Questões de Concurso

Foram encontradas 126 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2350837 Pedagogia
A Educação Básica é composta por três níveis, a saber:
Alternativas
Q2350836 Pedagogia
Quais são os benefícios das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) na educação?
Alternativas
Q2350835 Pedagogia
Refere-se à capacidade de uma pessoa usar e compreender as tecnologias digitais de forma significativa e eficaz. É a habilidade de navegar, acessar informações, comunicar-se, criar conteúdo e resolver problemas usando dispositivos eletrônicos, softwares e recursos online:  
Alternativas
Q2350832 Pedagogia
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define competências específicas para cada etapa da Educação Básica. Quais são as competências que orientam o desenvolvimento das aprendizagens essenciais nos anos iniciais, do 1º ao 5º ano?
Alternativas
Q2350831 Pedagogia
A concepção crítica ou sociopolítica enfatiza a análise da sociedade e a transformação social por meio da educação. O currículo é visto como uma ferramenta para desenvolver a consciência crítica dos estudantes. Quem é o autor que defende essa concepção?
Alternativas
Q2350830 Pedagogia
A Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, especificamente nos artigos 29 ao 31, regulamenta a educação infantil no Brasil. Essa lei é conhecida como
Alternativas
Q2350829 Pedagogia
Desenvolvida por Lev Vygotsky, a teoria enfatiza o papel das interações no processo de aprendizagem. Nessa concepção, o professor utiliza a zona de desenvolvimento proximal para mediar a aprendizagem do estudante. A qual teoria educacional esse autor se refere?  
Alternativas
Q2350828 Pedagogia
Baseada na ideia da transmissão de conhecimento do professor para o aluno geralmente em sala de aula, o centro do processo de ensino e de aprendizagem está no professor e no conteúdo. Essa teoria pedagógica é conhecida como
Alternativas
Q2350815 Educação Física
Leia o texto a seguir.

A ideia defendida e disseminada (e falsa) é a de que para termos uma população ativa esportiva e fisicamente precisamos de heróis esportivos que atuariam como exemplos, análoga à ideia de que para construirmos bons carros de passeio precisamos desenvolver carros de fórmula um.

BRACHT, Valter. Sociologia crítica do esporte: uma introdução/ 3.ed. — Ijuí: Ed. Unijuí, 2005.

O fator preponderante criticado pelo autor neste trecho refere-se
Alternativas
Q2350814 Educação Física
Segundo Rufino e Darido (2015), existem “determinadas características das ações motoras das práticas corporais, como os jogos, os esportes e também as lutas, que podem ser abordadas em uma concepção genérica por permearem todas essas práticas”. Em se tratando dos elementos fundamentais comuns, contemplados pela BNCC, o que deve ser observado em seus aspectos universalizantes são
Alternativas
Q2350813 Educação Física
Leia o texto a seguir.

As intenções da modernidade sobre o corpo humano podem ser traduzidas por duas vias. A primeira é a via de suspeita e da eliminação devido ao seu baixo rendimento informativo, sua fragilidade, gravidade e falta de resistência. Visão moderna e laicizada da ensomatose, o corpo é a parte maldita da condição humana, cuja técnica e a ciência buscam remodelar, refazer, “imaterializar”, na tentativa de libertar o homem de seu difícil enraizamento de carne. A segunda via, contraditoriamente, é a via da salvação pelo corpo por meio da exaltação de seu sentimento, a modelagem da sua aparência, a busca da sedução, a obsessão pela forma e bem-estar, a preocupação com a juventude. O corpo é o objeto privilegiado de um mercado desenvolvido nos últimos anos em torno dos cosméticos, da estética, das salas de ginástica, dos tratamentos de emagrecimento, da manutenção da forma, da busca do bem-estar ou do desenvolvimento das terapias corporais.

SANTOS, Renata Ferreira dos; GUTIERREZ, Gustavo Luis; ROBLE, Odilon José. Dança para pessoas com deficiência: um possível elemento de transformação pessoal e social. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Elsevier Editora, v. 41, set. 2019, p, 273.


Sobre a perspectiva da dança para pessoas com necessidades educativas específicas, os autores apontam duas cosmovisões do corpo e sua perfomance/aparência social que estão constituídas como parâmetros divergentes a partir, respectivamente:  
Alternativas
Q2350812 Educação Física
Ao estudar as relações de distinção acerca das metodologias de ensino da educação física, pode-se indicar como matrizes lógico-basilares: a diversidade cultural corporal, a razão comunicativa, a educação do movimento e a espiralidade, nas seguintes abordagens, respectivamente:
Alternativas
Q2350811 Educação Física
No que concerne à avaliação na educação física escolar, é possível inferir, após as influências dos movimentos renovadores da área a partir dos anos 1980 que
Alternativas
Q2350810 Pedagogia
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Lei nº 9394/1996, em seus artigos 26 e 35 menciona a educação física, ordenando-a como
Alternativas
Q2350809 Educação Física
Leia o texto a seguir.

Negar o conhecimento escolar sobre a cultura corporal é, portanto, um processo brutal de desumanização. É não reconhecer uma necessidade ontológica dos seres humanos. A necessidade de, pelo conhecimento clássico, pelas atividades guias, elevar a capacidade teórica, desenvolver, portanto a sua personalidade, sendo capaz de entender como nos tornamos seres humanos e quais as possibilidades do vir-a-ser onde prevaleçam os sentidos lúdicos, éticos e estéticos humanizantes dos elementos que compõe a cultura corporal […].

TAFFAREL, Celi Zulke. Pedagogia histórico-crítica e metodologia de ensino crítico-superadora da educação física: nexos e determinações. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 27, n. 1, p. 5-23, jan./abr. 2016. p. 20.


Os apontamentos trazidos pela autora expressam uma síntese crítica antagônica a um modelo de práxis educativa na educação física advinda da
Alternativas
Q2350808 Educação Física
Leia o texto a seguir.

O desafio em ensinar sobre saúde na escola também está na compreensão de que ela se constitui como um “tema” e não como uma prática corporal. Entretanto, é um tema bastante privilegiado, pois está historicamente vinculado à Educação Física e, evidentemente, faz parte do cotidiano das vidas das pessoas. Isto favorece as necessárias reflexões sobre como a prática ou cultura corporal carregam em si contradições presentes em temas sociais mais amplos. Até que todas as pessoas possam exercer o direito à saúde e conquistem a possibilidade de, por exemplo, correr com autonomia, desafios como estes devem impulsionar a prática pedagógica nas escolas. Assim, tematizar a saúde nas aulas de Educação Física requer ter clareza das divergências entre conceitos e ter no horizonte a luta pela democracia […].

ANTUNES, Priscilla de Cesaro; FURTADO, Roberto Pereira. Para pensar a saúde na Educação Física escolar: a linha de chegada é a mesma da largada? In: COSTA, Jonatas Maia da (Org). O tema da saúde na educação física escolar: propostas pedagógicas (críticas) a partir da Saúde Coletiva– Palmas: EDUFT, 2021. p. 28.


Os autores, ao desenvolverem as suas postulações neste trecho, consideram e indicam como proposta no espaço pedagógico a ampliação paradigmática
Alternativas
Q2350807 Pedagogia
Leia o texto a seguir.

Em princípio, todas as práticas corporais podem ser objeto do trabalho pedagógico em qualquer etapa e modalidade de ensino. Ainda assim, alguns critérios de progressão do conhecimento devem ser atendidos, tais como os elementos específicos das diferentes práticas corporais, as características dos sujeitos e os contextos de atuação, sinalizando tendências de organização dos conhecimentos.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2017 p. 219.

Em relação ao que diz a BNCC, na matriz curricular da educação física para ser desenvolvida na educação básica, com relação ao conteúdo dos jogos e brincadeiras, deve-se levar em consideração as
Alternativas
Q2350806 Educação Física
Na história da educação física brasileira, no início do século XX, a primazia na modernidade de constituir o arcabouço teórico-metodológico ficou a cargo da
Alternativas
Q2350805 Pedagogia
Para elevar a taxa de matrícula na educação superior, bem como para atender ao déficit de profissionais em áreas específicas, a Lei nº 13.005 de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE), estabelece a estratégia 12.4, de fomentar a oferta de educação superior pública e gratuita prioritariamente para a formação de professores e professoras para a educação básica, sobretudo nas seguintes áreas:
Alternativas
Q2350804 Pedagogia
A Lei nº 9.394 de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em seu art. 32, § 4º, assinala que o ensino fundamental será presencial, sendo o ensino a distância utilizado
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: A
5: D
6: C
7: B
8: A
9: A
10: B
11: A
12: D
13: B
14: C
15: D
16: A
17: B
18: C
19: C
20: D