Questões de Concurso
Para exército
Foram encontradas 190 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Considere as seguintes descrições de um composto orgânico A:
1 – Apresenta 5 (cinco) átomos de carbono em sua cadeia carbônica, classificada como aberta, ramificada e insaturada.
2 – A estrutura da cadeia carbônica apresenta apenas 1 (um) carbono com hibridização do tipo sp, apenas 2 (dois) carbonos com hibridização sp2 e os demais carbonos com hibridização sp3.
3 – O composto é um alcadieno com massa molar de 68,0 g mol-1.
Dados:
Ligação |
Energia de ligação (kJ mol-1; 25 ºC e 1 atm) |
Ligação |
Energia de ligação (kJ mol-1; 25 ºC e 1 atm) |
C – C |
348 |
O = O |
495 |
C = C |
614 |
C = O |
799 |
H – O |
463 |
C – H |
413 |
volume molar gasoso nas Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP) = 22,4 L mol-1 |
Em relação ao composto acima descrito são feitas as seguintes afirmativas:
I – Considerando as características descritas do composto A, a nomenclatura regulada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC) é 3-metilbut-1,2-dieno.
II – O volume liberado, nas Condições Normais de Temperatura e Pressão, a partir de 20,4 g do composto A, é de 6,72 L de CO2, considerando a combustão completa, rendimento de 100% e comportamento de gás ideal.
III – O composto A é completamente solúvel em água.
IV – A entalpia de combustão teórica do composto A é de 3001 kJ mol-1.
V – O composto A apresenta em sua estrutura apenas 1 (um) carbono secundário.
Das afirmativas feitas, estão corretas apenas
A elaboração de representações científicas é muito importante para organizar observações e conclusões resultantes do trabalho de pesquisa dos cientistas. Na Química, um dos mais emblemáticos exemplos dessa prática são os modelos atômicos. Cada um reúne a contribuição de diversos estudiosos, apesar de geralmente ser atribuído a apenas um deles. Nas alternativas abaixo, são apresentados alguns dos modelos atômicos (por meio da referência nominal aos seus respectivos elaboradores) e os nomes de alguns cientistas cujos trabalhos, citados entre parênteses, contribuíram para a elaboração de alguns desses modelos. Podemos afirmar que a relação entre o modelo atômico e o estudioso cujo trabalho contribuiu para a construção do respectivo modelo está corretamente apresentada na alternativa:
As recentes tensões militares no leste europeu reacenderam preocupações mundiais sobre um local sensível: a Usina Nuclear de Chernobyl. Na madrugada do dia 26 de abril de 1986, em decorrência de falhas estruturais e humanas, um dos reatores da Usina explodiu, expondo parte do seu material radioativo. Um dos isótopos radioativos presentes na Usina no momento do acidente era o Césio-137, cuja meia-vida é de aproximadamente 30 anos.
Dado: 52=1,15
Baseado nestas informações, são feitas as seguintes afirmativas:
I – O porcentual de Césio-137 que permanecia na Usina no dia 26 de abril de 2022, em relação à quantidade presente no momento da explosão, desconsiderando quaisquer perdas de material não relacionadas ao decaimento radioativo, era de aproximadamente 43%.
II – O decaimento de um átomo de 55137Cs formando um átomo de 56137Ba evidencia a emissão de uma partícula alfa ( α ).
III – Quando uma partícula beta ( β ) é emitida, o número atômico (Z) aumenta em uma unidade, pois surge um novo próton da decomposição de um nêutron presente no núcleo, porém o número de massa (A) não se altera.
IV – a radiação gama emitida por um átomo de 57137Cs permanece no organismo humano por um período de meia-vida semelhante ao do radioisótopo.
Das afirmativas feitas, estão corretas apenas
Em relação à equação não balanceada a seguir, que representa o processo de obtenção de ferro a partir do óxido de ferro III presente no minério hematita, são feitas as seguintes afirmações:
Fe2O3 (s) + C (s) → Fe (s) + CO (g)
Dados: volume molar gasoso nas Condições Normais de Temperatura e Pressão (CNTP) = 22,4 L mol-1 constante de Avogadro = 6,0 x 1023 mol-1
I – A partir de 25 mol de óxido de ferro III e 960,0 g de carbono, podem ser obtidos 4,50 x 1025 moléculas de monóxido de carbono, considerando-se rendimento de 100% na reação.
II – O estabelecimento da ligação química entre um átomo de ferro e um átomo de oxigênio, no óxido de ferro III, ocorre através de uma ligação covalente polar.
III – A partir de 200,0 kg de hematita com 80% de pureza em relação ao óxido de ferro III, e quantidade suficiente de carbono, podem ser obtidos 67200 L de monóxido de carbono nas CNTP, considerando-se rendimento de 100% na reação.
IV – O monóxido de carbono apresenta geometria linear e é classificado como um óxido anfótero.
V – A obtenção de 130 mol de ferro, a partir de 100 mol de óxido de ferro III e quantidade suficiente de carbono, representaria um rendimento da reação de 65%.
Das afirmativas feitas, estão corretas apenas
Alexander Williamson foi um químico inglês que viveu entre os anos de 1824 a 1904. Williamson desenvolveu uma rota reacional para síntese de éteres a partir de álcoois, cujo mecanismo é o seguinte:
1ª Etapa
2ª Etapa
Considere que R e R’ representam radicais hidrocarbonetos e X representa um halogênio. De acordo com a rota reacional apresentada, indique a alternativa que contém a fórmula do éter produzido a partir dos reagentes fenilmetanol e 2-bromo-2-metilpropano.