Questões de Concurso

Foram encontradas 114 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3026598 Pedagogia

O Monitor de Creche é o profissional designado para auxiliar no suporte acadêmico, comportamental e emocional dos alunos em uma instituição de ensino. Como educador, deve participar de ações formativas para interação com as crianças e adolescentes nos diversos espaços da instituição de ensino. Além disso, é de fundamental importância capacitar os alunos de forma a gerenciar possíveis conflitos. Para o bom exercício profissional e o trabalho em equipe, o Monitor de Creche deve executar suas atividades, primando pela conduta ética. Sobre sua ética profissional, analise as afirmativas a seguir.


I. Possui código de ética próprio.


II. Deve ter reputação ilibada, tratando todos os alunos, equipes e comunidade, com urbanidade e respeito.


III. Tem sua própria equipe de estagiários, não se submetendo ao professor ou qualquer outro profissional institucional.


IV. Seu papel é multifacetado e abrange responsabilidades essenciais, que ajudam a criar um ambiente de aprendizado eficaz e inclusivo.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q3026597 Pedagogia

Sabe-se que C é monitora de creche em uma das unidades de educação básica da Prefeitura de Além Paraíba. Em suas atribuições de cargo, ela exerce as funções de cuidar e educar apoiando o professor nas atividades de formação de hábitos, tais como: alimentação, higiene das mãos, corporal e bucal, entre outras. Para tanto, as coordenações das creches promovem, semestralmente, cursos de capacitação, rodas de conversas e encontros para atualização profissional dos monitores. Na última edição desses encontros, o palestrante destacou a importância de conhecer o Estatuo da Criança e do Adolescente (ECA) no quesito dos direitos fundamentais da criança e adolescente, sobretudo, do direito à vida e à saúde. As situações exemplificadas no curso foram de extrema importância para que C conseguisse intervir em uma situação de maus-tratos a uma criança. Considerando o título II – Dos direitos fundamentais, Capítulo I – Do direito à vida e à saúde presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente, analise as afirmativas a seguir.


I. É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.


II. A criança e o adolescente têm direito à proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.


III. Os profissionais que atuam no cuidado diário ou frequente de crianças na primeira infância receberão formação específica e permanente para a detecção de sinais de risco para o desenvolvimento psíquico, bem como para o acompanhamento que se fizer necessário.


IV. Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.


Está correto o que se afirma em 

Alternativas
Q3026596 Pedagogia
O capítulo III da Constituição Federal de 1988 versa sobre Educação, Cultura e Desporto. Sobre esses dispositivos da Constituição Federal, na parte referente à Educação, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3026595 Pedagogia
A aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo que o seu grupo social conhece. Para que a criança aprenda, ela necessitará interagir com outros seres humanos, especialmente com os adultos e com outras crianças mais experientes. Nas inúmeras interações que envolvem desde o nascimento, a criança irá gradativamente ampliar suas formas de lidar com o mundo e construir significados para as suas ações e experiências que vivem. Nesse contexto, a psicologia da aprendizagem estuda o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes em uma sociedade são apropriados pela criança. Esse campo do saber também permite a compreensão das diferentes explicações para o processo de aprendizagem. À luz da psicologia da aprendizagem, o processo de aprendizagem pode ser sintetizado a partir das seguintes vertentes psicológicas, EXCETO:
Alternativas
Q3026594 Pedagogia
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) é um marco na garantia do direito a toda população de ter acesso à educação gratuita e de qualidade, para valorizar os profissionais da educação, estabelecer o dever da União, do Estado e dos Municípios com a educação pública. O Art. 18 da LDB versa sobre a composição dos sistemas municipais de ensino. Nesse sentido, esse sistema municipal compreende as seguintes instituições e órgãos, EXCETO: 
Alternativas
Q3026593 Pedagogia
A educação infantil é considerada uma etapa importante no desenvolvimento da criança; momento no qual ela amplia o círculo de convivência social, assim como as possibilidades de desenvolvimento, suas habilidades físicas, sociais e culturais. Nesse sentido, a interseccionalidade entre os saberes e as práticas pedagógicas e o desenvolvimento da linguagem são fundamentais para o início da caminhada escolar até o letramento e a alfabetização. Assinale a afirmativa que possui a associação correta entre a idade, o objetivo e atividade pedagógica.
Alternativas
Q3026592 Pedagogia
O educador, por meio de seus conhecimentos métodos, técnicas, recursos e materiais didáticos, pode associar as diferentes linguagens para a construção dos planos de aula que melhor se adequem aos alunos, sua faixa etária e características. Sabe-se que M é monitora de creche na Prefeitura de Além Paraíba e gosta de desenvolver projetos participativos e integrativos. No último mês, ela pesquisou e encontrou os trechos que seguem para compor a elaboração escrita de um projeto para a turma “Girassol”, cujos alunos têm, aproximadamente, 3 anos de idade. “Textos literários são para as crianças fontes de prazer, encantamento e aprendizagem. As narrativas oferecem uma maneira de organizar o pensamento, estimular a imaginação e aprender sobre o mundo, as culturas, as relações. Desenvolver o gosto por escutar histórias, apreciar e conversar sobre suas narrativas, fatos, cenários e personagens também cria condições para que as crianças possam se expressar e aprender pelo universo literário”. O recurso didático-pedagógico apresentado nesse projeto é: 
Alternativas
Q3026591 Pedagogia
Alfabetização e letramento são processos distintos que se complementam; antes de aprender a escrever é necessário aprender a ler. Dessa forma, considera-se que ambos são essenciais para o processo de ensino-aprendizagem da leitura e escrita. Reconhecendo tais considerações, os monitores de creche da Prefeitura de Além Paraíba estimulam a leitura, para que ela seja base para o processo de alfabetização. Assim, as crianças iniciam o seu contato com os elementos gráficos através dos métodos analítico e sintético. São considerados métodos sintéticos de alfabetização, EXCETO:
Alternativas
Q3026590 Pedagogia

As atividades recreativas demonstram que é possível realizar o aprendizado em diferentes ambientes com maior flexibilidade de regras, de lugar, de mobilidade, de tempo e, ainda, desenvolver as habilidades básicas. Sobre recreação e atividades recreativas, analise as afirmativas a seguir.


I. Na recreação, os estímulos estão ligados às motivações e aos incentivos adequados para sua idade, sua cultura e a sociedade/comunidade na qual a criança está inserida.


II. Para o planejamento de atividades de recreação é necessário considerar o trabalho com classes heterogêneas, acolhendo as diferenças, trazendo benefícios ao desenvolvimento das crianças.


III. O educador deve valorizar todas as necessidades e limitações da criança e estimulá-la através de atividades que lhe proporcionem prazer e alegria para torná-la ativa.


IV. Na recreação, a atividade de brincar é um recurso que caracteriza o modo de ação na infância, melhorando interações, crescimento e desenvolvimento.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q3026588 Psicologia

O distúrbio de aprendizagem é um termo genérico que se refere a um grupo heterogêneo de desordens, manifestadas por dificuldades na aquisição e no uso da audição, fala, escrita e raciocínio matemático. Relacione adequadamente os conceitos às suas respectivas características.


1. Dislexia.


2. Discalculia.


3. Disgrafia.


4. Deficit de atenção.


( ) Dificuldade para nomear e compreender quantidades matemáticas, números, símbolos, que são apresentados à criança, verbalmente ou por escrito.


( ) Transtorno de aprendizagem que apresenta como característica mais evidente a caligrafia ilegível, isto é, uma escrita de difícil compreensão.


( ) Distúrbio que atinge crianças e adultos; caracteriza-se, primariamente, pela falta de concentração em atividades rotineiras.


( ) Distúrbio que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita.


A sequência está correta em

Alternativas
Q3026586 Pedagogia

Tomando como foco a educação infantil, destaca-se, dentre muitos fatores, a importância na contribuição para as bases da personalidade humana, da inteligência, da vida emocional e da socialização. Além da fase educacional essencial, sabe-se também que existiram marcos documentais salutares para a construção do que se tem, no Brasil, na atualidade: a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996 e a Política Nacional de Educação Infantil de 2006. Sobre a educação infantil no Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A LDB (Lei nº 9.394/1996) tem incorporado a educação infantil como a segunda etapa da educação básica, que passa a ter como objetivo exercer a função de alfabetizar.


( ) A partir dos marcos relacionados, a educação infantil teve que reelaborar as concepções de criança, educação e serviços prestados.


( ) Considerando um diagnóstico das necessidades da educação infantil, assinalando as condições de vida e o desenvolvimento das crianças brasileiras, a pobreza afeta a maioria delas, que retira de suas famílias as possibilidades mais primárias de alimentá-las e assisti-las.


( ) Para mitigar os impactos sociais na educação infantil brasileira, os desafios devem ser enfrentados com políticas que envolvam a educação, o trabalho e o emprego, por serem os únicos elementos constitutivos da vida e do desenvolvimento da criança.


A sequência está correta em

Alternativas
Q3026585 Pedagogia
A inclusão escolar implica mudanças de paradigma, conceitos e posições que escapam às regras educacionais tradicionais. Na educação infantil, a perspectiva inclusiva revolucionou o sistema organizacional e as propostas curriculares atuais. A meta da inclusão escolar no ensino infantil é transformar instituições, de modo que se tornem espaços de formação e de ensino de qualidade para todas as crianças, mesmo aquelas que apresentam necessidades próprias e diferentes das demais no domínio das aprendizagens correspondentes à sua idade e requerem recursos pedagógicos e metodologias educacionais específicas. Dessa forma, deve-se desenvolver mais e melhor o modelo biopsicossocial, as bases e práticas da educação especial e a educação especial na perspectiva da educação inclusiva para uma sociedade plural e diversa. São considerados objetivos da educação especial, EXCETO:
Alternativas
Q3026584 Pedagogia
A especificidade da psicologia do desenvolvimento humano está em estudar as variáveis externas e internas dos indivíduos que levam às mudanças no comportamento em períodos de transição rápida (infância, adolescência e envelhecimento). Nesse campo, é fundamental compreender as teorias do desenvolvimento e os principais estudiosos que contribuíram para sua pesquisa, compreensão e avanço. São consideradas teorias do desenvolvimento e seus respectivos estudiosos, EXCETO:
Alternativas
Q3026583 Pedagogia
A deficiência intelectual caracteriza-se por limitações intelectuais e comportamentais que são expressas nas habilidades conceituais, sociais e práticas (AAIDD, 2010, p. 1). Dentro dessa perspectiva, impõem-se compreensão e planejamento dos apoios, sendo que, segundo a Associação Americana de Deficiências Intelectuais e do Desenvolvimento, NÃO constituem dimensões de apoios: 
Alternativas
Q3026579 Pedagogia
Os pais dos alunos com altas habilidades/superdotados geralmente se apoiam no AEE para obter e compreender informações acerca das características e necessidades da sua criança, pois se sentem confusos a respeito do seu papel. Tal cenário configura-se em função de:
Alternativas
Q3026577 Pedagogia
Sobre o Soroban, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Q3026576 Pedagogia

Uma abordagem para planejamento flexível considera importantes categorias a serem dimensionadas pelo professor.


Para que todos tenham acesso ao currículo, o professor poderá dimensionar as categorias de um planejamento flexível. O currículo não é outro, não está restrito ao prático ou ao aprofundado, ou selecionado. É preciso, no contexto coletivo, diferenciar atividades ou papéis individuais de modo que cada um encontre seu nível de produção de sentido, tenha oportunidade e sinta-se constantemente desafiado em seu processo de aprendizagem. Quando necessário, organizar atividades com diferentes formas de apoio, tais como: mediação individual, tarefas diferenciadas, inserção de recursos específicos às necessidades.

(Disponível em: https://diversa.org.br/artigos/desafios-na-sala-de-aula-dimensoes-possiveis-para-um-planejamento-flexivel. Acesso em: julho de 2024. Adaptado.)


O texto aponta a seguinte categoria: 

Alternativas
Q3026575 Pedagogia

O texto a seguir tipifica comportamentos de pessoas com deficiência que são público-alvo do AEE:


A natureza do comprometimento da interação social desses indivíduos varia dependendo do seu nível de desenvolvimento, como por exemplo, em bebês, pode-se perceber a ausência e a indiferença à afeição ou ao contado físico, falta de contato visual direto, de respostas faciais e/ou ao sorriso social, bem como a uma ausência de resposta à voz dos pais. As crianças pequenas usam o adulto para exercerem intercâmbios, podendo agarrar-se a uma pessoa específica ou usar as mãos dos pais para alcançar as coisas que desejam sem nunca fazer contato visual, como se o importante fosse a mão, e não a pessoa. A linguagem é precária e não se parece com a de outras crianças da mesma idade e, mesmo com a ausência da linguagem, não se tem o acompanhamento de tentativa de comunicação gestual ou mímica, pois para esses sujeitos não há jogo de faz de conta, e também não há jogo de imitação social. Quando a linguagem existe, percebe-se que são ditas palavras simples, e há uma repetição como um eco daquilo que o interlocutor acaba de dizer. Às vezes, não há presença de artigo e nem conjunções. Além disso, estes sujeitos não costumam se reconhecer pelo seu nome, e até podem utilizar a palavra “você” para se identificar. A sua compreensão da linguagem também é limitada a frases simples.

(COHEN, 2010.)


Tais informações dizem respeito ao transtorno

Alternativas
Q3026573 Pedagogia
Para viabilizar o exercício dos direitos e liberdades fundamentais da pessoa com deficiência e visando à sua inclusão social e cidadania, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) dispõe que: 
Alternativas
Q3026572 Pedagogia
A formação, inicial e continuada, que propicia o desenvolvimento sociocognitivo dos estudantes com transtorno do espectro autista deve subsidiar os profissionais da educação objetivando a
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: B
4: C
5: C
6: C
7: A
8: D
9: A
10: B
11: C
12: D
13: A
14: A
15: B
16: A
17: C
18: B
19: A
20: B