pela mídia regional e nacional, é CORRETO inferir que
I. a contaminação perceptível visualmente serve de indicador para monitorar a contaminação química.
II. a durabilidade da degradação provocada pelo desastre nas áreas já afetadas pelo óleo é, ainda, indefinida.
III.a contaminação de organismos marinhos pode chegar à população humana através da cadeia alimentar.
IV.a pesca e o comércio de pescados marinhos, estuarinos e fluviais ficarão comprometidos, uma vez que o risco de contaminação extrapola os limites do oceano.
V. O turismo no litoral do Nordeste não será muito impactado, uma vez que não há risco de contaminação através da pele, como, por exemplo, nos banhos de mar.
Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas
Leia o TEXTO 11 para responder à questão .
TEXTO 11
Os agentes externos (exógenos ou modeladores do relevo) são a chuva, os ventos, os rios, os oceanos, a alternância de temperatura, o gelo/degelo e os seres vivos, principalmente o homem. Essas forças podem atuar de forma simultânea, realizando um trabalho escultural ou de modelagem da paisagem. Assim, realizam um trabalho de desgaste nas áreas elevadas e de acumulação nas áreas rebaixadas.
TEXTO 10
O CONSELHO DE SEGURANÇA
O Conselho de Segurança é o órgão da ONU responsável pela paz e pela segurança internacionais. Ele
é formado por 15 membros: cinco permanentes, que possuem o direito a veto – Estados Unidos, Rússia,
Reino Unido, França e China – e dez membros não-permanentes, eleitos pela Assembleia Geral por dois
anos. Esse é o único órgão da ONU que tem poder decisório, isto é, todos os membros das Nações Unidas
devem aceitar e cumprir as decisões do Conselho.
De acordo com as informações dispostas no TEXTO 10, é CORRETO afirmar que os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU refletem
Leia o TEXTO 9 para responder à questão .
TEXTO 9
ÁFRICA DISCUTE BENEFÍCIOS E DESVANTAGENS DA GLOBALIZAÇÃO
Para muitas agências internacionais que atuam para aliviar a fome e a pobreza na África, a globalização é um assunto polêmico.
Os que são a favor do processo, como o ex-diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), Michel Camdessus, argumentam que a globalização vai levar à modernização da economia e à remoção dos impedimentos comerciais. Camdessus diz que "se deve conseguir reduzir a pobreza e estimular o crescimento econômico".
Mas os críticos, como a entidade beneficente britânica ActionAid, argumentam que a liberalização do comércio está prejudicando a África. A ActionAid diz que a abertura comercial, especialmente na área agrícola, resultou na "ameaça ou destruição do meio de vida de milhões de agricultores" e na manutenção da pobreza.
Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/economia/021204_africadb.shtml>
Leia o TEXTO 8 para responder à questão .
TEXTO 8
O MESTRE-SALA DOS MARES
Há muito tempo nas águas da Guanabara
O dragão do mar reapareceu
Na figura de um bravo feiticeiro
A quem a história não esqueceu
Conhecido como o navegante negro
Tinha a dignidade de um mestre-sala
E ao acenar pelo mar na alegria das regatas
Foi saudado no porto pelas mocinhas francesas
Jovens polacas e por batalhões de mulatas [...]
KATER, T. Salve os inglórios! Historicidade e memória em O mestre-sala dos mares. Humanidades em diálogo, v. 7, p. 93-108, 26 mar. 2016. p. 99-100. Adaptado.
Leia o TEXTO 1 para responder a questão.
TEXTO 1
COMO DESENVOLVER UMA CULTURA DE COOPERAÇÃO E AFASTAR O BULLYING
(1) O desenvolvimento de uma cultura de cooperação está diretamente relacionado ao combate ao bullying. Isso porque entender o processo educacional como uma prática que conduza à cooperação e ao respeito mútuo ataca a raiz dessa violência. Mas quais métodos podem ser adotados para se posicionar contra o bullying? Qual o papel da escola na consolidação dos valores entre seus alunos?
(2) O desenvolvimento de uma cultura de cooperação, nas instituições de ensino, relaciona-se com o entendimento do espaço escolar não apenas como um local de ensino formal, mas, também, de formação do jovem como cidadão. Em outras palavras, a escola tem papel fundamental no desenvolvimento dos valores dos jovens, estabelecendo conceitos relacionados aos seus direitos e deveres, à cooperação, ao respeito e à solidariedade. Nesse contexto, o bullying vem sendo tratado com cada vez mais seriedade pela comunidade escolar e pelo governo de diversos países. No Brasil, inclusive, já existe uma lei antibullying.
(3) Apesar de não haver uma fórmula pronta para garantir a não ocorrência dessa prática, algumas medidas para o desenvolvimento de uma cultura de cooperação podem contribuir para evitar esse tipo de violência.
(4) Nessa perspectiva, é importante que a escola ofereça oportunidades para que os jovens entendam os benefícios do trabalho em equipe e a contribuição de cada um para o sucesso de atividades assim. Os jogos cooperativos são uma excelente ferramenta. Consistem em atividades nas quais é necessário um esforço conjunto para se atingir um objetivo comum, contrariando a estrutura competitiva e incentivando a participação total dos alunos. Desenvolver projetos e trabalhos em conjunto também é uma boa alternativa. Em um projeto anual ou semestral, é possível delegar funções e permitir que os alunos tomem responsabilidades diferentes.
(5) O mais importante desses processos é o desenvolvimento da comunicação, das trocas de ideias e das bagagens de conhecimento. É nessas trocas do trabalho coletivo que os alunos começam a perceber o impacto de suas diferenças na constituição de um objeto maior.
(6) Há, ainda, a importância do relacionamento com os alunos, em que professores e gestores podem oferecer oportunidades de diálogo que estimulem a abertura de um relacionamento de confiança e de cooperação. Nesse sentido, é imprescindível que a escola trabalhe temas como bullying e respeito às diferenças em campanhas com apoio da coordenação pedagógica. Aulas expositivas, debates, palestras e outras atividades podem compor a ação.
(7) Além disso, a comunicação deve ser estendida aos pais, fundamentais para a resolução dos problemas relacionados à educação, cuja participação é imprescindível para o sucesso das práticas adotadas. Os pais devem se envolver ativamente, aproximando-se das ações da escola, entendendo a importância e a necessidade de atuarem junto aos seus filhos no processo educacional.
Disponível em:<https://blog.wpensar.com.br/gestao-escolar/cultura-de-cooperacao-como-acabar-com-o-bullying/>
Releia o trecho a seguir, extraído do TEXTO 1, reflita sobre alguns aspectos gramaticais envolvidos na sua construção e assinale a alternativa CORRETA.
“Além disso, a comunicação deve ser estendida aos pais, fundamentais para a resolução dos problemas relacionados à educação, cuja participação é imprescindível para o sucesso das práticas adotadas.” (7° parágrafo)
Sobre créditos adicionais, de acordo com o que dispõe a Lei nº. 4.320, de 17 de março de 1964, leia os itens I a III, a seguir, e responda ao que se pede.
I. Destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica e dependem da existência de recursos disponíveis.
II. São abertos por decreto do Poder Executivo, que deles dará imediato conhecimento ao Poder Legislativo.
III. Destinados a reforço de dotação orçamentária e têm vigência adstrita ao exercício financeiro em que for aberto.
Os itens I, II, e III, nessa ordem, correspondem, respectivamente, aos créditos
A Lei nº. 4.320, de 17 de março de 1964, classifica a despesa orçamentária nas categorias econômicas corrente e de capital. As categorias econômicas são subdivididas em agrupamentos tais como os presentes nos itens I a IV a seguir. Observe-os e responda ao que se pede.
I. Despesas de Custeio.
II. Inversões Financeiras.
III. Investimentos.
IV. Transferências de Capital.
São despesas correntes apenas o(s) item(itens)
Acerca das alterações promovidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional pela Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que sancionou a reforma do Ensino Médio, analise as afirmativas a seguir:
I Os currículos do Ensino Médio incluirão, obrigatoriamente, o estudo da língua inglesa.
II A carga horária mínima anual para o Ensino Médio deverá ser ampliada de forma progressiva para mil e quatrocentas horas.
III Os itinerários formativos: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; e formação técnica e profissional comporão o currículo do Ensino Médio junto com a Base Nacional Comum Curricular.
IV Os sistemas de ensino, mediante disponibilidade de vagas na rede, possibilitarão ao aluno concluinte do Ensino Médio cursar até três itinerários formativos.
V A organização das áreas de que trata cada itinerário formativo e das respectivas competências e habilidades será feita de acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação.
Estão CORRETAS, apenas, as afirmativas
Faça a correspondência entre os indicadores de qualidade do curso e a definição de cada um deles:
1. Conceito do Curso (CC)
2. Conceito Preliminar do Curso (CPC)
3. Conceito Enade
4. Conceito Institucional (CI)
( ) Conceitos existentes acerca da Avaliação de Desempenho do Estudante divulgados no Cadastro eMEC.
( ) Conceito da Avaliação Externa divulgado no Cadastro e-MEC.
( ) Conceito da Avaliação Externa da instituição divulgado no Cadastro e-MEC.
( ) Indicador divulgado no Cadastro e-MEC.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é
Relacione o decreto, as leis e as resoluções com as afirmações e, em seguida, marque a alternativa que corresponde à sequência CORRETA.
1. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005.
2. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
3. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008.
4. Resolução CNE/CEB nº 2 de 11 de setembro de 2001.
5. Resolução CNE/CEB nº 02 de 30 de janeiro de 2012.
( ) O Poder Público promoverá a eliminação de barreiras na comunicação e estabelecerá mecanismos e alternativas técnicas que tornem acessíveis os sistemas de comunicação e sinalização às pessoas portadoras de deficiência sensorial e com dificuldade de comunicação, para garantir-lhes o direito de acesso à informação, à comunicação, ao trabalho, à educação, ao transporte, à cultura, ao esporte e ao lazer.
( ) O Ensino Médio é um direito social de cada pessoa, e dever do Estado na sua oferta pública e gratuita a todos.
( ) As instituições federais de ensino devem garantir, obrigatoriamente, às pessoas surdas acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação, desde a educação infantil até a superior.
( ) Por educação especial, modalidade da educação escolar, entende-se um processo educacional definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar, suplementar e, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns.
( ) Nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.