Questões de Concurso
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( ) Ao configurar um questionário, na seção “Duração” é possível definir o dia e a hora que a atividade será aberta e o dia e a hora para encerramento. Além disso, é possível configurar um tempo limite que funciona como um cronômetro, marcando o tempo a partir do momento que o(a) aluno(a) iniciou a atividade, limitando o tempo para a execução da tarefa.
( ) Na seção “Nota”, quando estamos configurando um questionário, o parâmetro “Tentativas permitidas” possibilita definir o número de vezes que o(a) aluno(a) pode tentar realizar uma atividade, mesmo a atividade já tendo sido encerrada.
( ) Sobre a “Nota” de um questionário que pode ser respondido mais de uma vez, o Moodle sempre pega a nota da última tentativa do(a) aluno(a).
( ) Ao configurar um questionário, na seção “Restrições extras nas tentativas”, é possível definir uma senha para acessar a atividade através do parâmetro “Senha necessária”.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
I. É permitida a oferta de programa a distância para pós-graduação stricto sensu somente na modalidade profissional, não permitindo a modalidade acadêmica.
II. Pelo fato de ser a distância, os programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos a distância obedecerão às regras e exigências de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dependendo necessariamente de avaliação prévia da Capes, Ministério da Educação e Cultura (MEC) e Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, CNE/CES;
III. Em conformidade com o projeto pedagógico e previstos nos respectivos regulamentos sobre pesquisas de campo e atividades relacionadas a laboratórios: estágios obrigatórios, seminários integrativos, práticas profissionais e avaliações não são necessárias ser realizadas de forma presencial em um curso de programas stricto sensu a distância.
Está(ão) CORRETA(S):
( ) A simples implantação do Level Up! no Moodle, ou de qualquer outra ferramenta de gamificação, é suficiente para que esse trabalho surta efeito, gerando mais benefícios do que problemas. Não é preciso que a disciplina seja planejada de modo a considerar a gamificação.
( ) Com a incorporação da gamificação em uma disciplina, não há mais necessidade de feedback, pois isso não fará com que o processo de ganho de pontos seja motivante para os alunos. Nos jogos, o retorno deve ser esporádico, para que se mantenha o engajamento.
( ) O plugin Level UP, quando instalado no Moodle, disponibiliza recursos que permitem usar elementos de gamificação, tais como pontos, emblemas e quadro de líderes, tríade conhecida como PBL (points, badges, leaderboards).
( ) Algumas ferramentas de gamificação utilizam uma barra de progresso e passagens de nível como meio de motivação. A barra de progresso é uma ferramenta simples e muito usada em gamificação, pois causa a sensação de se estar progredindo, perto de completar alguma tarefa que trará uma recompensa.
( ) Pode parecer tolo que um desenho na tela, como a barra de progresso, tenha o efeito da sensação de se estar progredindo, mas, psicologicamente, a recompensa e o reconhecimento causam satisfação ao ser humano e o motivam a continuar o processo.
Assinale a alternativa com a sequência CORRETA, de cima para baixo:
I. Este software colaborativo permite a edição coletiva de documentos, usando um sistema que não necessita que o conteúdo tenha que ser revisto antes da sua publicação.
II. O que faz o wiki tão diferente das outras páginas da Internet é certamente o fato de poder ser editado pelos usuários que por ele navegam. É possível corrigir erros, complementar ideias e inserir novas informações. Assim, o conteúdo de um artigo se atualiza graças à coletividade.
III. Um dos principais expoentes dos wikis é a Wikipédia, um projeto de enciclopédia multilíngue livre, baseado na web, colaborativo e apoiado pela organização sem fins lucrativos Wikimedia Foundation.
IV. Um wiki só permite a alteração do conteúdo após 30 min de sua publicação e a revisão precisa ser aprovada pelo administrador do site.
Está(ão) CORRETA(S):
I. Recompensa financeira direta por completar determinada tarefa.
II. Criação e uso de jogos completos para aprendizado.
III. Tentativa e erro e conflitos.
Entre as opções, NÃO se enquadra(m) no conceito de gamificação aplicada à educação:
I. Pelo fato de a definição de Teoria da Aprendizagem não ser rigorosa, não se pode associála à aprendizagem cognitiva.
II. Conceitualmente, Teoria de Aprendizagem é uma construção humana para interpretar de forma sistemática uma área do conhecimento.
III. Uma das justificativas para não ser rigoroso com o termo Teoria de Aprendizagem, é que a própria definição de aprendizagem leva a muitos significados.
Está(ão) CORRETA(S):