Questões de Concurso

Foram encontradas 274 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3089021 Medicina
Adolescente de 16 anos, sexo feminino, vem à consulta de rotina e relata que está fazendo dieta vegetariana restrita há 6 meses. Exame físico sem anormalidades.
A paciente deve ser orientada quanto ao risco de deficiência de 
Alternativas
Q3089020 Medicina
Adolescente de 12 anos, sexo masculino, é atendido em unidade de pronto atendimento acompanhado da mãe com queixa de dificuldade para andar há 3 dias. Mãe refere que o mesmo apresentou um quadro de “gripe” há 6 dias, tendo feito tratamento sintomático por orientação médica. Ao exame físico apresenta dor à palpação das panturrilhas, moderada dificuldade para deambular, restante do exame físico sem anormalidades. Após realização de exames complementares foi constatado aumento muito acentuado de creatinoquinase.
A principal hipótese diagnóstica é: 
Alternativas
Q3089018 Medicina
Adolescente de 14 anos, jogador de handball na escola, queixa-se de dor na parte anterior e inferior da perna direita, próximo ao joelho. Piora com a subida de escadas da sua casa. Nega traumas. Ao exame físico: Dor à digito-pressão do local. Você solicita RX simples de perfil e antero posterior da perna direita, que apresenta irregularidade e presença de ossículo junto à tuberosidade anterior da tíbia.
O principal diagnóstico é: 
Alternativas
Q3089010 Medicina
Identifique a opção que representa uma possível causa de icterícia neonatal com hiperbilirrubinemia às custas de bilirrubina conjugada. 
Alternativas
Q3089005 Medicina
Menino de 6 anos de idade apresenta edema, eritema e ferida corto-contusa na mão esquerda após mordida do seu cão de estimação que ocorreu cinco horas antes de seu atendimento no serviço de emergência (SE). No SE foram realizados os procedimentos adequados de tratamento da ferida seguido de curativo. A profilaxia de infecção deve ser feita preferencialmente com um dos fármacos relacionados a seguir. Indique-o. 
Alternativas
Q3089003 Medicina
A pneumonia é definida como recorrente quando 
Alternativas
Q3089000 Medicina
Escolar realiza exame parasitológico de fezes por orientação de seu pediatra. O exame foi positivo para Ascaris lumbricoides e Giardia lamblia.
Indique o fármaco, dentre os relacionados a seguir, a ser prescrito como terapia preferencial para este paciente. 
Alternativas
Q3088997 Medicina
Observando os marcos do desenvolvimento de acordo com a faixa etária da criança, percebe-se, ao avaliá-la, a ausência de dois ou mais marcos para a faixa etária anterior da mesma; sendo assim, a impressão diagnóstica é 
Alternativas
Q3087582 Medicina
Olívia, 60 anos, procurou atendimento ginecológico com queixa de ressecamento vaginal, dificultando sua vida sexual. Queixase, ainda, de urgência urinária. Relata menopausa aos 50 anos, tendo utilizado terapia hormonal por via transdérmica durante cinco anos. O exame ginecológico mostrou vulva com diminuição dos coxins gordurosos e apagamento dos pequenos lábios; vagina com diminuição do pregueamento e presença de petéquias pelo espéculo.
A conduta clínica indicada é: 
Alternativas
Q3087578 Medicina
Em relação às massas anexiais, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3087057 Medicina
Uma paciente de 70 anos relata o aparecimento de dor constante no quadrante inferior esquerdo do abdome não irradiada há 2 dias. Nega náuseas ou vômitos. Nega febre e/ou calafrios. Refere eliminação de flatos sem alívio do desconforto. Sem evacuar há dois dias. Na história patológica pregressa refere constipação intestinal crônica, mas não notou mudanças recentes do seu ritmo intestinal. Ao exame físico, ela está alerta e move-se sem dor evidente. Exame cardiopulmonar sem anormalidades. Temperatura axilar de 38°C. Ruídos intestinais são auscultados, mas diminuídos. Na palpação leve e profunda, dor ocorre no quadrante inferior esquerdo do abdome com alguma defesa. Massa não é palpável no exame abdominal ou pélvico. O toque retal é normal. Sua contagem de leucócitos é de 12.000/ml.
Indique a causa mais provável do quadro apresentando pela paciente.
Alternativas
Q3087042 Medicina
Com relação ao uso da heparina de baixo peso molecular fracionada (HBPM) na profilaxia e no tratamento do tromboembolismo venoso, se pode afirmar que:
Alternativas
Q3087028 Medicina
Pedro, escolar de 10 anos, diabético tipo 1, vai à consulta médica e a mãe relata dificuldade do controle glicêmico pela manhã antes do desjejum. A glicemia capilar pela manhã encontra-se sempre elevada e com glicosúria positiva. A criança está em uso de insulina basal NPH ao jantar. Ao exame criança em bom estado geral, sem outras queixas.
A causa mais provável para a instabilidade apresentada pelo paciente é:
Alternativas
Q3087025 Medicina
Aponte a opção que representa uma possível causa icterícia neonatal com hiperbilirrubinemia às custas de bilirrubina conjugada.
Alternativas
Q3085604 Medicina
Com relação ao bloqueio beta-adrenérgico no preparo pré-operatório de um paciente com feocromocitoma para cirurgia, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3085602 Medicina
A osteoporose (OP) é uma doença silenciosa com uma alta incidência em mulheres na pós-menopausa.
Sobre essa doença, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q3085597 Medicina
Analise as afirmações a seguir sobre o tratamento farmacológico do diabetes melito tipo 2 (DM2).

I Os secretagogos da insulina são mais efetivos nos indivíduos com DM2 de início relativamente recente (menos de 5 anos) que não exibem qualquer produção endógena residual de insulina.
II Os agonistas do receptor GLP-1 aumentam a secreção de insulina estimulada pela glicose, suprimem o glucagon e retardam o esvaziamento gástrico. 
III Os inibidores da alfa-glicosidade reduzem a hiperglicemia pós-prandial ao retardar a absorção de glicose; não afetam a utilização de glicose e nem a secreção de insulina.
IV As sulfonilureias reduzem os níveis de glicose tanto em jejum, quanto pós-prandiais e devem ser iniciadas em pequenas doses que serão aumentadas a intervalos de 1 a 2 semanas tendo como base o automonitoramento da glicose sanguínea.
V Os inibidores do cotransportador de sódio-glicose 2 (SLGT2) reduzem o nível de glicose por meio da inibição seletiva desse cotransportador, que é expresso quase exclusivamente no túbulo contornado proximal do rim.

Estão corretas:
Alternativas
Q3085585 Medicina
Identifique a alteração cardíaca mais frequente no lúpus eritematoso sistêmico.
Alternativas
Q3085583 Medicina
A duração da profilaxia secundária de paciente com diagnóstico de febre reumática com doença valvular persistente, evidente clinicamente ou ao ecocardiograma é de
Alternativas
Q3085581 Medicina
A tinea nigra caracteriza-se por manchas castanhas escuras ou pretas nas palmas das mãos ou nas bordas dos dedos. Também acomete as regiões plantares e, eventualmente, outras áreas, como pescoço e tronco. É causada por um fungo filamentoso preto, denominado:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: D
4: A
5: E
6: B
7: A
8: D
9: D
10: C
11: B
12: A
13: C
14: A
15: E
16: B
17: D
18: A
19: D
20: E