Questões de Concurso Comentadas para progep

Foram encontradas 50 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Ano: 2011 Banca: PROGEP Órgão: UFPR
Q1239514 Biblioteconomia
De acordo com a CDU, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
1. Mineração de minério de ferro.
2. Mineração de minério de ferro no século XIX.
3. Crise econômica na mineração de minério de ferro.
4. Mineração de minério de ferro na Alemanha.
5. Minérios de hematita-magnetita.
( ) 622.341.1“18”
( ) 622.341.11
( ) 622.341.1(430)
( ) 622.341.1
( ) 622.341.1:338.124.4
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta na coluna da direita, de cima para baixo
Alternativas
Ano: 2011 Banca: PROGEP Órgão: UFPR
Q1237259 Biblioteconomia
Desatualização, desuso, duplicidade e desgaste são critérios de:
Alternativas
Ano: 2011 Banca: PROGEP Órgão: UFPR
Q1236855 Biologia
Considere os seguintes órgãos, numerados de 1 a 14:
1. Rim.
2. Pâncreas.
3. Baço.
4. Adrenal.
5. Tireoide.
6. Língua.
7. Laringe.
8. Esôfago.
9. Próstata.
10. Medula óssea.
11. Estômago.
12. Ureter.
13. Bexiga.
14. Linfonodo.
Assinale a alternativa que agrupa corretamente esses órgãos no respectivo sistema. 
Alternativas
Ano: 2011 Banca: PROGEP Órgão: UFPR
Q1236001 Medicina
A acidose metabólica não se caracteriza por:
Alternativas
Ano: 2011 Banca: PROGEP Órgão: UFPR
Q1232628 Farmácia
A indústria farmacêutica disponibiliza no mercado uma grande variedade de medicamentos em diferentes formas farmacêuticas, com o objetivo de facilitar a administração e obter o maior efeito terapêutico possível ou desejado.Sobre o assunto, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.
1. Via intramuscular.
2. Via intratecal.
3. Via intrassinuvial.
4. Via intravenosa.
5. Via intrapleural.
(  ) Bleomicina.
(  ) Cloreto de potássio 20%.
(  ) Metotrexato.
(  ) Betametasona.
(  ) Dexametasona.
Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo. 
Alternativas
Ano: 2011 Banca: PROGEP Órgão: UFPR
Q1229245 Administração Pública
A lei 8.666/93 elenca, em seu artigo 45, os seguintes tipos de licitação, aplicáveis a todas as modalidades, com exceção de concurso:
1. Menor preço: vence a proposta com melhor preço para a administração pública, ou seja, o menor.
2. Melhor técnica: vence a proposta de melhor técnica que aceitar o valor da proposta mais baixa entre todas as com a técnica mínima exigida no edital.
3. Técnica e preço: as propostas recebem uma nota que leva em conta a técnica e o preço, com características previamente estabelecidas em edital. Vence a com melhor nota.
4. Maior lance ou oferta, sem qualificação prévia: não há requisitos para o proponente.
Assinale a alternativa correta
Alternativas
Ano: 2011 Banca: PROGEP Órgão: UFPR
Q1222728 Administração Geral
Recomenda-se que, antes de formular a estratégia como um plano de ação, os gestores devam chegar a um acordo sobre missão, valores, visão e os objetivos estratégicos. Considerando isso, avalie os seguintes conceitos:
1. A missão diz respeito ao propósito ou à razão de existência da organização. 2. Os valores são os parâmetros que nortearão suas ações. 3. A visão refere-se às aspirações quanto aos resultados futuros. 4. Objetivos estratégicos descrevem os planos de ação para cumprir a estratégia.
Estão corretos os conceitos apresentados nos itens:
Alternativas
Ano: 2012 Banca: PROGEP Órgão: UFPR
Q1222557 Medicina
Sobre patologias de pregas vocais, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Os nódulos vocais são espessamentos de bordos livres de ambas as pregas, em junção de terço médio com terço posterior.
( ) O pólipo se caracteriza por ser processo inflamatório de prega vocal, geralmente unilateral, sendo sua base de implantação menor que a lesão, de aspecto angiomatoso, fibroso ou edematoso.
( ) O edema de Reinke se caracteriza por processo inflamatório que acomete a camada superficial da lâmina própria de ambas as pregas vocais, mas de forma assimétrica.
( ) O cisto epidermoide, ou cisto de inclusão, apresenta-se como formação nodular branco-amarelada no interior da prega vocal, podendo ou não fazer saliência na luz da laringe. É geralmente bilateral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2011 Banca: PROGEP Órgão: UFPR
Q1209683 Administração Geral
Sobre as diferentes bases de poder nas organizações, é correto afirmar:
Alternativas
Ano: 2012 Banca: PROGEP Órgão: UFPR
Q1209416 Radiologia
Uma paciente do sexo feminino de 62 anos de idade é submetida à ressonância magnética do abdome para avaliação de dor abdominal epigástrica, sendo identificada lesão multiloculada microcística (aspecto em “favo de mel”) com 5 cm de diâmetro localizada na cabeça pancreática, sem causar obstrução do colédoco ou do ducto pancreático. Assinale a alternativa correta com relação a essa lesão cística do pâncreas.
Alternativas
Ano: 2012 Banca: PROGEP Órgão: UFPR
Q1209392 Radiologia
Com relação à avaliação renal por ressonância magnética, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Imagens ponderadas em T1 em fase e fora de fase são úteis na caracterização de angiomiolipomas.
( ) No carcinoma de células renais de crescimento exofítico, imagens ponderadas em T2 permitem a diferenciação entre tumores contidos na cápsula renal daqueles que se estendem além da cápsula.
( ) Na hemoglobinúria paroxística noturna, a ressonância magnética pode demonstrar depósito de ferro no córtex renal.
( ) A ressonância magnética é superior à tomografia computadorizada para identificar e demonstrar as características dos septos nos cistos renais complexos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2012 Banca: PROGEP Órgão: UFPR
Q1209330 Radiologia
Com relação aos achados das lesões pancreáticas na ressonância magnética, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2012 Banca: PROGEP Órgão: UFPR
Q1200885 Português
Assinale a alternativa em que o texto está corretamente pontuado.
Alternativas
Ano: 2011 Banca: PROGEP Órgão: UFPR
Q1194344 Administração de Recursos Materiais
O controle de estoque é fundamental para o bom funcionamento de uma unidade de alimentação e nutrição. Sobre o controle de estoques, considere as seguintes afirmativas:
1. A utilização do estoque mínimo ocorre porque o consumo foi maior que o previsto, houve atraso no processamento ou atraso no prazo de entrega.
2. O estoque médio é 50% da quantidade a pedir, mais o estoque mínimo.
3. A posse do estoque custa uma determinada soma para a empresa, e os fatores considerados para esse custo são água, luz e limpeza.
4. A curva ABC é estabelecida para controle de estoque e aplicação adequada dos recursos financeiros da instituição.
5. A ultrapassagem do estoque máximo pode ter como causas o consumo menor que o previsto, a redução do tempo de processamento e a antecipação do prazo de entrega.
Assinale a alternativa correta
Alternativas
Ano: 2011 Banca: PROGEP Órgão: UFPR
Q1193138 Veterinária
Com relação à diarreia neonatal dos bezerros, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Ocorre por erro no manejo.
( ) Bactérias e vírus são as causas mais comuns da doença.
( ) Não oferece riscos econômicos à produção.
( ) Ocorre somente por causas alimentares.
( ) Fezes de coloração branca e ressecadas são um indicativo.
Assinale a alternativa que representa a sequência correta, de cima para baixo
Alternativas
Ano: 2012 Banca: PROGEP Órgão: UFPR
Q1187862 Farmácia
De acordo com a Instrução Normativa nº 11, de 8 de junho de 2005, do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) O estabelecimento que manipula produtos veterinários pode manter um estoque mínimo de preparações oficinais e de bases galênicas.
( ) Os equipamentos devem ser calibrados, no mínimo, uma vez ao ano, e uma etiqueta identificando a última calibração deve ser afixada no aparelho.
( ) O treinamento da equipe deve ser contínuo e pessoas não treinadas devem ter acesso restrito às áreas de manipulação.
( ) Para empresas que possuem filiais, é vedada a captação de prescrições magistrais para centralização da manipulação em apenas um estabelecimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2012 Banca: PROGEP Órgão: UFPR
Q1187788 Farmácia
Com base na RDC/ANVISA nº 67, de 8 de outubro de 2007, e suas alterações (RDC/ANVISA nº 87, de 21 de novembro de 2008, e RDC/ANVISA nº 21, de 20 de maio de 2009), considere as seguintes afirmativas:
1. As substâncias carbamazepina e fenitoína são definidas como fármacos de baixa potência.
2. A água que abastece a farmácia de manipulação deve ser inspecionada por meio de testes físico-químicos, no mínimo, a cada 12 meses.
3. A água destilada utilizada na manipulação das formulações deve ser inspecionada por meio de testes microbiológicos, no mínimo, a cada dois meses.
4. A preparação estéril obtida por fracionamento de especialidade farmacêutica estéril é dispensada do teste de micotoxina, desde que o prazo de utilização seja superior a 96 horas.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2012 Banca: PROGEP Órgão: UFPR
Q1185051 Veterinária
Nas infecções cutâneas pelo Staphylococcus pseudintermedius, principal agente etiológico das piodermites em cães, é correto afirmar:
Alternativas
Ano: 2012 Banca: PROGEP Órgão: UFPR
Q1184873 Veterinária
Em relação às respostas imunes contra brucelose e tuberculose em bovinos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2012 Banca: PROGEP Órgão: UFPR
Q1184705 Enfermagem
O Sistema Único de Saúde (SUS), fundamentado em três princípios finalísticos, ou seja, a serem alcançados – universalidade, integralidade e equidade na atenção à saúde –, tem como diretrizes estratégicas a descentralização, a regionalização, a hierarquização e a participação social. As Leis Orgânicas da Saúde (Leis 8.080/90 e 8.142/90) definem as atribuições da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, com atribuições que exigem um elevado grau de coordenação entre as esferas federal, estadual e municipal. Para implantar mecanismos necessários de coordenação, foram editadas, durante o ano de 1990, as Normas Operacionais Básicas do SUS (NOB SUS).
Considerando essas referências e todo o desfecho de consolidação do SUS, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) As NOAS (Norma Operacional da Assistência à Saúde, 2001 e 2002) tiveram como objetivo orientar o processo de regionalização e hierarquização dos serviços de saúde, de modo a definir responsabilidades operacionais de cada esfera de governo.
( ) O Conselho Nacional de Saúde (CNS) é composto por representantes de entidades e movimentos representativos de usuários, entidades representativas de trabalhadores da saúde, governos e prestadores de serviços e constitui-se na instância máxima de deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde brasileiras.
( ) A NOB 01/91 criou a AIH (Autorização de Internação Hospitalar), bem como o SIH (Sistema de Informação Hospitalar) e os Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde.
( ) A NOB 01/96 aperfeiçoa a gestão e a organização dos serviços de saúde no país, na qual o município passa a ser o principal responsável pelo atendimento às necessidades e demandas de saúde da população, bem como das necessidades de intervenções saneadoras em seu território. A partir dessa norma, fala-se em duas modalidades de gestão municipal, a Gestão Plena da Atenção Básica e a Gestão Plena do Serviço Municipal, ambas com recebimento de recursos para o atendimento básico e incentivos, mediante o cumprimento de metas e de pactos.
( ) O Pacto pela Saúde tem suas diretrizes publicadas em 2006, em Portaria do Ministério da Saúde no 399, e contempla o pacto firmado entre os gestores do SUS, de maneira a possibilitar a efetivação de acordos entre as três esferas de gestão do sistema, sendo reflexo do processo de descentralização e municipalização das ações e serviços de saúde do SUS.
Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: B
4: D
5: E
6: C
7: D
8: D
9: A
10: E
11: B
12: C
13: C
14: A
15: B
16: B
17: A
18: A
19: D
20: A