Questões de Concurso

Foram encontradas 102 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3155271 Enfermagem
O planejamento estratégico é fundamental para o desenvolvimento e a implementação de ações eficazes nas organizações de saúde. Assinale a afirmativa correta sobre os aspectos e processos envolvidos no planejamento estratégico.
Alternativas
Q3155270 Enfermagem
A esterilização por calor úmido é um método amplamente utilizado na prática de enfermagem para garantir a segurança dos materiais e instrumentos utilizados em procedimentos cirúrgicos e de saúde. É fundamental que o processo de esterilização seja monitorado e validado através de testes de qualidade. Considerando as informações sobre a esterilização por calor úmido e os testes de qualidade da esterilização, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3155268 Enfermagem
Assinale a alternativa que descreve corretamente a atuação do enfermeiro no manejo imediato de lactentes (crianças menores de 1 ano) com obstrução das vias aéreas por corpo estranho.
Alternativas
Q3155267 Enfermagem
Durante uma consulta de enfermagem em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), Jonas, 32 anos, relata dor ao urinar e secreção uretral esbranquiçada há três dias. Ele tem vida sexual ativa e não utiliza preservativo de forma regular. O enfermeiro realiza uma avaliação inicial e orienta Jonas sobre os possíveis riscos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), ressaltando a importância de realizar testes para HIV e sífilis, independentemente da presença de sintomas, a fim de obter um diagnóstico completo e garantir um manejo adequado. Com base na situação apresentada, assinale a orientação que o enfermeiro deverá fornecer como parte do manejo e prevenção das ISTs.
Alternativas
Q3155266 Enfermagem
Considerando a Resolução nº 736, publicada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em 17 de janeiro de 2024, qual das alternativas a seguir relacionadas expressa corretamente o que essa normativa estabelece?
Alternativas
Q3155265 Enfermagem
Na avaliação clínica de um paciente com queixa de dor abdominal, o enfermeiro deve utilizar corretamente os conhecimentos de semiologia e semiotécnica para identificar sinais sugestivos de afecções gastrointestinais. Considerando a sequência recomendada do exame físico abdominal, qual é a ordem correta das técnicas utilizadas e qual o motivo clínico para essa sequência?
Alternativas
Q3155264 Enfermagem
De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde, qual vacina tem a primeira dose obrigatória aos 3 meses de vida?
Alternativas
Q3155263 Enfermagem
No âmbito da epidemiologia e da prevenção em saúde, o enfermeiro desempenha um papel fundamental na promoção do bem-estar da comunidade. Sobre a atuação do enfermeiro nessas áreas, analise as afirmativas a seguir.

I. É um agente crucial na coleta e análise de dados epidemiológicos, contribuindo para a identificação de surtos e planejamento de intervenções de saúde.
II. Não deve se envolver na coleta de dados epidemiológicos, uma vez que essa atividade é exclusiva dos médicos.
III. A sua atuação na prevenção primária inclui a participação em campanhas de conscientização sobre hábitos saudáveis.
IV. Atua na prevenção terciária estabelecendo detecção precoce de doenças, como o diabetes e a hipertensão.
V. Atua na prevenção secundária, o que inclui medidas como vacinação e educação em saúde, visando evitar o surgimento de doenças.
VI. A realização de exames de rastreamento, como o de glicemia e pressão arterial, é uma prática comum do enfermeiro na prevenção secundária.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q3155262 Enfermagem
De acordo com os princípios da deontologia e da bioética, o enfermeiro tem responsabilidades éticas no exercício de sua profissão. Em relação a tais responsabilidades, qual das afirmativas a seguir está correta?
Alternativas
Q3155221 Pedagogia
A didática se dá pela análise e desenvolvimento de técnicas e métodos que podem ser aplicados para ensinar determinado conteúdo para um indivíduo ou um grupo. Relacione adequadamente os métodos de ensino às suas respectivas características.

1. Método Montessori.
2. Método Waldorf.
3. Método Construtivista.

( ) O indivíduo deve ter um papel ativo na construção do próprio conhecimento. Dessa forma, os conteúdos didáticos servem de suporte para que os alunos edifiquem o saber, em que seu objetivo não é dar respostas, mas, sim, estimulá-los a fazerem perguntas.
( ) Estimula a criatividade, nutrindo a imaginação e promovendo o pensamento livre e autônomo dos alunos, dedicando-se na abordagem humanizada, que visa cultivar não apenas o intelecto, mas as dimensões emocionais, sociais e espirituais, visando formar cidadãos mais conscientes, criativos e capazes de se adaptarem às mudanças do mundo.
( ) Entende-se que as crianças podem e devem ser seres autônomos, mas sempre respeitando os seus limites. Tem como ideia central estimulá-las a aprenderem sozinhas e, assim, expandirem seus conhecimentos por meio da liberdade e da curiosidade.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3155220 Pedagogia
As tendências pedagógicas surgem como resposta às transformações sociais e demandas dos estudantes, representando abordagens contemporâneas para a prática educacional, incorporando estratégias e princípios inovadores na área. Ela se divide em dois modelos: o liberal e o progressista. Existem quatro tendências pedagógicas liberais, dentre elas a tradicional. Diante disso, podemos afirmar que a tendência tradicional: 
Alternativas
Q3155219 Pedagogia
Determinada professora resolveu utilizar métodos sintéticos para o ensino da leitura de seus alunos. Ela, inicialmente, escreveu no quadro algumas vogais e reproduziu os sons ao pronunciá-las. Ao perceber que conseguiram aprender essa etapa, partiu para a associação desses sons às letras; a professora utilizou imagens de animais e seus nomes escritos, pedindo que os alunos reproduzissem o som da primeira letra de cada um. Por fim, repetiu o processo para as consoantes e, assim, ensinou as crianças a combinarem esses sons e letras para formar as sílabas e palavras, bem como realizar a leitura de frases. Podemos afirmar que o tipo de método utilizado foi: 
Alternativas
Q3155218 Pedagogia
A inclusão escolar é um movimento mundial que prevê a integração de alunos com necessidades educacionais especiais em sala de aula, visando garantir, de modo igualitário e dentro de um mesmo contexto escolar, que toda criança possa usufruir das mesmas experiências e condições de aprendizagem dos demais alunos. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. A Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) garantem o direito à educação para todos os cidadãos. A implementação da educação inclusiva nas escolas é, portanto, uma obrigação legal e um compromisso com a promoção dos direitos humanos.
II. O Plano Educacional Individualizado (PEI) é uma ferramenta para promover a educação inclusiva e personalizar o ensino, dando suporte e direcionamento para professores em sala de aula, servindo como um auxílio para trabalhar o desenvolvimento de habilidades.
III. Os alunos precisam de acompanhamento contínuo. É necessário averiguar regularmente se as metodologias adotadas estão de acordo com as necessidades do estudante. Dessa forma, é possível avaliar as dificuldades, identificar pontos de melhoria e obter resultados satisfatórios, sendo registrados em relatórios.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3155186 Pedagogia
Gestores e pedagogos desempenham um papel fundamental na proteção das crianças e dos adolescentes. Ao conviverem diariamente com eles, tais profissionais ocupam uma posição privilegiada para identificar sinais de violência, negligência, ou qualquer outra situação que possa colocar o bem-estar infantil em risco. Ao atuarem de forma proativa e responsável, gestores e pedagogos podem fazer a diferença na vida de muitas crianças, garantindo seus direitos e promovendo seu desenvolvimento integral. Tendo como norte o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar alguns casos; analise-os

I. Sempre que um aluno apresentar dificuldades de aprendizagem, a escola deve comunicar ao Conselho Tutelar, para que medidas sejam tomadas para garantir o seu desenvolvimento escolar.
II. Sempre que o educador e/ou diretor de estabelecimento de ensino suspeitar ou presenciar a displicência dos pais ou responsáveis quanto à saúde, à educação, à alimentação e à higiene do menor.
III. Em casos de faltas frequentes e fugas escolares, se, depois de várias tentativas, a instituição de ensino não conseguir sanar o problema.
IV. Caso o menor incorra em repetência de série várias vezes, a instituição de ensino deverá acionar o órgão e comprovar quais foram as medidas usadas para tentar solucionar o problema do menor.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas
Q3155183 Pedagogia
A cultura escolar, como um conjunto de saberes, práticas e valores, molda a experiência educacional dos estudantes. A escola fornece à sociedade uma cultura constituída de duas partes: os programas oficiais, que explicitam sua finalidade educativa, e os resultados efetivos da ação da escola, os quais, no entanto, não estão inscritos nessa finalidade. Dito de outro modo, a cultura escolar não pode ser compreendida simplesmente como cultura adquirida na escola, mas sim como a cultura que tem na escola sua origem. Tendo em vista essa definição, a escola tem uma função social básica, que vai além de prestar serviços educativos. Assim:
Alternativas
Q3155167 Pedagogia
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao se orientar pelo desenvolvimento de competências, propõe uma abordagem integrada de aprendizagens essenciais. Como essa orientação fortalece as ações pedagógicas nas escolas, considerando o conceito de “educação integral” presente no documento?
Alternativas
Q3155140 Conhecimentos Gerais
Transforma em eletricidade a força de um recurso inesgotável como o vento; é uma aposta sustentável e de valor para o futuro. O aproveitamento do vento exige a instalação de parques, sejam em terra ou alto mar, com dezenas de aerogeradores. Esses gigantes se tornaram parte da paisagem nos últimos anos. Essa energia é conhecida como:
Alternativas
Q3155125 Português

O amor não acaba, nós é que mudamos



    Um homem e uma mulher vivem uma intensa relação de amor, e depois de alguns anos se separam, cada um vai em busca do próprio caminho, saem do raio de visão um do outro. Que fim levou aquele sentimento? O amor realmente acaba?


    O que acaba são algumas de nossas expectativas e desejos, que são substituídos por outros no decorrer da vida. As pessoas não mudam na sua essência, mas mudam muito de sonhos, mudam de pontos de vista e de necessidades, principalmente de necessidades. O amor costuma ser amoldado a nossa carência de envolvimento afetivo, porém essa carência não é estática, ela se modifica à medida que vamos tendo novas experiências, à medida que vamos aprendendo com as dores, com os remorsos e com nossos erros todos. O amor se mantém o mesmo apenas para aqueles que se mantêm os mesmos.


    Se nada muda dentro de você, o amor que você sente, ou que você sofre, também não muda. Amores eternos só existem para dois grupos de pessoas. O primeiro é formado por aqueles que se recusam a experimentar a vida, para aqueles que não querem investigar mais nada sobre si mesmo, estão contentes com o que estabeleceram como verdade numa determinada época e seguem com esta verdade até os 120 anos. O outro grupo é o dos sortudos: aqueles que amam alguém, e mesmo tendo evoluído com o tempo, descobrem que o parceiro também evoluiu, e essa evolução se deu com a mesma intensidade e seguiu na mesma direção. Sendo assim, conseguem renovar o amor, pois a renovação particular de cada um foi tão parecida que não gerou conflito.


    O amor não acaba. O amor apenas sai do centro das nossas atenções. O tempo desenvolve nossas defesas, nos oferece outras possibilidades e a gente avança porque é da natureza humana avançar. Não é o sentimento que se esgota, somos nós que ficamos esgotados de sofrer, ou esgotados de esperar, ou esgotados da mesmice. Paixão termina, amor não. Amor é aquilo que a gente deixa ocupar todos os nossos espaços, enquanto for bem-vindo, e que transferimos para o quartinho dos fundos quando não funciona mais, mas que nunca expulsamos definitivamente de casa.


(MEDEIROS, Martha. Almas gêmeas. Em: outubro de 2022.)

No trecho “O tempo desenvolve nossas defesas, nos oferece outras possibilidades e a gente avança porque é da natureza humana avançar.” (4º§), as palavras em destaque correspondem, respectivamente, a
Alternativas
Q3155123 Português

O amor não acaba, nós é que mudamos



    Um homem e uma mulher vivem uma intensa relação de amor, e depois de alguns anos se separam, cada um vai em busca do próprio caminho, saem do raio de visão um do outro. Que fim levou aquele sentimento? O amor realmente acaba?


    O que acaba são algumas de nossas expectativas e desejos, que são substituídos por outros no decorrer da vida. As pessoas não mudam na sua essência, mas mudam muito de sonhos, mudam de pontos de vista e de necessidades, principalmente de necessidades. O amor costuma ser amoldado a nossa carência de envolvimento afetivo, porém essa carência não é estática, ela se modifica à medida que vamos tendo novas experiências, à medida que vamos aprendendo com as dores, com os remorsos e com nossos erros todos. O amor se mantém o mesmo apenas para aqueles que se mantêm os mesmos.


    Se nada muda dentro de você, o amor que você sente, ou que você sofre, também não muda. Amores eternos só existem para dois grupos de pessoas. O primeiro é formado por aqueles que se recusam a experimentar a vida, para aqueles que não querem investigar mais nada sobre si mesmo, estão contentes com o que estabeleceram como verdade numa determinada época e seguem com esta verdade até os 120 anos. O outro grupo é o dos sortudos: aqueles que amam alguém, e mesmo tendo evoluído com o tempo, descobrem que o parceiro também evoluiu, e essa evolução se deu com a mesma intensidade e seguiu na mesma direção. Sendo assim, conseguem renovar o amor, pois a renovação particular de cada um foi tão parecida que não gerou conflito.


    O amor não acaba. O amor apenas sai do centro das nossas atenções. O tempo desenvolve nossas defesas, nos oferece outras possibilidades e a gente avança porque é da natureza humana avançar. Não é o sentimento que se esgota, somos nós que ficamos esgotados de sofrer, ou esgotados de esperar, ou esgotados da mesmice. Paixão termina, amor não. Amor é aquilo que a gente deixa ocupar todos os nossos espaços, enquanto for bem-vindo, e que transferimos para o quartinho dos fundos quando não funciona mais, mas que nunca expulsamos definitivamente de casa.


(MEDEIROS, Martha. Almas gêmeas. Em: outubro de 2022.)

Em “Amor é aquilo que a gente deixa ocupar todos os nossos espaços, enquanto for bem-vindo, e que transferimos para o quartinho dos fundos quando não funciona mais, mas que nunca expulsamos definitivamente de casa.” (4º§), a expressão em destaque:
Alternativas
Q3155121 Português

O amor não acaba, nós é que mudamos



    Um homem e uma mulher vivem uma intensa relação de amor, e depois de alguns anos se separam, cada um vai em busca do próprio caminho, saem do raio de visão um do outro. Que fim levou aquele sentimento? O amor realmente acaba?


    O que acaba são algumas de nossas expectativas e desejos, que são substituídos por outros no decorrer da vida. As pessoas não mudam na sua essência, mas mudam muito de sonhos, mudam de pontos de vista e de necessidades, principalmente de necessidades. O amor costuma ser amoldado a nossa carência de envolvimento afetivo, porém essa carência não é estática, ela se modifica à medida que vamos tendo novas experiências, à medida que vamos aprendendo com as dores, com os remorsos e com nossos erros todos. O amor se mantém o mesmo apenas para aqueles que se mantêm os mesmos.


    Se nada muda dentro de você, o amor que você sente, ou que você sofre, também não muda. Amores eternos só existem para dois grupos de pessoas. O primeiro é formado por aqueles que se recusam a experimentar a vida, para aqueles que não querem investigar mais nada sobre si mesmo, estão contentes com o que estabeleceram como verdade numa determinada época e seguem com esta verdade até os 120 anos. O outro grupo é o dos sortudos: aqueles que amam alguém, e mesmo tendo evoluído com o tempo, descobrem que o parceiro também evoluiu, e essa evolução se deu com a mesma intensidade e seguiu na mesma direção. Sendo assim, conseguem renovar o amor, pois a renovação particular de cada um foi tão parecida que não gerou conflito.


    O amor não acaba. O amor apenas sai do centro das nossas atenções. O tempo desenvolve nossas defesas, nos oferece outras possibilidades e a gente avança porque é da natureza humana avançar. Não é o sentimento que se esgota, somos nós que ficamos esgotados de sofrer, ou esgotados de esperar, ou esgotados da mesmice. Paixão termina, amor não. Amor é aquilo que a gente deixa ocupar todos os nossos espaços, enquanto for bem-vindo, e que transferimos para o quartinho dos fundos quando não funciona mais, mas que nunca expulsamos definitivamente de casa.


(MEDEIROS, Martha. Almas gêmeas. Em: outubro de 2022.)

No trecho “O amor costuma ser amoldado à nossa carência de envolvimento afetivo, porém essa carência não é estática, ela se modifica à medida que vamos tendo novas experiências, [...]” (2º§), o termo “porém” exprime ideia de:
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: D
4: C
5: B
6: D
7: B
8: B
9: A
10: D
11: C
12: A
13: A
14: D
15: D
16: D
17: A
18: B
19: D
20: B