Questões de Concurso

Foram encontradas 332 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1706141 Medicina
Os distúrbios do sangue podem afetar a quantidade e a funcionalidade das células do sangue ou proteínas no sistema de coagulação sanguínea ou sistema imunológico. Um aumento do número de plaquetas é chamado de:
Alternativas
Q1706139 Medicina
A doença inflamatória crônica, caracterizada por hiperresponsividade das vias aéreas inferiores e por limitação variável ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com tratamento, sendo uma condição multifatorial determinada pela interação de fatores genéticos e ambientais, é a:
Alternativas
Q1706138 Medicina
Um fator de risco é uma condição que aumenta o risco cardiovascular. Os fatores de risco podem ser divididos em duas grandes categorias: fatores de risco modificáveis e fatores de risco não modificáveis. São fatores de risco modificáveis, EXCETO:
Alternativas
Q1706137 Medicina
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca, doença cerebrovascular, doença renal crônica e fibrilação atrial. A avaliação complementar para o paciente hipertenso estágios 1 e 2 sem hipertrofia ventricular esquerda ao ECG, mas com dois ou mais fatores de risco; hipertensos com suspeita clínica de insuficiência cardíaca, é a (o):
Alternativas
Q1706136 Medicina
A APS constitui-se em um conjunto de atividades e serviços de alto impacto para enfrentar alguns dos desafios de saúde mais prevalentes nos países em desenvolvimento. Considerando as condutas clínicas em atenção primária, a prática clínico-assistencial individual e/ou coletiva deve buscar:
Alternativas
Q1706134 Medicina
A difteria é uma doença transmissível e causada por bactéria que atinge as amígdalas, faringe, laringe, nariz e, ocasionalmente, outras partes do corpo, como pele e mucosas. Sobre a Difteria, considere os excertos, abaixo:
I- Após o surgimento da vacina tríplice bacteriana (DTP), o número de casos de difteria se tornou muito raro no Brasil. A vacina é a melhor, mais eficaz e principal forma de prevenir a difteria.
II- A difteria é causada pela bactéria Clostridium diphtheriae, que se hospeda na própria pessoa doente ou no portador, ou seja, aquele que tem a bactéria no organismo e não apresenta sintomas.
III- O diagnóstico diferencial da Difteria laríngea deve ser realizado com as seguintes patologias: crupe viral, laringite estridulosa, epiglotite aguda, inalação de corpo estranho.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1706133 Medicina
Das causas de pancreatite aguda podemos citar:
I- Litíase e microlitíase biliar.
II- Abuso da ingestão de álcool.
III- Infecção viral (caxumba, coxsackie B, vírus da imunodeficiência humana adquirida).
As causas, de maior frequência, associadas à pancreatite aguda estão citadas em:
Alternativas
Q1706132 Medicina
A Insuficiência Cardíaca é uma síndrome complexa, com alteração da função cardíaca, o que resulta em sintomas e sinais:
Alternativas
Q1701484 Enfermagem
A Aids é uma doença que representa um dos maiores problemas de saúde da atualidade, em função do seu caráter pandêmico e de sua gravidade. Refere-se ao período de latência da AIDS:
Alternativas
Q1701483 Enfermagem
A Vigilância Epidemiológica constitui-se em importante instrumento de prevenção e controle de doenças. Quanto à notificação no contexto da VE, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1701482 Enfermagem
Segundo às ações de biossegurança, o agente químico composto de substância tenso-ativa que facilita a remoção da sujeira utilizado na limpeza é a (o):
Alternativas
Q1701481 Enfermagem
Considerando as técnicas de enfermagem, quanto a aferição da pressão arterial, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1701480 Enfermagem
As medidas que visam reduzir e prevenir o crescimento de microrganismos em tecidos vivos, segundo a recomendação, devem ser realizadas com:
Alternativas
Q1701479 Enfermagem
O extravasamento de líquido de uma ferida, devido ao aumento da permeabilidade capilar, é denominado:
Alternativas
Q1701478 Enfermagem
O material usado em um curativo deve levar em conta o tipo e condições clínicas da ferida. A enzima proteolítica que age promovendo a limpeza das secreções, tecidos necróticos, pus e microrganismos às vezes presentes nos ferimentos, facilitando o processo de cicatrização, é a (o):
Alternativas
Q1701477 Enfermagem
Uma ampola de vitamina C 500mg/5mL foi diluída em 245 mL de soro glicosado 5%. Desta solução, o paciente recebeu apenas 80 mL. Qual a dosagem de Vitamina C infundida no paciente?
Alternativas
Q1701476 Enfermagem
Sobre os produtos para realização de curativos é correto afirmar que:
Alternativas
Q1701475 Enfermagem
Com base, na Portaria 204/2016, é correto afirmar que as hepatites virais são doenças de notificação compulsória:
Alternativas
Q1701474 Enfermagem
Câncer de pele é um tumor que atinge a pele, sendo o câncer mais frequente, no Brasil e no mundo. Sobre o tema, considere as asserções, abaixo:
I- É mais comum em pessoas com mais de 40 anos e é considerado raro em crianças e pessoas negras. II- O câncer de pele melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. Em pessoas de pele negra, ele é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés. III- A principal recomendação para a prevenção do câncer de pele é evitar a exposição ao sol, principalmente, nos horários em que os raios solares são mais intensos (entre 10h e 16h), bem como utilizar óculos de sol com proteção UV, roupas que protegem o corpo, chapéus de abas largas, sombrinhas e guarda-sol.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1701473 Enfermagem
A aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Sobre a aids, considere a alternativa correta:
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: D
4: B
5: C
6: B
7: A
8: C
9: B
10: C
11: D
12: B
13: A
14: C
15: A
16: C
17: C
18: A
19: D
20: D